Fiat Toro Endurance: versão mais barata é a grande rival da nova Montana
A configuração de entrada tem visual despojado e deve equipamentos, mas é maior e leva muito mais carga em quantidade e peso que a rival
A Fiat Toro não precisa se preocupar tanto com nova Chevrolet Montana (ao contrário de Oroch e Strada), já que é maior, mais tecnológica e, principalmente, mais cara que a picape da GM, abordando um público diferente. Porém, há uma exceção: sua versão mais barata, a Endurance, tem preço inicial próximo da configuração mais cara da rival.
Assim, convocamos o modelo para atestar suas qualidades e suas faltas, e fazer inevitáveis comparações com a novata do segmento. Antes de mais nada, os preços. A Toro de entrada começa em R$ 146.990, pouca diferença diante dos R$ 140.490 da Montana Premier, a topo de linha. Assista ao vídeo acima para conhecer todos os detalhes.
Prós e contras
Por ser uma versão de entrada, a Toro Endurance tem aparência despojada e não faz muita questão de disfarçar isso. Ela é a única da linha com faróis halógenos e sem faróis de neblina. A típica assinatura de led das Toro, próxima ao capô, está lá também como DRL, mas é a mesma de antes da reestilização, ou seja, a seta é de lâmpada comum, e não de leds como nas demais versões.
Ainda na dianteira, os únicos cromados são o da base do capô e do logotipo da Fiat. A grade é toda em plástico preto fosco, assim como as maçanetas e os retrovisores. A simplicidade também aparece nas rodas de aço de 16 polegadas cobertas com calotas (sim, calotas, e que foram escurecidas na linha 2023) e no rack de teto reduzido.
A “dieta” também aparece nos equipamentos, já que a chave é comum (não-presencial), os faróis têm acendimento manual, o ar-condicionado é analógico e não há sensor de chuva e câmera de ré. Também não conte com sistemas de auxílio, como monitoramento de pontos cegos, frenagem automática ou coisas do tipo.
Para compensar, a Toro Endurance tem quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, seis airbags, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, capota marítima, protetor de caçamba e central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio (mesmo sem ter carregador por indução).
Despojada, mas nem tanto
O acabamento, por sua vez, surpreende por se tratar de uma configuração básica. Todos os materiais são rígidos, sem nenhum toque emborrachado, mas de aparente boa qualidade e com montagem cuidadosa.
O maior capricho está na variação de texturas, com destaque para a faixa central prateada que imita aço escovado e para as bordas das saídas de ar e dos itens centrais — outros de tom preteado, mas de aspecto mais liso. Há também preto brilhante em alguns pontos do painel e o volante tem um novo miolo, que estreou na linha 2023.
Já os bancos são revestidos com tecidos de aspectos simples, com variação de material nas partes centrais. Apesar de confortáveis, os bancos dianteiros ficam devendo um maior apoio na lombar dos passageiros. E, claro, não há ajustes elétricos.
Uma grande evolução da Toro mais recente para a primeira está na quantidade de porta-objetos espalhados pela cabine, especialmente na porção central, entre motorista e passageiro.
Vocação para trabalho?
Com 2,98 metros de entre-eixos, o espaço interno da Toro poderia ser melhor, já que é muito semelhante ao da Montana, que tem 2,80 m. Não dá para dizer, no entanto, que é apertado como uma Fiat Strada, mas um terceiro ocupante central terá consideravelmente menos conforto por culpa do piso elevado.
Onde a picape intermediária da Fiat se destaca mesmo é na caçamba, que é a maior e a que pode levar mais carga na categoria. São 937 litros no espaço, contra 683 litros da Oroch e 874 litros da Montana.
A capacidade de carga em peso também supera a das rivais, já que o modelo da Renault leva até 650 kg e, a da Chevrolet, até 600 kg na versão Premier. A Fiat leva até 750 kg na versão Endurance. Ou seja, é uma demonstração de maior robustez e uma vocação mais apurada para trabalho.
Como anda e o quanto bebe?
A Toro Endurance tem a mesma motorização das versões topo de linha, o 1.3 turbo flex de até 185 cv e 27,5 kgfm, que faz dela a mais potente do segmento. Apesar disso, ela também é a mais pesada, com 1.650 kg, contra os 1.310 kg da Montana de topo. Isso prejudica o desempenho e o consumo, mesmo que o câmbio de seis marchas faça um bom trabalho para equilibrar estes quesitos.
Em nossos testes, feitos com gasolina, a Toro foi de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, longe de ser ruim para uma picape de mais de 1,6 tonelada, mas pior que a Montana, que realizou a prova em 9,9 segundos.
O consumo também é satisfatório, apesar de pior que o da rival da GM. A Toro fez 9,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, contra os 11,3 km/l e 14,9 km/l, respectivamente, na Montana.
Dirigir a Fiat Toro é como dirigir um SUV, já que, mesmo vazia, ela não pula como picapes maiores ou menores. Um dos responsáveis por isso é o conjunto de suspensão, com McPherson na dianteira e multilink na traseira, esta última que alia robustez, conforto e estabilidade. Não à toa, a Toro vai muito bem em curvas e tem estabilidade exemplar.
A suspensão absorve muito bem as irregularidades do solo, seja ele de asfalto ou terra, sem dar qualquer pancada mais seca, mas sem deixar que a picape seja molenga. Já a direção tem um peso bom para um carro de 1,6 tonelada, mas que, ainda assim, permite que ela seja ágil quando necessário.
Veredicto
Para o público comum, que quer uma picape apenas para estar na moda, a Toro Endurance certamente sofrerá com a chegada da Montana. Ela é menos equipada e tem aparência despojada demais para quem não deseja mostrar ao vizinho que levou para casa uma versão de entrada. Por outro lado, para quem realmente precisa de uma picape robusta e com bons espaço e capacidade de carga, a Toro se mostra muito superior à Montana. Resta entender de qual lado você está.
Galeria de imagens
Teste Quatro Rodas – Fiat Toro Endurance
Aceleração
0 a 100 km/h: 10,9 s
0 a 1.000 m: 32,2 s – 161,78 km/h
Velocidade máxima: n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,8 s
D 60 a 100 km/h: 6,3 s
D 80 a 120 km/h: 8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15,4/27,5/63,9 m
Consumo
Urbano: 9,3 km/l
Rodoviário: 12,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 41,6/70 dBA
80/120 km/h: 64,5/74,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 1.900 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 146.990
Ficha Técnica – Fiat Toro Endurance
Motor: flex, diant., transv. 4 cil., turbo, injeção direta, 16V, 1.332 cm³, 180/185cv entre 5.570 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.) e multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/65 R16
Peso: 1.650 kg
Dimensões: compr., 494,5 cm; larg., 184,5 cm; alt., 173; entre-eixos, 299 cm; caçamba, 937 l, 750 kg; tanque de combustível, 55 l; alt. livre 24,8 cm