Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo HB20 2023 muda para agradar (e vender) mais e parte de R$ 76.690

Versão hatch do Hyundai HB20 muda primeiro para tentar, enfim, cair no gosto do brasileiro sem ressalvas quanto ao design. Confira equipamentos de série

Por Eduardo Passos
Atualizado em 6 jul 2022, 11h14 - Publicado em 5 jul 2022, 21h16

No Brasil, só a Fiat Strada vende mais do que o Hyundai HB20. E se, para muitos, o visual polêmico do hatch seria o seu ponto fraco, a fabricante sul-coreana parece ter concordado. Para manter a liderança entre os carros de passeio, o novo Hyundai HB20 2023 muda quase que só por fora. Em compensação, está irreconhecível.

Preços do Hyundai HB20 2023:

  • Hyundai HB20 Sense 1.0 MT5 – R$ 76.690 
  • Hyundai HB20 Comfort 1.0 MT5 – R$ 79.990 
  • Hyundai HB20 Comfort 1.0 turbo MT6 – R$ 93.790
  • Hyundai HB20 Comfort 1.0 turbo AT6 – R$ 99.390 
  • Hyundai HB20 Limited 1.0 MT5 – R$ 85.490 
  • Hyundai HB20 Platinum 1.0 turbo AT6 – R$ 105.390 
  • Hyundai HB20 Platinum Plus 1.0 turbo AT6 – R$ 114.390 

A frente do carro nada lembra o antigo HB20, e remete muito mais ao Hyundai i20, vendido na Europa. É possível inferir que a mudança será muito bem recebida: em 2020, perguntamos aos leitores qual dos dois estilos agradava mais e o i20 recebeu oito vezes mais votos.

Hyundai HB20
(Divulgação/Hyundai)

A grade frontal está ainda maior e é divida em duas pela régua horizontal, que traz o emblema da Hyundai. Consequentemente, o capô foi encurtado e ganhou vincos bem evidentes, que reforçam uma postura mais séria. Essa cara “zangada” do HB20 foi reforçada pelo para-choque cujas linhas lembram asas dianteiras de veículos esportivos.

As primeiras fotos do modelo vazaram dias do antes do lançamento, e logo os faróis renderam comparação ao Volkswagen Gol. Pessoalmente, a sensação não é essa; provavelmente por conta das DRLs em leds e dos faróis com projetores — exclusividades da versão mais cara, Platinum Plus. Resta ver como será o visual das versões mais básicas.

Hyundai HB20
(Divulgação/Hyundai)

Na traseira, a inspiração para o design vem de dois modelos maiores, os novos Tucson e Elantra, que não são vendidos no Brasil. Nas duas versões mais caras do HB20, o conjunto traseiro é todo em leds, o que garante um visual bem mais moderno frente às lanternas incomuns da versão anterior.

Continua após a publicidade
Hyundai HB20
(Divulgação/Hyundai)

Interior do Hyundai HB20 2023

Com tanta alteração, o Hyundai HB2020 2023 está 7,5 cm mais comprido; o que não representa, porém, um acréscimo no espaço traseiro. Em ambas as fileiras, tem-se o ponto fraco de qualquer compacto, e um motorista de 1,82 m precisa sacrificar muito do conforto de quem vai atrás para ajeitar o banco, sem ajustes elétricos.

Hyundai HB20

Na verdade, a única grande mudança interna é o quadro de instrumentos, que é digital mas recorre a um pouco de improviso para tanto. Em vez de um display semelhante a uma central multimídia, o Supervision Cluster, como o chama a Hyundai, une dois relógios digitais (um para o velocímetro e o outro para o conta-giros) de cristal líquido a um computador de bordo de 4,2’’.

Funcionam bem, mas deve gerar estranhamento a quem prefere o modelo analógico, que seguirá nas versões mais baratas.

Espaço interno não mudou
Espaço interno não mudou (Divulgação/Hyundai)

O resto do painel não mudou quase nada, mas agora vem com carregador de celular por indução. O HB20 Platinum Plus, além de ter ar-condicionado digital também passa a ter função automática. E mesmo nele o plástico duro predomina pela cabine, com detalhes em couro no volante, laterais do banco e apoios de braço. Mas a qualidade construtiva aparenta ser boa.

Continua após a publicidade

Também é bom o conforto de rodagem do novo HB20, que manteve o conjunto de suspensão mas aparenta trazer um ajuste mais macio. Não chega a ser algo molenga, como alguns modelos chineses, mas parece o suficiente para evitar grandes desconfortos em pisos ruins.

Sistema impede desembarque se outro carro estiver se aproximando
Sistema impede desembarque se outro carro estiver se aproximando (Divulgação/Hyundai)

Bem mais notável é a leveza da direção, que casa com a proposta de um veículo prático e dócil mesmo para motoristas inexperientes. Os pedais completam a experiência do motorista, com sensibilidade apurada e na medida certa para comandos sem esforço, mas com precisão.

Tecnologia do HB20 2023

Outro ponto de reforço da Hyundai é o pacote tecnológico do HB20, que agora traz controle de cruzeiro (vulgo piloto automático) desde a versão mais barata, o HB20 Sense. Versões mais caras vão incluindo itens como assistente de permanência em faixa, alerta para saídas em ré e até sistema que bloqueia a porta traseira caso um veículo esteja vindo.

