Hyundai Creta 2025 evolui onde era preciso e ganha 1.6 turbo de 193 cv
Versão topo de linha Ultimate beira os R$ 190.000, mas troca o velho 2.0 pelo motor 1.6 turbo do Tucson com ainda mais potência
Quando foi lançada no Brasil, em 2021, a segunda geração do Hyundai Creta causou espanto – não apenas polêmica. É que, embora beleza seja subjetivo, o SUV rompeu com todos os padrões do segmento com seus faróis e lanternas seccionados, e a grade em formato irregular. O efeito, porém, foi o inverso do que se esperou: as vendas aumentaram.
De janeiro a agosto de 2024, o Creta foi o carro mais vendido do Brasil no varejo, segundo a Fenabrave. Considerando as vendas de varejo e diretas, ele é (por pouco) o segundo SUV mais vendido, atrás do VW T-Cross.
Mas a partir de agora, são grandes as chances de que ele assuma de vez a liderança do segmento no mercado geral. De cara nova, o Hyundai Creta 2025 aposta em desenho mais seguro, mas ainda com diferenciais, e ganha novos equipamentos. Mais do que isso, tem um inédito motor 1.6 turbo na versão Ultimate, que custa R$ 189.990 a partir de agora.
Preços do Hyundai Creta 2025:
- Creta Comfort 1.0 Turbo – R$ 141.890
- Creta Limited 1.0 Turbo – R$ 156.490
- Creta Platinum 1.0 Turbo – R$ 172.690
- Creta N Line 1.0 Turbo – R$ 182.090
- Creta Ultimate 1.6 Turbo – R$ 189.990
Confira os equipamentos e o visual de todas as versões do Creta 2025
O novo Hyundai Creta 2025 estreia em cinco versões: Comfort, Limited, Platinum, N Line e Ultimate. As quatro primeiras têm motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, e câmbio automático de seis marchas. A última estreia o novo motor 1.6 turbo (a gasolina) de 193 cv e 27,5 kgfm, e o título de SUV compacto mais potente do Brasil. Pelas novidades, esta foi a única configuração do modelo disponível para conhecermos até o momento.
O novo Creta deixa no passado o visual cheio de vincos, com formas irregulares e os polêmicos faróis e lanternas “espalhados”. Agora, ele aposta em formatos mais retos e horizontais para tentar parecer mais conservador. Na prática, ainda tem personalidade, embora tenha ficado com aspecto mais simples do que o antigo.
Na dianteira, a iluminação diurna em led fica próxima ao capô em peças que lembram aspas e são ligadas por uma barra no topo da grade. Entre os DRL estão as setas, também em led, com acendimento dinâmico. Os faróis principais, também em led, ficam no para-choque, que dispensa faróis de neblina. Grades e apliques inferiores são sempre na temática quadrada e variam acabamentos entre preto brilhante e prata.
O mesmo vale para as lanternas, com “aspas” nas extremidades e uma barra iluminada que corta a tampa do porta-malas – por isso, a luz de ré foi parar no para-choque. Tudo em led. Nas laterais, que seguem intocadas, o Creta deixa claro que é uma reestilização, embora a Hyundai o trate como uma nova geração. Só o que muda é o desenho das rodas, com 18 polegadas na versão Ultimate.
Também há novidades no interior, boas e ruins. O painel tem novo formato, com destaque para o conjunto de telas no topo, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, cada uma com 10,25”. No caso da multimídia, há Android Auto e Apple CarPlay, mas apenas com conexão via cabo.
Ainda entre os equipamentos, há carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e câmera 360°. Ele também tem, de série, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, monitoramento de pontos cegos, assistente de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga, farol alto adaptativo e assistente de permanência e centralização de faixa.
A linha 2025 do Creta estreia ainda ar-condicionado de duas zonas (antes, era apenas uma), retrovisor eletrocrômico e banco do motorista com ajustes elétricos – mas apenas para profundidade e encosto, na altura o ajuste é por alavanca.
Mas, como dito anteriormente, há pontos não tão bons. O acabamento do Creta parece ter piorado ligeiramente, com alguns problemas de encaixes (como nas junções de peças à direita e acima das telas) e materiais de aparência não tão boa. Mas ainda se sobressai frente a alguns rivais.
O espaço interno segue como um dos trunfos do Creta. Ocupantes traseiros viajam sem aperto e um terceiro passageiro central pode se encaixar, já que o túnel central não é tão alto e permite certa acomodação. O porta-malas cresceu 11 litros em relação ao modelo anterior e, agora, tem 433 litros – boa capacidade.
Junto ao design, a motorização do novo Creta está entre seus maiores destaques. Além de estrear o motor 1.6 turbo, o mesmo utilizado no “irmão” maior Tucson, mas com atualizações, ele também ganha um novo câmbio de dupla embreagem com sete marchas. O câmbio tem a caixa de engrenagens banhada a óleo, mas a dupla embreagem é a seco.
O novo conjunto dá agilidade ao Creta, com boas acelerações e trocas de marcha rápidas (embora seja possível sentí-las além do normal em um dupla embreagem). O motor, por sua vez, é ruidoso, mas quase sem vibrações.
De acordo com a Hyundai, o SUV pode ir de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, mais rápido que um Pulse Abarth. No consumo, junto ao Inmetro, a marca divulga as médias de 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. São números melhores do que os do antigo Creta Ultimate, que tinha motor 2.0 aspirado. Ele fazia 10,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, segundo medições oficiais.
Quando o modelo estiver disponível para testes em nossa pista, aferiremos todos os números.
Como as experiências com o novo Creta limitaram-se a um circuito fechado, ainda não foi possível avaliar seu comportamento dinâmico urbano. Porém, foi possível notar que continua com foco em conforto na suspensão e na direção, ambas macias e sem qualquer pretensão esportiva, apesar de uma boa estabilidade em curvas em velocidades mais altas.
Veredicto
O Creta evoluiu onde precisava e manteve seus melhores atributos, mas ficou ainda mais perto dos SUVs médios em preços.
Ficha técnica – Hyundai Creta Ultimate 1.6 Turbo
Motor: gasolina, dianteiro, long., 4 cil., 16V, turbo, 1.598 cm³, 193 cv a 6.000 rpm, 27 kgfm a 1.700 rpm
Câmbio: dupla embreagem., 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 215/55 R18
Peso: 1.355 kg
Dimensões: comprimento, 433 cm; largura, 179 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 261 cm; vão livre do solo, 19 cm; porta-malas, 422 l; tanque de combustível, 50 l
Consumo e desempenho – Hyundai Creta Ultimate 1.6 Turbo
- 0 a 100 km/h: 7,8 segundos
- Velocidade máxima: 210 km/h
- Consumo urbano: 11,9 km/l
- Consumo rodoviário: 13,5 km/l
*dados de fábrica