Chegou o fim de semana, hora de pegar a estrada. Para economizar, você faz o básico: pneus calibrados, vidros fechados (com ar-condicionado ligado) e tanque cheio (para evitar paradas desnecessárias).
Em vez de adotarmos os números de consumo obtidos em ambiente de pista, desta vez optamos por vias públicas e, na estrada, calculamos o apetite dos cinco carros de nossa atual frota de Longa Duração.
Argo 1.3, Compass 2.0 turbodiesel, Creta 2.0, Kwid 1.0 e o híbrido Prius em três velocidades de cruzeiro diferentes: 80, 100 e 120 km/h, sempre com ar-condicionado ligado.
A partir dos números obtidos, simulamos uma viagem de 500 km e calculamos os gastos com combustível.
A duração da rota simulada em cada velocidade do teste, claro, foi a mesma para todos os carros: 6h15min a 80 km/h, 5h a 100 km/h e 4h10min a 120 km/h.
Para tanto, tomamos por base o preço médio do litro da gasolina e do diesel S-10 (no caso do Jeep Compass) em São Paulo, segundo a ANP, a Agência Nacional do Petróleo, em meados de março: R$ 3,976 (gasolina) e R$ 3,488 (diesel).
Argo – A 120 km/h, o consumo é 30,2% maior do que a 80 km/h
O Argo confirmou os elogios dos usuários a respeito do baixo consumo.
Seus registros se aproximam dos do híbrido Prius, superando até os do Kwid, com seu motor 1.0 três cilindros, mesmo rodando só a 80 km/h: 23,5 km/l ante 20,6 km/l.
Esses números de consumo são muito próximos aos do Compass, mas o SUV da Jeep gera menos custo, afinal o litro do diesel é mais barato que o da gasolina.
80 km/h | 100 km/h | 120 km/h | |
Custo | 84,61 reais | 100,39 reais | 121,23 reais |
Consumo total | 21,28 litros | 25,25 litros | 30499 litros |
Consumo médio | 23,5 km/l | 1,8 km/l | 16,4 km/l |
Rotação | 2.500 rpm | 2.900 rpm | 3.400 rpm |
Compass – A 120 km/h, o consumo é 34,4% maior do que a 80 km/h
No teste prévio para aferição do consumo com ar-condicionado ligado, o câmbio do Compass foi até a sétima marcha na prova de 80 km/h, oitava na de 100 km/h e nona na de 120 km/h.
Aliás, boa parte do mérito do consumo contido do SUV deve ser atribuída justamente à caixa de nove marchas.
Pena que seu funcionamento seja acompanhado de trancos, quando em baixa velocidade
80 km/h | 100 km/h | 120 km/h | |
Custo | 76,84 reais | 92,29 reais | 117,06 reais |
Consumo total | 22,03 litros | 26,46 litros | 33,56 litros |
Consumo médio | 22,7 km/l | 18,9 km/l | 14,9 km/l |
Rotação | 1750 rpm | 1,900 rpm | 1,800 rpm |
Creta – A 120 km/h, o consumo é 32,6% maior do que a 80 km/h
A calibração do acelerador, sensível demais, exige atenção redobrada do piloto quando a intenção é rodar economicamente.
Qualquer pisada um pouco mais forte é interpretada pelo câmbio como necessidade de aplicação de força extra e a redução de uma marcha é ordenada.
Economia de combustível não é o forte do Creta, dono dos piores números de consumo deste teste
80 km/h | 100 km/h | 120 km/h | |
Custo | 109,82 reais | 135,52 reais | 162,94 reais |
Consumo total | 27,62 litros | 33,33 litros | 40,98 litros |
Consumo médio | 18,1 km/l | 15 km/l | 12,2 km/l |
Rotação | 1.900 rpm | 2.100 rpm | 2.500 rpm |
Kwid – A 120 km/h, o consumo é 40,3% maior do que a 80 km/h
Tudo bem que o ambiente do subcompacto é a cidade, mas o Kwid chega a ser decepcionante na estrada.
Além de se mostrar mais gastão do que o Argo nos três testes realizados, o Renault praticamente empatou com o Creta no consumo a 120 km/h: respectivamente 12,3 km/l e 12,2 km/l.
Detalhe: o SUV da Hyundai é maior, mais pesado e é equipado com câmbio automático.
80 km/h | 100 km/h | 120 km/h | |
Custo | 96,50 reais | 116,26 reais | 161,62 reais |
Consumo total | 24,27 litros | 29,24 litros | 40,65 litros |
Consumo médio | 20,6 km/h | 17,1 km/l | 12,3 km/l |
Rotação | 2.500 rpm | 3.250 rpm | 4.000 rpm |
Prius – A 120 km/h, o consumo é 31,1% maior do que a 80 km/h
Híbridos mostram seu maior poder de economia na cidade, onde o anda e para a baixas velocidade é feito, sempre que possível, utilizando o motor elétrico.
Mas até que o Prius surpreendeu positivamente em nosso teste, sendo o dono do menor custo de rodagem (R$ 113,59) na viagem a 120 km/h.
Sem conta-giros, não foi possível aferir a rotação do motor a gasolina do Prius.
80 km/h | 100 km/h | 120 km/h | |
Custo | 78,29 reais | 93,32 reais | 113,59 reais |
Consumo total | 19,69 litros | 23,47 litros | 28,57 litros |
Consumo médio | 25,4 km/l | 21,3 km/l | 17,5 km/l |
Rotação | – | – | – |