Todas as versões vêm com meia dúzia de airbags, incluindo cortinas laterais
Todas as versões vêm com meia dúzia de airbags, incluindo cortinas laterais (Divulgação/Hyundai)

Também está disponível o aplicativo Bluelink, da própria marca, que serve para monitorar o carro em tempo real, ligá-lo à distância, rastreá-lo e até escolher em que locais ele pode ser conduzido. Apesar de pago, quem adquirir o novo HB20 terá três anos do serviço gratuitamente.

Motores do HB20 2023

Com a aposentadoria do motor 1.6, a Hyundai parece ter encontrado a dupla perfeita para o HB20, que manterá os motores Kappa 1.0 aspirado e turbo. O primeiro manteve seus números de potência (80/75 cv) e torque (10,2/9,4 kgfm), e será oferecido em três versões, com câmbio manual de cinco marchas em todas elas.

Continua após a publicidade
Hyundai HB20
(Divulgação/Hyundai)

Já o motor turbo foi ligeiramente alterado, tanto por conta de emissões quanto por alterações no sistema elétrico do carro. Ele ainda rende 120 cv a álcool ou gasolina, mas o torque está 1,6% menor; agora são 17,5 kgfm em ambos os combustíveis.

Na prática, nota-se pouca diferença, e o pico de torque bem precoce, a meras 1.500 rpm, torna as retomadas bem ágeis. A potência máxima, por outro lado, chega às 6.000 rpm, fazendo o carro gritar um pouco em altas velocidades — efeito atenuado pelas seis marchas.

A linha turbo também oferecerá câmbio manual, mas com seis marchas assim como as versões automáticas. Como a versão topo de linha agora traz rodas de aro 16, o consumo pode se alterar levemente mas, em testes realizados por QUATRO RODAS, o conjunto atingiu 12,6 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada). A versão manual ainda não foi cedida para testes.

Hyundai HB20S 2023

Hyundai HB20S 2023
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

A versão sedã do modelo foi apresentada, mas não teve os preços revelados. O que se sabe, no entanto, é que ele terá as mesmas configurações mecânicas, com motorizações 1.0 aspirada e turbo, além de transmissões manual e automática, e seguirá a gama de versões do hatch.

Hyundai HB20S 2023
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Por outro lado, o visual do HB20S foi totalmente revelado. A dianteira é exatamente a mesma do “irmão” menor, enquanto a traseira ganha novas lanternas que se acendem de um lado a outro, cruzando a tampa do porta-malas. A iluminação da peça é em LED, ao menos da função de posição.

Continua após a publicidade

 

 

Além da aparência, a traseira do sedã guarda mais uma exclusividade: a abertura do porta-malas por proximidade. Basta aproximar-se da traseira do modelo em posse da chave, aguardar, e a tampa será aberta automaticamente.

Versões, equipamentos e preços do Hyundai HB20 2023:

Hyundai HB20 Sense 1.0 MT5 –  R$ 76.690 

A versão de entrada do Hyundai HB20 tem, de série, com grade frontal em preto fosco, faróis simples com DRL, rodas de aço de 14’’ com calotas, seis airbags, controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS), ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas nas portas e porta-malas, computador de bordo, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura e rádio blueAudio com conexão Bluetooth e apenas alto-falantes dianteiros.

Hyundai HB20 Comfort 1.0 MT5 – R$ 79.990
Hyundai HB20 Comfort 1.0 turbo MT6 – R$ 93.790
Hyundai HB20 Comfort 1.0 turbo AT6 –  R$ 99.390 

Logo acima, inclui os equipamentos da versão Sense e acrescenta ainda grade frontal na cor preto brilhante maçanetas externas e retrovisores (com repetidores de seta) na cor da carroceria, acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B,  rodas de aço de 15’’ com calotas, lanternas escurecidas, alarme perimétrico, chave principal tipo canivete com telecomando de travamento das portas e porta-malas, faróis com funções welcome e escort, retrovisores elétricos com luz indicadora de direção e entrada USB para carregamento rápido de celular, além da central multimídia blueMedia de 8’’ com suporte aos recursos Apple CarPlay e Android Auto.

Hyundai HB20 Limited 1.0 MT5 – R$ 85.490 

Inclui os itens de série da versão Comfort e adiciona grade frontal na cor preto fosco rodas de liga leve de 15″ com acabamento diamantado; painel, console, e painéis de porta com acabamento preto, maçanetas internas cromadas, câmera de ré, vidros elétricos dianteiros e traseiros one touch, abertura e fechamento dos vidros por meio da chave, volante com regulagem de altura e profundidade, sensor crepuscular, 4 alto falantes e sistema de concierge Bluelink (pago a parte).

Continua após a publicidade

Hyundai HB20 Platinum 1.0 turbo AT6 – R$ 105.390 

Adiciona grade frontal com contorno preto brilhante, faróis com refletor de neblina dianteiros rodas de liga leve de 16″ com acabamento diamantado, volante revestido em couro, apoio de braço deslizante no console central, retrovisores externos com rebatimento elétrico, chave presencial, partida por botão, painel de instrumentos com tela digital e sensor de estacionamento traseiro.

Hyundai HB20 Platinum Plus 1.0 turbo AT6 – R$ 114.390 

A versão topo de linha do HB20 inclui os itens de série da configuração Platinum e acrescenta ar-condicionado digital, sistema de alerta e frenagem autônomo e o alerta de mudança de faixa, bancos em couro, faróis com projetor e luz diurna LED, alarme volumétrico com sensor de inclinação, iluminação no para sol para motorista e passageiro, no porta-luvas e porta-malas, banco traseiro bipartido e 2 tweeters.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.