Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Teste: novo Nissan Sentra pode ser mais um na resistência contra os SUVs

Já lançado na Argentina, o novo Sentra não lembra em nada seu antecessor. Ele está mais bonito, equipado, confortável e gostoso de dirigir

Por Chritian Hein, de Buenos Aires (Argentina)
Atualizado em 20 mar 2022, 10h00 - Publicado em 8 jan 2021, 08h42
Nissan Sentra 2021 nova geração
Nova geração segue a identidade visual da Nissan (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Vai longe a última vez que vi um sedã médio de marca generalista chamar tanta atenção por onde passa. O último foi o Honda Civic, na oitava geração, de 2006, considerado inovador demais para a época. Agora, porém, o novo Sentra surpreendeu pela região em que rodei, na grande Buenos Aires, na Argentina, onde foi apresentado.

Assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90

Em todos os lugares que circulei com a novidade, recebi sorrisos e polegares para cima. E tiraram até fotos. Graças ao Sentra, tive meus 15 minutos de fama.

Atribuo esse interesse ao design do carro – embora parte do crédito também possa ser dada à marcante cor laranja metálico (exclusivo da versão topo de linha SR, bem como a asa traseira e o teto preto). Entre os que nos pararam para perguntar, havia até os que duvidavam tratar-se do novo Sentra.

Além da dianteira agressiva e do teto com caimento fastback, as mudanças estéticas do sedã em nada lembram a sobriedade da geração anterior. E não são apenas as linhas do design que confundem o observador, porque o novo Sentra ficou maior.

Nissan Sentra 2021 nova geração
Lanternas de led com lentes escurecidas destacam-se na traseira (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Ele cresceu pouco no comprimento (apenas 4 mm). Mas ficou 55 mm mais largo e ganhou 10 mm na distância entre-eixos. Por dentro, essas mudanças fizeram toda a diferença, deixando a cabine mais espaçosa. Começando pela parte da frente, com bancos bastante ergonômicos, o posto do motorista é um dos melhores do segmento, com ajustes elétricos (na versão avaliada) em todas as posições, incluindo o apoio lombar, enquanto o do passageiro é manual e não pode ser ajustado em altura.

Continua após a publicidade

O visual é extremamente moderno e muito diferente de todos os conhecidos Nissan, exceto pelas chaves de levantamento dos vidros, que nos levam de volta até mesmo ao Versa de geração anterior.

Multimídia flutuante

Nissan Sentra 2021 nova geração
Console central é largo e abriga porta-copos e porta-objetos (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

O restante dos elementos denotam um elevado nível de cuidado, tanto na qualidade como no design, e um exemplo disso são as saídas de ar centrais redondas, muito semelhantes às dos últimos lançamentos da Mercedes (quem tem boa memória vai se lembrar dos Alfa Romeo 166, em 1998).

Também é bastante interessante o console central largo, com a tela da central multimídia flutuante, que é relativamente grande e localizada a uma altura apropriada para não desviar a atenção do motorista, que conta com a maioria dos controles à mão, incluindo os comandos de mudanças de marcha no volante.

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Os bancos têm revestimento parcial de couro, com costuras e detalhes na cor laranja. Atrás, o espaço para as pernas é amplo (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Na parte de trás, os bancos também têm formato anatômico e espaço suficiente para três adultos. Como costuma acontecer, o passageiro do meio é prejudicado pela conformação do assento e do piso. Mas o mais questionável na traseira é a ausência de saídas de ar-condicionado.

Continua após a publicidade
Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Há tomada USB para o banco traseiro, mas não saída de ar (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

No console, existe apenas uma tomada USB. Fora isso, os encostos reclinam-se na proporção de 60/40 para ampliar a capacidade do porta-malas, cujo volume em condições normais é de 466 litros (37 litros a menos que seu antecessor).

Injeção direta

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Há botão de partida. E o câmbio CVT tem modo esporte (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Em geral, a qualidade do acabamento é muito boa, assim como o isolamento acústico da cabine, o que mostra uma melhoria notável em relação ao modelo anterior.

Mecanicamente, o Nissan Sentra vendido na Argentina segue com seu motor 2.0, que no Brasil gera 140 cv e 20 kgfm em versão flex, e o câmbio automático CVT. Segundo fontes da engenharia, a escolha desse esquema, em vez de um motor com menor deslocamento mas turboalimentado, tem duas justificativas: de um lado, as preferências do mercado norte-americano (principal destino deste veículo que é produzido no México) e, de outro, o fato de a empresa preferir concentrar seus esforços no desenvolvimento de tecnologias alternativas (elétricas principalmente).

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
(Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

De qualquer forma, houve avanços com a adoção de injeção direta em substituição ao sistema multipoint, por exemplo. Ainda sem rodar com dois combustíveis, como vai acontecer na versão comercializada no Brasil, a potência chega a 143 cv e o torque permanece no mesmo patamar.

Em nossa pista, o Sentra acelerou de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atingiu a velocidade máxima de 202,1 km/h. Nos testes de consumo, conseguimos as médias de 9,8 km/lna cidade, e 13,2 km/l na estrada.

Continua após a publicidade
No Brasil, outro motor

O novo Nissan Sentra já está em testes no Brasil e por aqui será mais potente. Tudo graças ao uso de injeção direta, providencial para se enquadrar nas regras do Proconve L7. O sistema eleva a potência aos 150 cv e 20 kgfm.

