Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Audi A3 Cabriolet

Antes baseado na versão hatch, o modelo agora tem linhas mais próximas às da carroceria sedã

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 8 nov 2016, 17h51 - Publicado em 13 nov 2014, 19h01
impressoes

A geração anterior do Audi A3 Cabriolet, criada a partir do hatch, nem sequer foi trazida para o Brasil. Não tem problema: a nova geração, baseada no sedã e já à venda no país, está muito mais atual, bonita e cheia de charme – e, claro, mais espaçosa, principalmente no porta-malas.

Ela é oferecida com uma única configuração mecânica: motor quatro cilindros 1.8 turbo de 180 cv e câmbio de sete marchas e dupla embreagem. O 1.8 é alimentado por um sistema duplo de injeção de gasolina, um diretamente nas câmaras de combustão e outro convencional, no coletor de admissão. A explicação, segundo a Audi, é que em rotações médias, constantes e com baixa carga de exigência de aceleração (como uma viagem a 120 km/h, por exemplo), o sistema indireto se mostra mais eficiente que o direto quanto a consumo e emissões de poluentes.

Testado na pista, o conversível, de fato, mostrou apetite moderado, apesar do fôlego de esportivo nas provas dinâmicas.

Na cabine, o bom nível de acabamento torna o convívio prazeroso, mas prepare-se para fazer um investimento extra (além do valor de base, R$ 159 800) para ter um modelo tão completo quanto a versão cedida pela Audi. O sistema multimídia MMI Plus é o único opcional, de R$ 9 900. Ele é um dos grandes destaques, pois acrescenta GPS com gráficos 3D e um seletor giratório de funções no console cuja superfície é sensível ao toque. Para introduzir um endereço, por exemplo, basta desenhar cada letra sobre ela, como se estivesse escrevendo com a ponta do dedo.

Continua após a publicidade

O acionamento da capota de tecido com estrutura de magnésio também é feito a partir de botões no console. Em apenas 18 segundos ela abre ou fecha completamente e pode ser ativada a até 50 km/h. Recolhida, salta aos olhos a moldura de metal com acabamento fosco que contorna toda a linha de cintura e emoldura o para-brisa.

Agora imitando as linhas de um sedã, o A3 conversível remete ao irmão maior e mais caro, o A5 Cabriolet.

VEREDICTO

O lançamento cobra caro pelo charme da capota conversível. São exatos R$ 25.180 a mais que o A3 sedã.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.