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Ranking de testes: retomada de hatches e sedãs compactos

As melhores retomadas de 80 a 120 km/h entre os hatches e sedãs compactos testados por QUATRO RODAS

Por Da Redação - Atualizado em 30 dez 2016, 23h20 - Publicado em 9 dez 2016, 18h35
Ranking de testes: retomadas de hatches e sedãs compactos

As medições de retomada da QUATRO RODAS seguem uma metodologia específica. O objetivo é fazer com que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, independentemente do piloto ao volante, para que o motorista não tem como influenciar o resultado.

Com isso, é possível criar um parâmetro a partir do qual diferentes carros, testados em ocasiões distintas, possam ser comparados em igualdade de condições – em situações da vida real, os resultados obtidos sempre irão diferir conforme as condições do carro, do trajeto e do motorista.

Para a coleta de informações sobre velocidade e tempo, é utilizado um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box. Em carros flex, o combustível utilizado é sempre a gasolina, para que modelos flex possam ser comparados com versões movidas apenas a gasolina.

Os testes são feitos na pista da TRW em Limeira (SP), a uma altitude de 660 metros, com os pneus calibrados, o tanque cheio, o ar-condicionado desligado e as janelas fechadas.

São feitas quatro passagens em cada sentido da pista, para anular os efeitos do vento. O resultado divulgado é a média de todas as passagens.

Nos modelos automáticos, as medições são feitas sempre com o câmbio em D (ou S de Sport, se disponível) e o acelerador pressionado até o final do curso.

Modelos automáticos / automatizados / CVT

Modelo Retomada de 80 a 120 km/h (em D)
Ford Fiesta Titanium 1.0 turbo Ecoboost AT 6,5
Nissan March 1.6 SL CVT 7,8
Ford Fiesta Titanium 1.6 AT 8,2
Hyundai HB20S 1.6 Premium 8,3
Fiat Uno Way 1.3 Dualogic 8,8
Nissan Versa 1.6 Unique CVT 8,8
Hyundai HB20 1.6 Premium AT 9,1
Chevrolet Onix 1.4 LTZ AT 10,1
Toyota Etios Sedan 1.5 XLS AT 10,3
VW Gol 1.6 iMotion 10,4
Chevrolet Prisma 1.4 LTZ AT 10,5
Chevrolet Onix Activ 1.4 AT 10,6
Toyota Etios 1.5 XLS AT 11,2
Toyota Etios 1.3 X AT 11,4
Renault Logan 1.6 AT 14,3
VW Up! 1.0 iMotion 14,5

 

Já nas medições feitas com carros manuais, o câmbio é mantido em uma mesma marcha, para que a influência da velocidade e do momento das trocas não interfira na comparação dos resultados – o que torna as medições mais lentas, mas mantendo o mesmo referencial para todos.

Ou seja: aqui, mais importante que os números absolutos é a diferença obtida entre cada carro. Estas diferenças podem não refletir o tempo de uma retomada em situação real, com mudanças de marcha, mas mostram o quanto um carro rende mais que o outro quando submetidos à uma situação idêntica.

Modelos com transmissão manual

Modelo Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª)
Hyundai HB20 1.0 turbo MT 11,8
VW Speed Up! 1.0 TSI MT 13,9
Hyundai HB20 1.6 MT 15,8
Nissan Versa 1.6 Unique MT 16,5
Toyota Etios 1.5 XLS MT 16,8
VW Gol 1.6 MSI Highline MT 17,6
Hyundai HB20S 1.6 MT 18
Chevrolet Onix 1.4 MT 18,2
VW Voyage 1.6 MSI MT 18,2
Ford Ka 1.5 MT 19,7
VW Fox Pepper 1.6 MSI MT 20,1
Ford Ka+ 1.5 MT 20,2
Ford Fiesta Sport 1.6 MT 20,7
Fiat Palio Essence 1.6 MT 20,8
Fiat Grand Siena Essence 1.0 MT 21,6
Citroën C3 1.5 Puretech MT 22,1
Peugeot 208 1.2 PureTech MT 22,6
Ford Ka+ 1.0 MT 23,1
VW Gol 1.0 2P MT 23,6
Chery Celer 1.5 hatch MT 24,5
Fiat Punto 1.6 MT 24,9
Fiat Uno Way 1.3 Firefly 25,9
Hyundai HB20 1.0 MT 25,9
Chery QQ 1.0 MT 26,1
Chevrolet Onix 1.0 Joy MT 26,9
Kia Picanto 1.0 MT 27,1
VW Up! 1.0 MT 27,1
JAC J2 1.4 JetFlex MT 27,3
VW Fox Bluemotion 1.0 MT 27,3
Fiat Uno Attractive 1.0 Firelfy MT 27,7
Ford Ka 1.0 MT 28,1
VW Gol 1.0 Comfortline MT 29,3
Fiat Mobi Drive 1.0 MT 29,8
Nissan March 1.0 MT 32,5
Fiat Mobi Like On MT 32,9
Fiat Mobi Way On 1.0 MT 34,6
Fiat Palio Attractive 1.0 MT 37
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