Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW fará CUV do Polo em São Bernardo; SUV abaixo do T-Cross será em Taubaté

Fábricas da marca já passam por mudanças para receber os novos modelos, que chegam ao mercado em 2020 para ficar abaixo do T-Cross

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 mar 2019, 19h31 - Publicado em 20 mar 2019, 11h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Polo
    Polo é de ponto de partida para dois novos projetos de aventureiros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Volkswagen T-Cross, que chega às concessionárias no final deste mês, é apenas o primeiro de três modelos que a fabricante terá para concorrer com SUVs compactos no Brasil.

    Publicidade

    Essa aposta tardia, porém audaciosa, exigirá que a Volks terá que faça mudanças em algumas de suas fábricas brasileiras.

    Publicidade

    A peça chave dessa nova fase da Volks é a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que hoje opera perto de seu limite com a produção de Saveiro, Polo e Virtus.

    Continua após a publicidade

    Mesmo assim a unidade terá 15 dias de férias coletivas para seus 4,5 mil funcionários a partir do dia 25 próximo, conforme publicado originalmente pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmado por QUATRO RODAS junto ao sindicato dos metalúrgicos local.

    Publicidade

    O motivo? A unidade passará a produzir um quarto modelo a partir de 2020.

    T-Track manterá o entre-eixos do Polo (Du Oliveira/Quatro Rodas)

    Esse carro é o chamado CUV A0, uma espécie de Polo aventureiro. Esqueça algo como o antigo CrossPolo europeu, pois será algo além disso.

    Publicidade

    Estará para o Polo assim como o Honda Fit está para o WR-V: carros com boa parte da carroceria diferente que, no fundo, são o mesmo carro.

    O modelo terá algumas mudanças na lataria, principalmente na traseira. O objetivo é ir além de colocar enfeites no Polo para conquistar o público jovem, algo que o CrossFox fez muito bem até seis anos atrás, antes de sair da moda.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Deve ser posicionado numa faixa entre R$ 60 mil e R$ 75 mil.

    Produzir este novo carro tem um preço para a fábrica de São Bernardo, que terá que abrir mão de algumas das versões do Polo que produz hoje.

    Publicidade

    Essas novas versões, que contemplam até mesmo a primeira atualização do Polo, serão transferidas para a fábrica de Taubaté (SP). Até mesmo o Polo GTS, que tem lançamento previsto para o segundo semestre, poderá ser fabricado por lá.

    Continua após a publicidade
    T-Track vai encarar os menores SUVs do mercado tendo o motor turbo como ponto forte (Du Oliveira/Quatro Rodas)

    A fábrica da Volks em Taubaté será a casa do terceiro carro planejado.

    Internamente conhecido como VWA0SUV e candidato a receber o nome definitivo T-Track, será um SUV de verdade posicionado abaixo do T-Cross. Tem início de produção esperado para o fim de 2020.

    Continua após a publicidade

    Enquanto o T-Cross brasileiro mantém o longo entre-eixos do sedã Virtus, de 2,65 m, este novo SUV compacto terá o entre-eixos do Polo, de 2,56 m.

    Na prática, terá dimensões muito próximas ao Volkswagen T-Cross europeu, porém um pouco mais simples, como o Seat Arona. Sua faixa de preços deve ser intermediária entre o CUV e o T-Cross, R$ 70 mil a R$ 90 mil.

    Com este novo SUV a Volkswagen poderá competir de igual para igual em preços com as versões de entrada e intermediárias de Ford EcoSport, Nissan Kicks, Jeep Renegade, Citroën C4 Cactus e a nova geração do Chevrolet Tracker, por exemplo.

    Por isso, seu motor mais potente será o 1.0 TSI de 128 cv, com possibilidade de ser oferecido, também, com o 1.6 16V MSI de 117 cv. Ambos teriam opção de câmbio automático de seis marchas.

    Para o CUV, os mesmos conjuntos motrizes são cotados.

    Continua após a publicidade

    Após a publicação, a Volkswagen deu os seguintes posicionamentos:

    Sobre a fábrica de São Bernardo do Campo:
    “A Volkswagen do Brasil fará uma parada técnica de 12 dias, de 25/3 a 5/4, em sua unidade produtiva da Anchieta, para alterações em sua linha de montagem para a chegada de um novo produto. Os empregados ligados à fábrica ficarão em férias coletivas nesse período.”
    Sobre Taubaté:
    “A aprovação de um novo acordo coletivo com o sindicato local de Taubaté, votado em 20/02 pelos empregados, é um importante passo para a ampliação dos investimentos da Volkswagen no Brasil a partir de 2020 , após o ciclo de R$ 7 bilhões, já anunciados. A Empresa segue em negociação com seus demais parceiros de negócios visando a chegada de um novo modelo naquela unidade, utilizando a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança.”
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.