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Novo Honda Accord estreia no Brasil híbrido e sem câmbio por R$ 300.000

Sedã grande troca motor 2.0 turbo de 256 cv por mecânica híbrida com três motores e que, no máximo, entrega 184 cv

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 ago 2021, 14h40 - Publicado em 13 ago 2021, 14h39
Honda Accord Híbrido ehev 2022
Accord está trocando um baida motor turbo por três, sendo dois deles elétricos (Divulgação/Honda)

Anunciado para o Brasil em abril, o novo Honda Accord começa a chegar às lojas brasileiras agora. Além de ter recebido uma leve atualização visual, o sedã passa a ser vendido apenas em versão híbrida por R$ 299.990 – mais caro que um Volvo XC40 híbrido. Atrasou: a previsão de lançamento era junho.

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O Accord Touring e:HEV é o primeiro de três híbridos que a marca japonesa pretende lançar até 2023 – e que estão prometidos há pelo menos dois anos. Os modelos seguintes seriam o CR-V e a nova geração do Civic com variações da mesma tecnologia híbrida.

Honda Accord Híbrido ehev 2022
Sedã recebeu pequenas alterações visuais (Divulgação/Honda)

Na verdade, trata-se de um dos sistemas híbridos mais engenhosos do Brasil. Ele combina com três motores para entregar a potência máxima de 184 cv e consumo de até 17,6 km/l de acordo com a fabricante. Contudo, chega para substituir o excelente conjunto formado pelo motor 2.0 turbo de 256 cv e câmbio automático de 10 marchas.

Honda Accord Híbrido ehev 2022
(Divulgação/Honda)

A lógica do sistema e:HEV é permitir que cada um dos motores atue da forma mais eficiente. Não à toa, quem traciona o carro a maior parte do tempo é um motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque.

O outro motor elétrico atua apenas como gerador de energia e está diretamente conectado ao motor a gasolina, que o faz trabalhar gerando eletricidade quando o motor de tração exige mais energia.

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Componentes do sistema e hev
Os componentes-chave do sistema híbrido (Reprodução/Honda)

Isso porque, por mais que a tração seja elétrica, a bateria é tão pequena quanto a de um híbrido convencional como o Toyota Prius: tem apenas 1,3 kw/h, o suficiente para algo entre 1 ou 2 km de autonomia. O lado bom é que as baterias não aumentam tanto o peso nem roubam espaço dos passageiros.

O motor a combustão está longe de ser o mais potente. Trata-se de um 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e naturalmente aspirado que entrega até 145 cv (a 6.200 rpm) e 17,8 kgfm (a 3.500 giros). Mesmo assim, é ele quem faz o Accord alcançar sua velocidade máxima. 

Honda Accord Híbrido ehev 2022
Motor 2.0 Atkinson gera 145 cv (Divulgação/Honda)

Isso porque, em velocidades de cruzeiro mais altas (acima dos 110 km/h) o motor 2.0 passa a atuar sozinho sem qualquer impulso extra dos motores elétricos. E faz isso sem ter qualquer mudança de marcha: há uma conexão direta, por meio de uma embreagem acionada automaticamente, que o conecta diretamente ao diferencial em relação bem longa de 0,80:1, equivalente, por exemplo, a uma quinta marcha dos Volkswagen com câmbio manual.

A intenção é usar o motor a gasolina apenas em seu regime mais eficiente, sem depender de um gerenciamento mais complexo que combine seu impulso com o impulso do motor elétrico em qualquer velocidade, como acontece em outros híbridos.

Momentos de uso
Gráfico mostra como os modos de atuação dos motores mudam de acordo com as condições (Reprodução/Honda)

Se precisar de mais força, o motor elétrico mais potente pode ajudar. Contudo, esse é um regime de alta rotação, que gasta muito mais energia e, por isso, usar o motor a gasolina em velocidades mais altas é tão importante.

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A Honda, porém, não divulga a potência combinada do conjunto nessas condições aqui no Brasil “por questão de padrões”, mas nos Estados Unidos declaram 215 cv.

No fim, o que parecia ser tão complexo na verdade é até simples, como a história do ovo de colombo.

Com ou sem câmbio?

Os dois motores elétricos, bem como a embreagem de acoplamento do motor 2.0, ficam dentro do chamado e-CVT. Seria algo como o câmbio do Accord, por mais que ele nunca troque de marcha e apenas alterne entre os motores.

Honda Accord Híbrido ehev 2022
(Divulgação/Honda)

Mas essa combinação é especialmente importante nas desacelerações. Mesmo nas condições em que o motor a gasolina trabalha sozinho, os motores elétricos (ambos estão instalados no mesmo eixo) entrarão em ação ao aliviar o pé do acelerador para gerar resistência – que nada mais é do que a atuação do sistema de regeneração de energia.

Honda Accord Híbrido ehev 2022
(Divulgação/Honda)

Há três modos de atuação da regeneração, Normal, Eco e Sport, variando a intensidade dessa espécie de freio motor e também a aceleração. Na falta de marchas para trocar (e eram 10 no Accord, lembre-se), há borboletas atrás do volante só para ajustar a intensidade da regeneração de energia.

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A ideia é otimizar a regeneração ao máximo para evitar o uso dos freios. De toda forma, o sistema de freios tem servofreio elétrico, como em carros elétricos.

Honda Accord Híbrido ehev 2022
(Divulgação/Honda)

Com toda essa parafernália eletrônica comandada pela unidade de controle de energia (PCU), o Accord híbrido consegue uma eficiência térmica acima dos 40%, 4% melhor que a do motor 2.0 turbo aposentado. A eficiência energética melhora de 2,15 para 1,20 MJ/km.

De acordo com os números de consumo do Inmetro, o Accord E:HEV faz 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.

Em nosso último teste de pista, o Accord turbo conseguiu média urbana de 9,7 km/l e rodoviária de 14,9 km/l.

Como reconhecer o Accord híbrido nas ruas?

Honda Accord Híbrido ehev 2022
(Divulgação/Honda)

Pelo preço, será figura rara como o Accord turbo também era. Mas a versão híbrida chega com uma leve reestilização que contempla novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED, além de novas rodas de 17 polegadas (uma medida modesta para o carro que é) com acabamento escurecido.

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Honda Accord Híbrido ehev 2022
(Divulgação/Honda)

Atrás. há novo acabamento na base do para-choque e o logo e:HEV. O fundo azul nos logotipos da Honda também identifica a versão híbrida.

Honda Accord Híbrido ehev 2022
(Divulgação/Honda)

Por dentro, agora tem central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e ainda carregador por indução no console centralmais potente, com 15 Watts. Atrás, agora tem duas portas USB. O quadro de instrumentos tem novas funções para exibir a operação do sistema híbrido.

Honda Accord Híbrido ehev 2022
(Divulgação/Honda)

Na segurança, agora o Accord ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão, e o assistente de permanência em faixa está mais preciso.

O sedã segue dotado de piloto automático adaptativo, alerta de colisão, frenagem de emergência e oito airbags.

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