Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Fox ganha motor 1.0 de três cilindros

Conjunto também vai equipar o compacto Up

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h31 - Publicado em 26 jun 2013, 19h13
fabricantes

O compacto Up deve estrear no Brasil apenas no fim do ano, mas se você não quiser esperar até lá já pode conhecer seu motor. Isso porque o conjunto 1.0 de três cilindros da família EA211 é a grande novidade do Fox Bluemotion 2014.

Produzido em São Carlos (mesmo local onde será feito o Up), o motor tem posição transversal e entrega 82 cv a 6.250 rpm se abastecido com etanol e 75 cv na mesma rotação com gasolina, com torque máximo de até 10,4 mkgf (com etanol) a partir das 3.000 rpm. A Volkswagen diz que o motor tem cilindros com maior diâmetro, melhorando o enchimento da câmara de combustão. Combinado a isso a engenharia resolveu colocar a vela de ignição em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, resultando em melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência da queima da mistura ar-combustível.

Já as bielas são 20% mais leves que as convencionais, enquanto o virabrequim tem menor quantidade de contrapesos e diâmetro dos mancais principais reduzido. Com quatro válvulas por cilindro e acionamento por balancins roletados, o motor tem comando de válvulas variável e taxa de compressão de 11,5:1. Até o coletor de admissão é feito com um material de alta resistência e baixa rugosidade, melhorando o fluxo de ar. Além de todas as mudanças, o carro dispensa o famigerado tanquinho de partida a frio, uma vez que o processo é generenciado pela central eletrônica do motor.

fox2.jpeg
Continua após a publicidade

O Fox Bluemotion 2014 será oferecido nas carrocerias de duas ou quatro portas. Em relação ao Fox convencional, ele tem transmissões com relações alongadas em até 10%, grade frontal com desenho exclusivo, pneus de baixa resistência ao rolamento com maior calibragem e calotas redesenhadas para minimizar o arrasto aerodinâmico. A direção tem assistência eletro-hidráulica, que segundo a VW reduz o consumo em até 3% frente ao modelo 1.0 normal.

De acordo com dados fornecidos pela VW, o Fox Bluemotion acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e chega aos 166 km/h se abastecido com etanol, números que caem para 13,2 segundos e 167 km/h com gasolina. A lista de equipamentos de série inclui airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, computador de bordo, chave canivete e aviso indicativo para troca de marcha, orientando o condutor a aumentar ou reduzir a marcha com foco na economia de combustível.

O modelo será oferecido por 32.590 reais com duas portas e 34.090 reais com quatro portas, diferença de 750 reais para as mesmas versões do Fox com motor de quatro cilindros, que continuará sendo oferecido pela VW.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.