Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Citroën Ami é elétrico mais barato que Renault Kwid e dispensa CNH

Em versões de passageiros e de carga, pequeno elétrico é barato, fácil de dirigir e se apresenta como solução para pequenas distâncias

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 fev 2023, 19h36 - Publicado em 25 mar 2022, 17h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Carros são objetos lúdicos. Deve ser por isso que as pessoas sorriem ao se deparar com o Citroën Ami, um veículo cujas formas lembram um brinquedo infantil. Mês passado, lá estava ele entre diversos modelos elétricos e híbridos que a Stellantis reuniu para test-drive de jornalistas do mundo todo, os quais a empresa convidou para anunciar seu plano estratégico para os próximos anos.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Alinhado a Jeep Compass, Fiat 500, Opel Astra e Peugeot 3008, o Ami chamava atenção. O roteiro de seu test-drive era o mais curto, o que é justificável, afinal suas baterias de 5,5 kWh são capazes de garantir uma autonomia de apenas 70 km, segundo a fábrica, e havia 40 jornalistas convidados.

    O percurso ao redor do centro de eventos onde foi feita a apresentação da Stellantis, na cidade de Zaandam, na Holanda, tinha cerca de 3 quilômetros ida e volta, o que me obrigou a entrar na fila duas vezes.   

    Citroën AMI
    A abertura diferente permite que as portas sejam iguais (Divulgação/Quatro Rodas)

    O Ami é um carro urbano para o que se convencionou chamar de “última milha”, ou seja: pequenas distâncias que pessoas precisam percorrer para ir a lugares em que os meios de transporte tradicionais não chegam, por falta de espaço ou circulação proibida.

    Continua após a publicidade

    É o veículo ideal para serviços de delivery e carsharing. Na Europa, onde já é comercializado, ele é comparado a um scooter, dispensando carteira de motorista e pagamento para estacionar.

    A Citroën não tem planos de vender o Ami no Brasil. Por aqui, ele teria problemas para ser homologado como automóvel, assim como ocorreu com outro elétrico, o Renault Twizy.

    Citroën AMI
    Baterias de 5,5 kWh garantem autonomia de 70 km e levam três horas para serem carregadas (Divulgação/Quatro Rodas)

    Na Europa, o Ami é apresentado em duas versões: passeio e trabalho, com preço ao redor de 7.000 euros, cerca de R$ 42.000. A versão de passageiros tem dois lugares e a comercial traz apenas o banco do motorista e, ao lado, um baú de 260 litros (no porta-malas do VW Up! cabem 285 litros). A capacidade de carga, segundo a fábrica, é de 140 kg.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    O Ami mede 2,41 m de comprimento, por 1,39 m de largura e 1,52 m de altura e pesa apenas 485 kg. Esse peso-pena é graças à sua carroceria de plástico ABS, azulado para não precisar de pintura, e o chassi tubular (tubos de perfil quadrado com cerca de 2 cm de diâmetro, que ficam expostos em algumas partes).

    Tudo foi pensado para reduzir peso (em favor da eficiência energética) e custos de produção. Por isso, as peças da dianteira e da traseira da carroceria são iguais. Só mudam as luzes.

    Citroën AMI
    Plugue fica na coluna da porta (Divulgação/Quatro Rodas)

    Até as portas foram feitas pelos mesmos moldes. Assim, enquanto a do motorista é do tipo suicida, com abertura dianteira, a do passageiro é do tipo convencional, com abertura traseira. Na versão comercial, a porta do passageiro dá acesso ao baú de carga. 

    A bordo, não há ar-condicionado (só aquecimento), sistema de som e nem airbags. O volante não tem ajuste nem de altura nem de profundidade. Os vidros são basculantes e os puxadores das portas usam tiras de tecido. O painel de cristal líquido exibe o essencial: velocidade, marcha usada, reserva de energia.

    Continua após a publicidade

    Há vários compartimentos à frente do painel que juntos somam 63 litros de capacidade. O teto é de vidro, sem tela para barrar a luz em dias ensolarados.

    Citroën AMI
    Interior simples: sem airbags, mas cheio de porta-objetos (Divulgação/Quatro Rodas)

    Dirigir o Ami é uma experiência curiosa. A posição do motorista se assemelha à de um carro comum. Mas o câmbio, com uma marcha à frente e uma ré, é acionado por teclas, localizadas ao lado do assento do motorista. A direção não tem assistência, mas não faz falta, porque o carro é leve.

    E o sistema de freios também dispensa assistência, mas conta com regeneração de energia. A suspensão é dura. Os pneus 155/65 R14, porém, ajudam a tornar as viagens mais confortáveis.

    Seu pequeno motor de 6 kW (8,15 cv) se esforça bastante, como se pode notar pelo seu nível de ruído a bordo, quando se pisa fundo no acelerador. Quem diz que carro elétrico é silencioso é porque sempre viajou em cabines com isolamento acústico eficiente de modelos mais caros, recurso inexistente no Ami.

    Continua após a publicidade
    Citroën AMI
    Na Europa pode ser dirigido sem carteira de motorista (Divulgação/Quatro Rodas)

    Apesar do esforço e do barulho, a velocidade máxima é de 45 km/h, o que aconselha o motorista a não se aventurar em avenidas de grande movimento.    

    O motor de corrente contínua fica instalado na dianteira, entre as rodas de tração. E as baterias de íons de lítio podem ser recarregadas em uma tomada doméstica comum. Segundo a fábrica, em uma tensão de 220 volts, a recarga leva três horas.

    O Ami é simpático até no nome, que vem do Citroën Ami 6, um modelo lançado em 1961, e que quer dizer “amigo”, em francês. 

    Veredicto

    É uma solução para pequenas distâncias, na cidade, com conforto e segurança superiores aos de um scooter.

    Continua após a publicidade

    Ficha Técnica – Citroën Ami

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.