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Painel tem instrumentos analógicos e visor digital, com informações do veículo e do computador de bordo, no centro (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

O tanque, de 47 litros, é pequeno para um sedã médio e, para prejudicar ainda mais a autonomia, o sedã não conta com sistema start-stop, o que ajudaria a reduzir o consumo.

Na hora de parar, o Sentra demonstrou equilíbrio e eficiência, com seu sistema de freios com discos nas quatro rodas. Vindo a 80 km/h, ele precisou de 27,9 metros até a parada total, o que é uma marca na média de outros sedãs de mesmo porte.

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Teto solar está disponível nas versões mais caras (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Ao volante, o Nissan nos pareceu um carro bem acertado. Em primeiro lugar, houve um grande trabalho em termos de robustez da carroceria, que ficou 40% mais rígida que a de seu antecessor, segundo a fábrica. Só isso já seria suficiente para deixar o carro mais obediente. Mas o Sentra trocou também o bom e velho eixo de torção, na traseira, pela estrutura independente do tipo multilink, mais eficiente no trabalho de conservar os pneus em contato com o asfalto.

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
No porta-malas cabem 466 litros de bagagem (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Na dianteira, manteve o sistema independente McPherson. Com uma afinação meticulosa do conjunto, o Nissan passou a ter um comportamento dinâmico exemplar. Pneus de baixo perfil (215/45 em rodas de 18 polegadas) também colaboram para isso. E, em sintonia com a notável dirigibilidade, encontramos uma direção com assistência elétrica extremamente precisa.

Continua após a publicidade
Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
De perto, a carroceria exibe diferentes vincos, recortes de superfícies que refletem a luz (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Essa característica, conforme os projetistas, se deve ao fato de o motor elétrico localizar-se no rack do sistema e não na coluna, onde geralmente fica nos demais veículos. Ainda de acordo com a Nissan, essa configuração traz também a vantagem de tornar a direção mais direta e menos sujeita a vibrações e ruídos.

Pacote high-tech

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Sobre o emblema, há um sensor de tráfego dianteiro (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Um dos últimos sedãs médios a incorporar controle eletrônico de estabilidade, o Sentra agora inverte a situação trazendo equipamentos de segurança de ponta, como freios autônomos de emergência, sensores de tráfego à frente (incluindo pedestres), alerta de colisão, sensor de fadiga do motorista, detector de pontos cegos, sensor de mudança de faixa e alerta de objetos esquecidos no banco traseiro.

A versão testada oferecia ainda faróis de led com sistema antiofuscamento, sensores de pressão dos pneus e monitor de visão periférica 360 graus com detecção de objetos em movimento. E completando a série de recusos: seis airbags, assistente de partida em rampa e o famigerado ESP.

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Central multimídia tem tela de 8” (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

No que diz respeito ao conforto, destacamos o sistema multimídia com Bluetooth, reconhecimento de voz, tela touch de 8”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o sistema de som Bose com oito alto-falantes.

Além da central, a lista de mimos inclui teto solar, espelhos retrovisores externos aquecidos e eletricamente ajustáveis com indicadores de direção integrados e chave presencial. Sentimos falta, entretanto, do sistema um toque nos quatro vidros elétricos (só o do motorista tem).

Continua após a publicidade

Lançamento no Brasil

Nissan Sentra 2021 nova geração
Acabamento da coluna traseira separa o teto da carroceria (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

O Sentra 2021 chega em três versões e quatro variantes: Advance (manual e automático CVT), SR CVT e Exclusive CVT. Na Argentina, os preços são de 1.890.000 pesos (R$ 124.740) e 1.995.000 pesos (R$ 131.670), respectivamente, para o modelo básico; 2.435.000 pesos (R$ 160.710) para o SR testado e 2.450.000 pesos (R$ 161.700) para a variante topo de linha.

A Nissan bem queria ter lançado o novo Sentra este ano no Brasil. Mas a pandemia do novo coronavírus fez a fabricante adiar seus planos e agora a estreia ficou para o segundo semestre de 2022. O sedã já está em testes mas, oficialmente, a fábrica não diz nem sim nem não para a chegada do carro.

Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Motor gera 147 cv de potência (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

Mas a Nissan deve repetir aqui a mesma estratégia do mercado argentino, que também recebeu o novo Versa. Lembrando que a Honda, que fez o sedã chamativo do início do texto, deixou de fabricar o Civic no Brasil para importá-lo apenas em versão híbrida, abrindo espaço no mercado para os que permanecerem.

Veredicto Bonito, confortável e bem-acabado, o novo Sentra é uma grata surpresa no segmento de sedãs médios.

Teste – Nissan Sentra 2021

  • Aceleração
    0 a 100 km/h: 10,2 s
    0 a 1.000 m:
    31,3 s – 170,3 km/h
  • Velocidade máxima
    202 km/h
  • Retomada
    D 40 a 80 km/h: n/d
    D 60 a 100 km/h: n/d
    D 80 a 120 km/h: 6,9 s
  • Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 15,6/27,9/67 m
  • Consumo
    Urbano: 9,8 km/l
    Rodoviário: 13,6 km/l

Ficha técnica – Nissan Sentra 2021

Preço: R$ 161.700
Motor: gas., diant., transv., 4 cilindros em linha, 16V, injeção direta, comando de válvulas variável, 1.997 cm3, 147 cv de 6.000 rpm, 20,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: aut., CVT, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) /multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Direção: elétrica
Pneus: 245/45 R18
Dimensões: comprimento, 464 cm; largura, 181,5 cm; altura, 146 cm; entre-eixos, 271 cm; peso, 1.398 kg; tanque, 47 l;
porta-malas, 466 l

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.