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BYD convoca rivais para “demolir as grandes lendas”, mas GWM retruca

Rivais chinesas se empolgaram com o chamado da BYD, menos a Great Wall, que retrucou com questionamentos

Por João Vitor Ferreira
14 ago 2023, 18h55

A BYD fez uma proposta ousada para suas concorrentes chinesas: uma união para “demolir as grandes lendas” da indústria automotiva. A ideia pode até parecer boa, pensando que se trata de uma estratégia para todas as montadoras se unirem e colocarem a China no topo da indústria, porém o discurso não pegou bem para todos.

Para celebrar o ótimo momento de vendas da BYD, o CEO e fundador da montadora, Wang Chuanfu, fez um discurso e publicou um vídeo na rede social Weibo, muito famosa na China. O vídeo detalhava a história de diversas empresas automotivas chinesas, como FAW Group, Xpeng e Li Auto, sob o discurso de que as histórias são diferentes, mas que todas dividem a mesma direção.

Elétrico da GWM será rival direto do BYD Dolphin
Rivalidade entre as chinesas será vista no Brasil, quando a GWM começar a vender o Ora 03, concorrente direto do BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ao final do vídeo, o narrador ainda convocava todas as montadoras a se unirem para que “demolissem as velhas lendas e alcançassem novas marcas de classe mundial”. Em seu discurso, o CEO da BYD ainda acrescentou, dizendo que a hora das marcas chinesas chegou. “É uma necessidade emocional para 1,4 bilhão de chineses ver uma marca chinesa se tornando global.”, disse Chuanfu.

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Entre a grande maioria das rivais, a resposta foi positiva. “Sinto orgulho pela indústria automobilística da China! Devemos aprender com o sucesso da BYD”, respondeu o executivo chefe da Lio, William Li. Li Xiang, da Li Auto, também ficou empolgado com o discurso da rival: “Saudações à BYD! Vamos dar um sinal positivo para todos os participantes da nova era de energia!”

Novo BYD Seal, aprendtado no Braisl
Novo BYD Seal, apresentado no Braisl (Divulgação/BYD)

Porém, uma das maiores empresas do país asiático, não se interessou muito pela proposta e retrucou. “Em um momento tão crítico, como as montadoras chinesas podem ficar juntas?”, respondeu Wang Yuanli, diretor de tecnologia da GWM. “Se apenas falarmos sobre estar juntos, mas mantivermos nossa amargura em nossos corações, seria melhor lutar primeiro”, completou. Mais tarde, o executivo afirmou que estava usando uma criação de um editor da China’s Auto Business Review. 

 

A troca de farpas entre as duas gigantes não vem de agora. Em maio, a Great Wall apresentou um relatório aos órgãos reguladores da China, afirmando que dois carros híbridos da BYD não estavam dentro dos padrões de emissão. Em sua defesa, a BYD rejeitou as reclamações e disse que poderia tomar medidas legais contra a rival. 

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Muitas empresas se mostraram contentes com o discurso de união da BYD. A GWM não foi uma delas (Divulgação/GWM)

Atualmente, a BYD vive um momento excelente. A empresa não só se tornou a maior fabricante de toda a China em vendas totais, superando a Volkswagen, como também é a maior do mundo na produção de carros elétricos, passando a Tesla.

 

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