Longa Duração: no fim do teste, Chevrolet Onix Plus tem cinto quebrado
Falta pouco para o desmonte do Chevrolet Onix Plus. Mas, antes, uma última parada na concessionária para ver o que aconteceu com um dos cintos de segurança
Como o teste de Longa Duração aumentou para 100.000 km, sobe, também, a probabilidade de encontrarmos algum problema inédito. De fato.
O Chevrolet Onix Plus Premier precisou ter o cinto de segurança traseiro direito trocado, algo que não vimos acontecer antes, pelo menos nas últimas décadas. E foi justamente o cinto de um assento traseiro, que não é tão usado quanto os dianteiros.
“O cinto simplesmente travou, deixando de retornar, quando uma passageira o puxou para usar. Acessei a bobina pelo porta-malas e ela realmente estava com o eixo travado e um pouco torto”, conta o editor Henrique Rodriguez. Esse defeito inutilizou o assento até o reparo.
Marcamos um horário para verificação do problema na concessionária Granleste, em São Paulo.
O atendimento foi rápido: “Apontei o defeito e o mecânico perguntou quantos anos tem o veículo e se todas as revisões estão em dia, fez o cadastro e em poucos minutos constatou o defeito na peça, que seria substituída em garantia.
Ele só pediu alguns minutos para verificar se havia disponibilidade da peça em estoque ou se ela teria que ser encomendada”, explica o piloto de testes Leonardo Barboza.
Para nossa sorte, havia, sim, um cinto para o lado direito em estoque. A troca levou apenas 35 minutos.
Perguntado se o defeito é comum, o mecânico disse que é raro e geralmente se dá pela quebra da mola que retrai o cinto e que, provavelmente, o cinto retirado do nosso carro irá para análise da fabricante. Pelo menos a última experiência do nosso carro em concessionária foi boa.
Chevrolet Onix Plus – 93.845 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgmf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.962 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 100.000 km – R$ 7.252 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.962 |
Consumo: | No mês: 14,2 km/l com 29,4% de rodagem na cidade Desde dez/19: 13,2 km/l com 29,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |