Longa Duração: Chevrolet Onix Plus já acumula cicatrizes aos 10.000 km
Entrega atrasada por recall, manutenções não previstas, mau funcionamento e um incidente rodoviário. É muita experiência de vida para alguém tão jovem
Depois de um atraso na entrega por conta de um recall da central eletrônica, nosso Onix Plus não teve vida fácil.
Já precisou visitar a rede Chevrolet para que fosse feita a troca de um derivador em Y da linha de combustível (que poderia vazar) e do led do câmbio (que não iluminava as marcas de posição da alavanca).
Manutenções feitas em garantia, é verdade, mas que são capazes de incomodar qualquer dono de carro zero-quilômetro. Ainda assim, o ritmo de uso segue acelerado e nosso carro já passa dos 10.000 km. Ou seja, já fizemos a primeira revisão.
A concessionária escolhida foi a Vigorito, de São Paulo. Deixamos o carro com um pedido de verificação de barulhos na dianteira e acionamento involuntário do limpador de para-brisa.
Reportamos ainda um episódio de forte tranco no câmbio logo após dar a partida no motor. “A luz de anomalia chegou a ficar acesa no painel, mas desligou após alguns quilômetros”, diz Péricles Malheiros, editor de Longa Duração.
Pouco depois de deixar o Onix na Vigorito, o piloto de testes Leonardo Barboza recebeu uma ligação:
“Era o consultor técnico sugerindo troca do filtro de cabine e higienização do ar. Dispensei a higienização, mas pedi para verificar se o filtro precisava mesmo ser trocado. Queria aferir o nível de honestidade, já que havíamos colocado um filtro novo poucos dias antes”.
O carro passou dois dias na Vigorito e, quando foi liberado, ouvimos do consultor:
“O filtro de cabine estava novo, não precisava mesmo ser trocado. Sobre os ruídos, fizemos um reaperto da suspensão e reposicionamos a articulação que faz a ligação entre a coluna e a caixa de direção”.
Quanto ao câmbio, ele disse: “Fiz uma atualização da unidade de controle. Não deve voltar a dar problema. Só fico devendo a alavanca do limpador, pois não tenho a peça em estoque. Quando chegar, aviso”. Vamos aguardar.
Revisado, nosso Onix caiu na estrada. E saiu ferido dela.
“Sob chuva intensa, um caminhão à frente passou por cima de uma catraca de fita de retenção de carga. Atingi em cheio a peça, que deslocou a moldura do DRL e fez um pequeno furo na parte inferior esquerda do para-choque ”, conta Péricles.
GM Onix Plus – 10.049 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.545 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 2.936 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 911 Revisão: R$ 280 Alinhamento: R$ 180 |
Consumo: | No mês: 11,6 km/l com 23,1% de rodagem na cidade Desde dez/19: 11,6 km/l com 23,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |