Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Autodefesa: Honda City, HR-V e CR-V têm falhas no marcador do combustível

Donos de veículos da Honda estão preocupados com falha que pode até os deixa

Por Waldez Carmo Amorim Atualizado em 23 ago 2021, 09h58 - Publicado em 23 ago 2021, 08h46
Quadro de instrumentos com velocímetro e indicação sobre o combustível
Mostradores trazem indicações imprecisas sobre o nível de combustível Acervo/Quatro Rodas

Proprietários de modelos Honda reclamam dos indicadores do nível de combustível no tanque. O advogado Caio Pietro Zanatta, de São Paulo (SP), dono de um HR-V EXL 2019, diz que no caso dele, além de não marcar o volume correto, o cálculo da autonomia varia bastante, para mais e para menos. “Substituíram a boia duas vezes em garantia e o problema persiste ”, conta Caio.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Nem sempre, porém, as concessionárias trocam a peça em garantia, como revela o autônomo Saulo José Alves do Amaral Junior, de João Pessoa (PB), dono de um HR-V 2017. “Apesar do problema ocorrer com o carro ainda em garantia, a concessionária não trocou, alegando ser um problema intermitente. Agora que a garantia acabou, o problema aparece sempre e eu terei de pagar pelo conserto”, afirma.

O defeito não é exclusivo do SUV. Acontece também em outros modelos, como conta o chefe de oficina de uma concessionária ouvida pela reportagem. “Atendemos um City com esse problema e a orientação da Honda é trocar a boia ”, informou.

  • A falha não poupa nem os importados, como explica Carlos Alberto Zagarolo, de Mauá (SP), dono da Auto Zaga, oficina que tem vídeo no YouTube explicando a falha no marcador do CR-V. “Desde que postei o vídeo, recebi mais de cinco ligações de proprietários relatando a falha, inclusive um deles ficou sem combustível.”

    Continua após a publicidade

    Buscando entender o motivo da falha, o advogado Caio procurou o engenheiro mecânico e perito Fábio S. Pankowski. “De acordo com as medições feitas no veículo, existe um problema no potenciômetro que informa a quantidade de combustível no tanque”, foi o diagnóstico. “Mas não a ponto de existir tamanha variação”, completa o perito. “Assim, há a possibilidade de problema no painel, em alguma central ou mesmo no chicote do veículo avaliado, explica.

    Honda HR-V 2021
    Divulgação/Honda

    Com relação aos casos enviados por QUATRO RODAS, a Honda informou que pelo fato de eles se encontrarem sob a esfera judicial, ela aguardará a definição dos processos para se pronunciar oportunamente. Dois proprietários venderam os veículos e, no quarto relato, o advogado informou que o veículo foi devidamente reparado após a peça ter sido trocada.

    O povo reclama

    “Atendemos um City com problemas na marcação de combustível. Fizemos as medições recomendadas pela Honda, trocamos a boia e o problema foi resolvido.” – Chefe de oficina autorizada

    “Recebi diversas ligações de proprietários de CR-V com problemas no marcador do tanque, inclusive um deles ficou sem combustível na estrada.” – Carlos Alberto Zagarolo, mecânico, de Mauá (SP)

    “Terei de pagar pelo conserto.” – Saulo do Amaral Jr., dono de um HR-V 2017, de João Pessoa (PB)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade