Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Astra com plataforma francesa é híbrido, tem 225 cv e faz mais de 50 km/l

Novo Astra chega no início de 2022 na Europa com a mesma plataforma do Peugeot 308 e sendo a última geração que ainda há a existência do motor a combustão

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jul 2021, 20h59 - Publicado em 12 jul 2021, 20h56

Opel Astra

Hatchs médios já foram os queridinhos no Brasil, mas a onda dos SUVs praticamente engoliu a categoria. Porém na Europa o segmento segue firme e forte e irá ganhar no início de 2022 um novo representante de peso.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O novo Opel Astra estreia em sua sexta geração e é tecnicamente um misto de Opel Corsa e de Peugeot 308. O hatch se alinha agora as recentes diretrizes tecnológicas e mecânicas do grupo Stellantis. O Astra já tem mais de 30 anos de história e a nova geração é a primeira construída sobre a plataforma modular EMP2, a mesma do 308. 

O hatch ostenta uma frente onde os faróis e a grade estão unidos por uma faixa negra contínua que parece um pouco a máscara de Zorro. Sua linha de cintura lhe confere um aspeto mais robusto e, de certa forma, premium.

Opel Astra
(Divulgação/Opel)

E as rodas maiores e a larga coluna C fazem o novo Astra parecer um carro maior do que o antecessor. Mas, com 4,37 metros, dispõe apenas de mais 4 mm de comprimento e também uma distância entre-eixos que é apenas marginalmente maior. A largura teve um incremento e possibilitou um aumento na capacidade do porta-malas de 370 para 422 litros.

Opel Astra
(Divulgação/Opel)

Oferta de motores limitada

Há pouco tempo soubemos que a Opel só irá fabricar automóveis elétricos a partir de 2028. Ou seja, não daqui a uma eternidade de tempo, não num futuro difícil de antecipar, mas seis anos e meio depois do lançamento deste modelo, que é um tempo de vida mais do que razoável para esta ou qualquer nova geração de um automóvel.

Quer dizer que este será o último dos Opel a dispor de uma gama de motorizações a gasolina, diesel e híbridos plug-in e que, a partir de então, o carro se irá poder mover unicamente “a pilhas”. No caso deste novo Astra, a sua versão 100% elétrica surge no princípio de 2023.

Percebe-se, por isso, que não haja grande investimento dos responsáveis da Opel em motorizações térmicas com prazo de validade demasiado curto e isso explica porque razão apenas haverá unidades de três cilindros a gasolina de 1.2 litros (com 110 e 130 cv) na oferta a gasolina (nem o atual 1.4 de 145 cv continuará em funções), o que será manifestamente escasso para combater na faixa alta da gama o que propõem rivais de peso como o VW Golf e o Ford Focus (ST).

Nada de versões OPC, portanto, caixa automática só de conversor de binário de 8 velocidades, nem sinais de tração 4×4 nem de amortecedores eletrônicos variáveis, que “nem” o primogénito 308 teve direito.

Continua após a publicidade
Opel Astra
(Divulgação/Opel)

O motor a diesel de 4 cilindros e 1.5 litros que conhecemos bem nos Peugeot e Opel (entre outros) de hoje vai manter-se em funções porque ainda haverá alguma procura no mercado europeu, unicamente com 130 cv e duas opções de transmissão: manual de seis ou automática de oito velocidades.

Híbridos plug-in protagonistas

Mas a aposta da Opel em termos de eficiência energética está, naturalmente, centrada nos híbridos plug-in, que juntam o conhecido motor de 1.6 litros e 150 ou 180 cv a um motor elétrico no eixo dianteiro, com potência de 110 cv para dois níveis de rendimento máximo, de 180 e 225 cv.

O consumo de gasolina será de cerca de 50 km/l e portanto uma autonomia de 2.000 km, pois o tanque de combustível tem capacidade de 40 litros.

Continua após a publicidade

O interior é muito “clean”, com muito menos comandos físicos do que na anterior geração, ainda assim os mais importantes para um mais rápido acesso direto por parte dos utilizadores.

Opel Astra
(Divulgação/Opel)

O painel de isntrumentos é digital e configurável, tal como a central multimídia, estando ambos harmoniosamente integrados na mesma tela e direcionados para o condutor. 

Entre as novidades tecnológicas, o sistema de LEDs Matrix com 84 diodos emissores de luz em cada farol, piloto automático adaptativo, head-up display e câmera de 360º. 

Continua após a publicidade

Os engenheiros da Stellantis têm particular orgulho nos bancos que dizem ser especialmente confortáveis e que podem ser regulados eletricamente e dispor de funções de massagem e de refrigeração.

Opel Astra
(Divulgação/Opel)

Ainda não há qualquer informação sobre preços do Astra VI mas não andaremos muito longe da verdade se estimarmos um preço de entrada na ordem dos 25.000 euros para a versão de entrada (1.2 turbo, 110 cv, caixa manual) e de 30.000 para o mais acessível dos híbridos plug-in.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Continua após a publicidade

Capa de QUATRO RODAS 746

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.