É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: porta-malas do Honda Fit amassa com facilidade

Donos de Honda Fit reclamam dos amassados frequentes. Nova versão terá para-choque mais saliente

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 20 mar 2021, 00h18 - Publicado em 17 jul 2017, 16h17
Brunno: tampa amassada, assim como tantos outros Fit que rodam por aí
Brunno: tampa amassada, assim como tantos outros Fit que rodam por aí (Chico Cerchiaro/Quatro Rodas)

Tudo começou com uma observação simples: o excesso de unidades do Honda Fit de segunda geração rodando pelas ruas com a tampa traseira amassada.

Uma rápida pesquisa na internet mostrou que não era só uma coincidência. São dezenas de páginas dedicadas ao mesmo tema.

Essa ocorrência é relatada, por exemplo, por diversos membros do Honda Fit Clube e do Fit Fans Fórum. O assunto também é conhecido por boa parte de proprietários de oficinas ou centros automotivos.

“O problema está no desenho da tampa: ela fica muito exposta. Além disso, o para-choque fica muito abaixo do padrão normal do mercado. Assim, qualquer veículo ou obstáculo um pouco mais alto vai encostar e afundar a tampa traseira”, explica Eduardo Viegas, dono da Viegas Serviços Automotivos, de Belo Horizonte (MG).

Honda Fit amassado
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

“É por isso que atendemos uma média de cinco casos por mês desde que o Fit foi lançado no Brasil.” Se para as funilarias isso é sinônimo de trabalho, para o motorista é de prejuízo e dor de cabeça.

“Estava estacionado numa ladeira, quando soltei o freio de mão para sair e o veículo deu uma encostadinha numa árvore. Foi o suficiente para meu carro ter o típico amassado dos Fit”, diz Brunno Rodrigues, do Rio de Janeiro (RJ), proprietário de um modelo 2009.

Como o para-choque é flexível para absorver pequenas colisões e está rente à tampa, é comum a lataria ser danificada sem deixar marcas na peça plástica.

“Não entendo como a tampa amassou, pois o para-choque está intacto”, diz o analista carioca Thiago Mattos, que tem um Fit 2009.

Continua após a publicidade

A marca sempre teve conhecimento dessa falha de projeto e, por isso, a reestilização do Fit – lançada em setembro de 2017 – sofreu mudanças no para-choque para atenuar o problema.

Mosaico-Fit
(Reprodução/Internet)

Seu desenho é mais saliente e com uma barra de reforço por trás, para limitar sua deformação a fim de evitar pequenos amassados.

Consultada oficialmente sobre o caso, a Honda afirmou que no desenvolvimento do Fit, levou em consideração a norma europeia ECE-R42 para desempenho em cenários de impacto em baixa velocidade.

Continua após a publicidade

Portanto o layout de cada peça é fundamental para manter tudo funcionando, como abertura e fechamento do porta-malas, após pequenas colisões.

O povo reclama

“Após uma manobra simples ao estacionar, minha esposa encontrou um amassado na tampa do porta-malas do Fit.” Joni Roberto Maron, aposentado, Porto Alegre (RS), dono de Fit 2016

“Atendemos uma média de cinco casos por mês desde que o Fit foi lançado no Brasil.” Eduardo Viegas, proprietário da Viegas Serviços Automotivos, de Belo Horizonte (MG)

“Não entendo como a tampa amassou, pois o para-choque está intacto.” Thiago Mattos, analista, Rio de Janeiro, dono de um Fit 2009

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.