Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Volkswagen Up! TSI

Motor 1.0 turbo tem pegada de esportivo, mas preço é alto demais

Por Vitor Matsubara Atualizado em 9 nov 2016, 14h36 - Publicado em 24 jul 2015, 13h00
impressoes

O Up! ainda é um modelo injustiçado no Brasil. Dono de um dos projetos mais seguros do mercado nacional, o compacto ainda não vende tanto quanto poderia – e quanto a Volkswagen gostaria de vender. Mas esta história pode mudar com a chegada do novo motor EA-211 1.0 turbo, que estreia justamente com o pequeno VW.

Fabricado em São Carlos (SP), o conjunto é um dos mais modernos já desenvolvidos pelo Grupo Volkswagen. Ele traz tecnologias como injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, além de turbocompressor e diversas peças forjadas. Comparando com o EA-211 1.0 MPI que equipa o Up!, o motor traz bielas redimensionadas e virabrequim forjado, além de componentes mais leves e a realização de um trabalho visando a redução de atrito. Tudo para entregar mais desempenho sem sacrificar o consumo de combustível, uma das maiores virtudes do Up! MPI.

up-tsi-2.jpeg

O UP TSI entrega até 105 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 16,8 mkgf, disponíveis a apenas 1.500 rpm quando abastecido com etanol. Segundo dados fornecidos pela VW, o carro leva 9,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo a velocidade máxima de 184 km/h. Pesando apenas 951 quilos, o modelo possui uma interessante relação peso/potência de 9 kg/cv. Combinado com a eficiente transmissão manual de cinco marchas de engates suaves e precisos, o Up! TSI incita o motorista a pisar fundo no acelerador. Após as 2.000 rpm o turbocompressor faz toda a diferença, resultando em acelerações vigorosas.

Apesar de o desempenho ser seu ponto forte, a Volkswagen ressaltou que o Up! TSI nasceu para ser uma opção mais ágil ao modelo MPI. Sendo assim, a marca oferecerá o novo motor em praticamente todas as versões de acabamento (Move, High, Red/White/Black e Cross), com exceção da básica Take Up!. Visualmente, apenas o para-choque dianteiro mais pronunciado e a tampa traseira pintada de preto brilhante (imitando o visual da peça de vidro que equipa o Up! europeu) identificam os modelos TSI.

speed-up-7.jpeg

Para atender o desejo dos fãs das versões esportivas, a marca apresentou também o Speed Up!. Seu grande diferencial está no visual diferenciado, com direito a faixas laterais e capas dos espelhos retrovisores pintados em um tom vibrante de azul. Outra exclusividade é o teto pintado de preto, acompanhando o acabamento da tampa do porta-malas presente nas demais versões. Por dentro, o preto domina a cabine dos tapetes ao teto, com um aplique em preto brilhante acompanhado do logotipo “Speed” no lado do passageiro.

Só que como nem tudo são flores, o Up! TSI pode esbarrar em um conhecido problema do Up!: o preço salgado. Os valores do Up! TSI variam de R$ 43.490 no Move Up! TSI a R$ 49.990 no caso do Speed Up! TSI, um acréscimo de R$ 3.100 em relação ao preço sugerido de cada versão.

Continua após a publicidade

Veja abaixo os preços sugeridos da linha Up! TSI:

Move Up! TSI: R$ 43.490

Cross Up! TSI: R$ 47.030

High Up! TSI: R$ 48.040

Black/ Red/ White Up! TSI: R$ 48.690

Speed Up! TSI: R$ 49.990

Continua após a publicidade
Publicidade