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Volvo V40 Cross Country

Visual e equipamentos são as armas do aventureiro de luxo contra os SUVs X1 e Q3

Por Marcio Ishikawa | Fotos Marco de Bari - 5 jun 2014, 23h11
impressoes

A turma dos aventureiros urbanos tem mais um representante no Brasil. Mas desta vez é um importado: oV40 Cross Country é a aposta da Volvo nesse nicho, ainda inexplorado no segmento das marcas premium. O visual mais lameiro é seu principal apelo. As maiores mudanças estão na grade frontal e nos para-choques redesenhados, apliques de plástico em toda na parte inferior, além de aerofólio e rodas que ganharam design exclusivo. O motor de cinco cilindros em linha, 2.0 turbo com 210 cv, forma um conjunto esperto com a transmissão automática de seis marchas e responde prontamente quando pisamos no acelerador.

Tentando corresponder ao design off-road, o carro lança mão da tração integral. Em condições normais, o 4×4 aplica 90% do torque nas rodas da frente e, caso detecte pouca aderência, até 50% da força é transferida para o eixo traseiro. Mas, antes de sair jogando o carro em qualquer lamaçal, saiba que ele não dispõe de diferencial autoblocante – ou seja, ele não distribui o torque entre as rodas do mesmo eixo. Além disso, apesar de a suspensão ser 40 mm mais alta, ela tem acerto firme e não raro os amortecedores chegam ao fim do curso. Mesmo em trilhas leves ou ruas mais esburacadas, é preciso ter cautela. Porém, em piso liso, a dirigibilidade é próxima da versão convencional.

A lista de itens de série é longa e inclui teto panorâmico, City Safety (até 50 km/h, ele freia sozinho para não bater no carro da frente) e o sistema de resgate e rastreamento Volvo On-Call. Equipamentos como detector e airbag para pedestre, sensor de estacionamento, GPS e sistema de leitura de sinalização são opcionais (há dois pacotes disponíveis). A Volvo espera vender 200 Cross Country ao ano – 50% do mix do V40, que ainda tem a versão de entradaT4 e a esportiva R-Line. “Ele será uma opção para quem quer um modelo menor que o XC60”, diz André Basseto, gerente de produto da Volvo no Brasil. “Acreditamos que ele pode tirar compradores de Audi Q3 e BMW X1.”

VEREDICTO

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O estilo aventureiro é seu único apelo, já que a capacidade off-road é pequena. Quer exclusividade visual? Vá de R-Design.

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