Ora 03 será primeiro carro elétrico da GWM fabricado no Brasil
Rival do BYD Dolphin será o terceiro carro da GWM com produção nacional, na fábrica que antes pertencia à Mercedes-Benz
A fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) já tem data para iniciar sua produção: será em 1° de maio de 2024, com uma inédita picape média híbrida flex da linha Poer. Ela terá motor 2.0 turbo flex e dois motores elétricos para garantir a tração 4×4. Depois a unidade começará a fabricar um SUV com a mesma mecânica. O terceiro modelo, porém, será o elétrico ORA 03.
O GWM Ora 03 está em pré-venda no Brasil há menos de duas semanas. Custa a partir de R$ 150.000 e pode ser reservado por meio do Mercado Livre com o pagamento de um sinal de R$ 9.000. As primeiras unidades só serão entregues aos compradores brasileiros em dezembro. A expectativa, porém, é alta.
O tamanho, a variedade de cores para a carroceria e acabamento interno e os faróis redondos aproximam o Ora 03 do Mini Cooper. Por acaso, a nova geração do Mini Cooper usa a mesma plataforma dele, graças a uma parceria entre a BMW e a GWM. E o compacto elétrico chegará bem no momento em que os carros elétricos começam a ganhar espaço no Brasil.
É apostando no volume de vendas que a GWM terá o Ora 03 como seu primeiro carro elétrico fabricado no Brasil. E poderá ser exportado a partir do Brasil, também: o plano da Great Wall é usar a fábrica de Iracemápolis para abastecer outros países vizinhos com todos os modelos que serão feitos ali. A fábrica com comprada da Mercedes com capacidade para produzir 20.000 carros por ano, mas os chineses almejam expandir em cinco vezes esse número, para 100.000 carros/ano.
Como é o Ora 03?
Com preço inicial de R$ 150.000, o hatch elétrico da GWM é rival direto do BYD Dolphin e de outros carros elétricos, como o Renault Kwid E-Tech e o Caoa Chery iCar. Mas entre todos nessa faixa de preço é o mais potente e equipado.
O Ora 03 Skin, de entrada, já tem o motor elétrico dianteiro de 171 cv e 25,5 kgfm, que leva o compacto de 0 a 100 km/h em 8,2 s. Mas sua bateria de 48 kWh é suficiente para rodar 300 km em ciclo combinado (WLTP). Já o Ora 03 GT tem bateria de 63 kWh e alcance de 400 km nas mesmas condições, e custa R$ 184.000.
Na versão Skin, o elétrico já tem 20,5″ de telas flutuantes que servem como quadro de instrumentos digital e central multimídia — essa com Android Auto e Apple Carplay sem fio. O painel tem partes macias e estilizadas, com cores que seguem a cor do carro. Os faróis e lanternas são full-led (com farol alto automático), os retrovisores são elétricos (com rebatimento e setas) e as rodas são de 18”.
Mas a grande vantagem frente ao Dolphin está na segurança. O GWM tem sete airbags (contra seis do BYD), além de pacote de automação veicular, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, entre outros. O que é cobrado à parte é o teto solar panorâmico, que custa R$ 10.000. Confira os equipamentos das duas versões aqui.
O GWM Ora 03 tem entre-eixos 5 cm menor que o do Dolphin. As dimensões exatas são 4,23 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas tem apenas 228 litros de capacidade, bem menor que os 345 litros do BYD. Confira comparação entre os dois aqui.