Volks testa Golf no Brasil mas quem vem é Taos híbrido, novo Virtus e Polo
Com fuzuê causado em sua aparição, novo Golf está no Brasil apenas para garantir que outros modelos da Volkswagen sejam eletrificados
Na semana passada, saudosistas se comoveram quando um Volkswagen Golf de oitava geração foi visto em testes no Brasil. Os boatos de que o icônico hatch faria seu retorno triunfal logo se espalharam, mas a realidade — ainda que interessante — não é tão legal para os fãs do modelo.
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O Golf Mk8 da foto se trata de uma versão híbrida leve, com motor 1.5 turbo, que é uma evolução dos 1.4 utilizados no Brasil. Faz algum tempo que esta unidade do Golf MHEV está no Brasil, inclusive. Mas, com o insucesso do Golf GTE, não é ousadia apostar que sua função aqui é outra.
Na verdade, o hatch serve de “cobaia” para a equipe de calibração de motores da Volkswagen, segundo informação do Overboost BR. A ideia seria ajustar o referido trem-de-força a outros modelos como o Taos, que aparece cortado na imagem e possivelmente tem o mesmo 1.5 instalado. Os novos motores TSI serão eventualmente estendidos à toda linha VW no Brasil dentro de quatro anos, disse a página.
Curiosamente, os 1.5 MHEV estrearão bem antes disso no Brasil: informações de QUATRO RODAS indicam que a Audi usará, já em 2022, esse conjunto no país. A fabricante requintada do grupo Volkswagen pretende usá-lo na próxima linha do Audi A3, compacto ou sedã.
Virtus e Polo a caminho
Enquanto isso, a VW segue trabalhando intensamente em dois modelos já confirmados e com chegada próxima. Tanto que um pelotão de testes da marca foi registrado pelo leitor Marcos Sá, próximo a Campos do Jordão (SP).
Um dos protótipos é o do novo Virtus, levemente reestilizado, que deve ser lançado nos próximos meses. Ainda que não se espere mudanças na motorização, o modelo trará dianteira mais distanciada do Polo, se apoiando no Nivus para renovar seu visual. O SUV cupê cederá elementos da dianteira como os faróis principais, ao passo que, na traseira, haverá máscara negra sobre as lanternas.
Já o Polo em si, também visto no comboio, pertence à linha 2023, que terá poucas mudanças, como se vê na traseira que preserva a maioria dos detalhes atuais.