Autodefesa: novo Honda City enfrenta problema na bomba da injeção direta
Proprietários de Honda City relatam problemas na bomba de combustível e dificuldades para conseguir a peça
Na Dica Técnica 010/22, DTC P0087 – Pressão do Trilho de Combustível Muito Baixa –Diagnóstico, emitida em 18/07/2022 para os modelos equipados com injeção direta, a Honda cita a falha na bomba de alta pressão de combustível, problema conhecido pelo taxista Carlos Magno de Sousa Cipriano, de Mossoró (RN), dono de um City EXL 2022.
“O motor perdeu força e acendeu a luz da injeção. Na concessionária disseram ser o combustível usado, sem fazer testes. E não querem dar a garantia porque meu carro é táxi”, conta Carlos.
Outro taxista que relata a falha é o Bruno Guimarães Martellotti, de São Paulo (SP), dono de um City Touring 2023.
“Na concessionária disseram que é a bomba de combustível e que não têm previsão de quando irão receber a peça”, conta Bruno.
Além do primeiro documento acima, a Honda expediu outro: a Dica Técnica 004/23, Regulador de Pressão da Bomba de Combustível – Demora na Primeira Partida, emitido em 02/03/23 para o New City e New HRV 2022.
No item Causa do sintoma, esse informativo esclarece que: “Nossa engenharia identificou uma falha na vedação do regulador de pressão interno da bomba de combustível do tanque. Essa falha foi corrigida no nosso fornecedor e os veículos produzidos atualmente já possuem contramedidas para a solução deste inconveniente”.
Encontramos mais dois taxistas, de São Paulo (SP), que trocaram a bomba de combustível pela segunda vez, mas preferem não se identificar, declarando que têm receio de não conseguir trocar a peça novamente caso venham a precisar.
Mas o problema não ocorre apenas com motoristas que rodam muito, como os taxistas. Aconteceu com a dentista Simone Camargo Martins, de Santos (SP), dona de um City Touring 2022. “Sempre nos 80 km/h aparecia uma mensagem no painel solicitando parar o carro. Na concessionária trocaram três peças em garantia, entre elas a bomba de combustível de alta pressão”, afirma.
Procurada, a Honda não nos retornou sobre o assunto.
O povo reclama
“Não consegui saber se iriam solucionar o problema. Diziam que retornariam em 24 horas, mas não retornavam. Depois, pediram um tempo, dizendo que era necessário esperar a fábrica enviar as peças. Demoraram 23 dias para resolver o problema na bomba de combustível. Depois de uma semana, ainda tiveram a coragem de me ligar perguntando se eu havia sido bem atendido, se estava satisfeito. Decepção com a montadora, essa é a expressão que resume o que passei por causa desse problema.”
Marcelo de Araújo, taxista, São Paulo (SP), dono de um New City EXL 2022
“Algumas vezes percebo que o motor do meu carro perde potência e o consumo de combustível fica mais alto. Irei pedir para verificar na revisão junto com outros problemas.”
Juliana Cardoso de Souza, médica, Rio Claro (SP), dona de um City Touring 2022