Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Longa Duração: Onix Plus e a estranha mania de ligar o limpador sozinho

Recalls de vazamento de combustível e led do câmbio foram feitos no DF, mas outras questões atrapalham vida a bordo do sedã

Por Péricles Malheiros 26 mar 2020, 07h00
Variação em Brasília (DF): na Pedragon, o filtro de cabine custava R$ 140, mas, na Carrera, saiu por R$ 52 Péricles Malheiros/Quatro Rodas

O editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, rodou mais de 2.500 km com o Onix Plus numa viagem de ida e volta entre São Paulo e Sobradinho (DF). A estada no Distrito Federal rendeu uma visita a duas concessionárias locais.

Se mostrando interessado em adquirir um filtro de cabine e incomodado com ruídos na dianteira, o editor foi primeiramente à Pedragon Colorado.

“O mecânico foi bastante solícito, se prontificando a dar uma volta para detectar a origem do barulho. De volta à oficina, alertou para a necessidade de fazer os dois recalls já conhecidos“, conta Péricles.

Os serviços foram, claro, para troca do led de iluminação das posições de marcha do câmbio e da tubulação de combustível. O problema é que não havia as tais peças em estoque nem previsão de chegada.

“Orçado em R$ 140, o filtro de cabine ficou por lá mesmo”, acrescenta o editor, que ainda na Pedragon ligou para a Carrera de Brasília.

“Tenho as peças do recall e posso lhe atender depois de amanhã. O filtro do ar-condicionado sai por R$ 52. Só não conseguirei fazer a verificação dos ruídos, pois ela exige muito tempo e você disse que viaja de volta daqui a três dias”, disse o consultor.

Continua após a publicidade
  • No horário combinado, o Onix Plus foi deixado na Carrera. Aproveitamos e registramos outra reclamação:

    “O limpador aciona sozinho. Cheguei a pensar que era pela presença de algum inseto morto na área do sensor, mas logo lembrei que o Onix Plus nem sequer dispõe de acionamento automático dos limpadores. Então, notei que as ativações ocorriam com mais frequência ao rodar sobre asfalto ruim”, disse Péricles ao consultor.

    Este revelou: “Já peguei outros dois casos iguais. É preciso trocar a alavanca de acionamento, mas não tenho a peça”. Após duas horas e meia em manutenção, fizemos a retirada do carro.

    No trecho noturno da viagem, uma novidade: as letras de indicação da posição do câmbio, com o led trocado, estavam devidamente retroiluminadas.

    Pediremos uma solução para os barulhos da dianteira e para o acionamento indevido dos limpadores na revisão de 10.000 km.

    GM Onix Plus – 7.723 km

    Ficha técnica:
    Versão: Premier 1.0 12V Turbo
    Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
    a 2.000 rpm
    Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.731 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 60.000 km – R$ 2.936
    Gasto no mês: Combustível: R$ 2.263
    Filtro de cabine: R$ 52
    Consumo: No mês: 12,3 km/l com 15,2% de rodagem na cidade
    Desde dez/19: 11,6 km/l com 24,0% de rodagem na cidade
    Combustível: Flex (gasolina)

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade