Longa Duração: Citroën troca filtro original do C4 Cactus por um paralelo
Fábrica foi consultada e respondeu que considera o fato uma violação grave de suas regras e padrões de qualidade de serviços
O Citroën C4 Cactus, em si, continua proporcionando tranquilidade: apenas críticas de baixa relevância ao longo de 40.000 km. Na análise da rede, no entanto, nada de tranquilidade.
Na parada dos 30.000 km, feita na Saga de Brasília (DF), dois meses atrás, a liberação do carro com a direção vibrando por desbalanceamento decepcionou. Agora, a situação foi ainda mais grave.
Para a quarta revisão, escolhemos a paulistana Green Nações Unidas, uma concessionária Peugeot habilitada a atender também modelos Citroën.
Ao deixar o Cactus, empurroterapia: “O consultor sugeriu uma higienização do ar e limpeza dos bicos injetores de combustível. Uma prática que há tempos não ouvia”, diz o piloto de teste Leonardo Barboza.
De extra, pedimos apenas alinhamento, balanceamento e rodízio. Pelo WhatsApp, a Green ofereceu os serviços de cristalização de pintura (R$ 500) e limpeza do motor (R$ 200), que também negamos.
Na retirada, pagamos R$ 940 à vista – no site, o valor sugerido é de R$ 997 – mais R$ 149 de alinhamento.
Aparentemente estava tudo certo na retirada, mas a gente sabe que as aparências enganam. O que não imaginávamos é que uma autorizada tentaria passar a perna em seu cliente.
“Todos os itens com troca prevista no plano de manutenção foram substituídos. Só estranhei o filtro de cabine, que parece ter tido as bordas recortadas para caber na base”, disse o consultor técnico, Fabio Fukuda, que vistoria os carros de Longa toda vez que eles passam por revisão.
“Para piorar, o filtro é da marca Power Clean, que, segundo a própria PSA, não é fornecedora oficial da Citroën. O filtro original é da Micronair. Ou seja, a Green colocou em nosso carro uma peça paralela e com indícios de adaptação”, diz o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.
Consultada, a marca respondeu: “Reiteramos que o caso relatado pela revista QUATRO RODAS configura uma violação grave de nossas regras e padrões de qualidade de serviços. A Citroën garante que os fatos serão devidamente apurados e todas as medidas cabíveis serão tomadas”.
Após o episódio, compramos o filtro (original, claro) e restauramos nosso carro ao padrão da fábrica.
Citroën C4 Cactus – 40.058 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Feel Pack 1.6 16V |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.587 cm3, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.276 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.802 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 676 Revisão: R$ 940 Alinhamento: R$ 149 Filtro de cabine: R$ 50 |
Consumo: | No mês: 11,0 km/l com 43,3% de rodagem na cidade Desde abr/19: 10,8 km/l com 31,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |