VW ID.4 GTX é elétrico esportivo com 295 cv mais rápido que Golf GTI
O SUV ganhou um novo motor no eixo dianteiro que aumentou a potência em 94 cv o tornando capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos
Enquanto o Volkswagen ID.4 não desembarca por aqui, afinal o elétrico é o primeiro modelo da linha de veículos sustentáveis cotado para vir ao Brasil, podemos nos contentar com a apresentação do SUV em sua versão esportiva: a GTX. O modelo inaugura a divisão de carros elétricos esportivos da Volkswagen.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O lançamento com tração integral ganhou um novo motor dianteiro que rende 94 cv e somado ao propulsor elétrico traseiro de 201 cv chega a uma potência total de 295 cv. O suficiente para sair da inércia e chegar aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos. É mais rápido que o Golf GTI.
Como efeito de comparação o VW ID4 “tradicional” conta com 201 cv de potência e atingi os 100 km/h em 8,5 segundos.
O modelo GTX tem o mesmo tamanho de bateria: 82 kWh, sendo 77 kWh de energia utilizável. Devido aos dois motores, sua autonomia é um pouco menor que a versão padrão chegando a 480 km. Em uma estação de carga rápida, o ID.4 pode carregar até 125 kW, o que corresponde a cerca de 300 km, em 30 minutos.
Design esportivo
A carroceria do GTX pode ser personalizável em duas cores, mas o spoiler sairá de fábrica sempre em preto. Os para-choques foram redesenhados e ficaram mais pronunciados para conferir uma aparência mais esportiva. O GTX recebe ainda faróis IQ.Light LED Matrix e rodas de liga leve aro 20.
A esportividade também invade a cabine que troca as cores claras das versões normais pelos tons escuros – que historicamente revestem o interior dos esportivos. A parte superior do quadro de instrumentos e os apliques das portas em couro trazem um azul escuro e há também costuras vermelhas nos bancos que também apresentam a inscrição GTX – que ainda está no volante e nas soleiras das portas.
O interior ainda conta de série com um sistema de iluminação de 30 cores, volante com aquecimento, painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas e a central multimídia de 10 polegadas com conexão com Apple Car Play e Android Auto.
O pacote esportivo opcional baixa a carroceria 15 mm e inclui direção progressiva mais esportiva. O pacote Sports Plus adiciona ainda amortecedores adaptativos DCC.
Os preços dos EUA e do Reino Unido para o ID.4 GTX não foram revelados, mas na Alemanha ele custará cerca de 50.415 euros – o equivalente a R$ 332.320. A data do lançamento oficial também não foi confirmada.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.