Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Honda City Hatch estreia no Brasil em 2022, mas já roda em testes

Sucessor do Honda Fit corrobora fontes e começa a se preparar para o lançamento brasileiro na virada do ano

Por Eduardo Passos
14 ago 2021, 06h00
Honda City Hatch flagrado na cidade paulista de Americana
Honda City Hatch flagrado na cidade paulista de Americana (Thiago G. Rodrigues/Quatro Rodas)

Se antes pairavam dúvidas quanto ao fim do Honda Fit, recentes flagras obtidos por QUATRO RODAS reforçam a informação de que o novo City Hatch se prepara para ser vendido no Brasil, substituindo o longevo monovolume. A poucos meses do seu lançamento, previsto para o começo de 2022, o modelo já começa a aparecer nas ruas brasileiras sem muito disfarce.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Um dos primeiros “contatos imediatos” com o modelo ocorreu na cidade paulista de Americana, onde o leitor Thiago Gomes Rodrigues teve a sorte de cruzar com um zebrado despretensioso e foi ágil nas fotos.

city hatch
(Divulgação/Honda)

Elas não deixam dúvida quanto à intimidade do mascarado, lançado no mercado tailandês ao final de 2020. Dando pistas do que haverá no Brasil vale olhar para a Ásia, onde o City Hatchback é vendido em duas versões — uma delas híbrida, equipada com motor 1.5 e dois elétricos, como o novo Accord brasileiro.

Esse é o City Hatchback e:HEV, que atinge 109 cv e 25,5 kgfm movido pela dupla elétrica, já que o 1.5 de quatro cilindros não impulsiona o modelo, mas apenas recarrega as baterias quando necessário. A eficiência do sistema não exige mais do que seus impressionantes 28 km/l como prova de economia.

City hatch sedan 2022
Modelo foi lançado em novembro de 2020 na Tailândia, onde é chamado de City Hatchback (Divulgação/Honda)

O modelo que chegará ao Brasil num primeiro momento (se não em definitivo) é, na verdade, o City Hatch equipado apenas motor 1.5 aspirado; mas não o velho i-VTEC de 116 cv e 15,3 kgfm vendido no Brasil e usado para recarregar as bateria do híbrido.

Nessa nova unidade de 130 cv saem a injeção multiponto, o cabeçote com comando simples e variação na admissão e os tuchos mecânicos, dando lugar ao novo cabeçote com duplo comando de válvulas variável, tuchos hidráulicos e injeção direta flex usado no Fit europeu (Honda Jazz). O câmbio CVT com simulação de sete marchas seguirá o mesmo.

Continua após a publicidade
Motor 1.0 turbo ficará inicialmente restrito à Ásia
Motor 1.0 turbo ficará inicialmente restrito à Ásia (Divulgação/Honda)

Na Tailândia, o Honda City Hatchback é vendido nas versões S+, SV e RS, que custam entre os equivalentes a R$ 94.430 e R$ 118.000, respectivamente. A grande mudança em relação ao City sedã é no porta-malas, já que o entre-eixos e grande parte da mecânica é idêntica.

Enquanto todos cobiçam o segmentos de SUVs Honda vê oportunidades na briga dos hatches
Enquanto todos cobiçam o segmentos de SUVs Honda vê oportunidades na briga dos hatches (Thiago G. Rodrigues/Quatro Rodas)

Bem equipado e sonhando em ser um hot hatch, o City caçula também oferece pacote de estética esportiva opcional. Seus itens de série fazem jus à filosofia da Honda, sempre valorizando a ação humana sobre a máquina. Portanto a tecnologia é bem aproveitada em itens de segurança e automação veicular, mas sem que o modelo seja repleto de telas e conectividade.

Continua após a publicidade
City hatch sedan 2022
Sistema Ultra Seat permite transportar cargas maiores dentro do carro (Divulgação/Honda)

Ainda que a escassez de matérias-primas torne qualquer previsão mais especulativa do que nunca, a Honda deverá lançar o City Hatch ainda no primeiro trimestre de 2022, poucos meses após a chegada da nova geração do sedã compacto.

No primeiro momento a dupla usará apenas o motor 1.5 aspirado — questão de tempo e confiança para que o 1.0 turbo usado na Tailândia, com 122 cv também seja usado no Brasil em versão flex.

Cabine tem espaço de sedã e estilo mais ousado que a média
Cabine tem espaço de sedã e estilo mais ousado que a média (Divulgação/Honda)

A estratégia servirá para manter o Hatch na briga contra semelhantes e SUVs compactos, enquanto o sedã compete contra Fiat Cronos, Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20s e Volkswagen Virtus, entre outros.

Quase simultaneamente o novo Honda Civic será importado do Canadá com um 1.5 turbo de 182 cv — em versão única e bem posicionado entre City e Accord o icônico modelo buscará se reabilitar no derby contra o Toyota Corolla e outros sedãs médios, cada vez mais à frente.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.