O compacto Up deve estrear no Brasil apenas no fim do ano, mas se você não quiser esperar até lá já pode conhecer seu motor. Isso porque o conjunto 1.0 de três cilindros da família EA211 é a grande novidade do Fox Bluemotion 2014.
Produzido em São Carlos (mesmo local onde será feito o Up), o motor tem posição transversal e entrega 82 cv a 6.250 rpm se abastecido com etanol e 75 cv na mesma rotação com gasolina, com torque máximo de até 10,4 mkgf (com etanol) a partir das 3.000 rpm. A Volkswagen diz que o motor tem cilindros com maior diâmetro, melhorando o enchimento da câmara de combustão. Combinado a isso a engenharia resolveu colocar a vela de ignição em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, resultando em melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência da queima da mistura ar-combustível.
Já as bielas são 20% mais leves que as convencionais, enquanto o virabrequim tem menor quantidade de contrapesos e diâmetro dos mancais principais reduzido. Com quatro válvulas por cilindro e acionamento por balancins roletados, o motor tem comando de válvulas variável e taxa de compressão de 11,5:1. Até o coletor de admissão é feito com um material de alta resistência e baixa rugosidade, melhorando o fluxo de ar. Além de todas as mudanças, o carro dispensa o famigerado tanquinho de partida a frio, uma vez que o processo é generenciado pela central eletrônica do motor.
O Fox Bluemotion 2014 será oferecido nas carrocerias de duas ou quatro portas. Em relação ao Fox convencional, ele tem transmissões com relações alongadas em até 10%, grade frontal com desenho exclusivo, pneus de baixa resistência ao rolamento com maior calibragem e calotas redesenhadas para minimizar o arrasto aerodinâmico. A direção tem assistência eletro-hidráulica, que segundo a VW reduz o consumo em até 3% frente ao modelo 1.0 normal.
De acordo com dados fornecidos pela VW, o Fox Bluemotion acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e chega aos 166 km/h se abastecido com etanol, números que caem para 13,2 segundos e 167 km/h com gasolina. A lista de equipamentos de série inclui airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, computador de bordo, chave canivete e aviso indicativo para troca de marcha, orientando o condutor a aumentar ou reduzir a marcha com foco na economia de combustível.
O modelo será oferecido por 32.590 reais com duas portas e 34.090 reais com quatro portas, diferença de 750 reais para as mesmas versões do Fox com motor de quatro cilindros, que continuará sendo oferecido pela VW.