Volkswagen Up! ganha clone elétrico na China

Sem nenhum pudor, chineses fizeram uma cópia quase perfeita - e que custa 10% do valor do original

Weikerui V7 O clone tem faróis com projetor e leds

O clone tem faróis com projetor e leds (Divulgação/Quatro Rodas)

Você não deve conhecer Weikerui. Nós também não conhecíamos esta pequena fabricante chinesa até o lançamento do Weikerui V7, seu quinto modelo e que não passa de clone descarado do Volkswagen Up!. Na verdade, é um clone do e-Up!: o chinesinho é 100% elétrico e custa 10% do original.

Não seria possível fazer um jogo dos sete erros comparando o V7 com o Up!. As pequenas diferenças estão nas maçanetas e nos retrovisores. Até o logotipo da Weikerui lembra o da Volkswagen. Mas o V7 tem faróis que agradam os mais exigentes: tem projetores elípticos e leds embutidos.

Weikerui V7 Painel do clone tem espaço para central multimídia, mas excluiu as saídas de ar

Painel do clone tem espaço para central multimídia, mas excluiu as saídas de ar (Reprodução/ Car News China/Quatro Rodas)

O painel também tem parte pintada na cor da carroceria, mas o console central é diferente. Resolve o problema de falta de espaço para uma central multimídia deslocando o ar-condicionado para baixo. Só reze para não fazer calor: as saídas de ar no topo do console central sumiram.

O volante não é igual ao do Up!, mas imita aquele estreado pelo Golf e que hoje está espalhado por quase todos os modelos da Volks. E há dois pequenos botões logo à frente da alavanca de câmbio, um verde (partida?) e um vermelho (destruição?).

Não é difícil perceber a baixa qualidade construtiva olhando para as bordas das portas, dos para-choques e do capô. É um carro bastante simples, com baterias de chumbo (mais antigas que as de íon-lítio) armazenadas na frente do carro, onde iria o motor a gasolina.

Elas garantem uma otimista autonomia de 100 km para a versão LSEV, com motor de 9,7 cv e que precisa de 10 s para chegar aos 30 km/h – a velocidade máxima é de 40 km/h. Esta versão parte dos 20.000 yuan (R$ 9.000). 

Weikerui V7 Lanternas traseiras também tem leds

Lanternas traseiras também tem leds (Reprodução/ Car News China/Quatro Rodas)

Há uma configuração mais potente, com motor de 11,8 cv, que permite chegar aos 50 km/h. Contudo, precisa dos mesmos 10s para alcançar os 30 km/h. Sua bateria tem autonomia para 120 km que, assim como a versão inferior, precisa de 10 h para ser recarregada em tomada doméstica. O valor sobe para 25.000 yuan (R$ 11.200).

A versão mais sofisticada, chamada de EV, não teve informações divulgadas a não ser sua autonomia: 200 km. Seu preço é estimado em 35.000 yuan. Para efeito de comparação, o Volkswagen e-Up! é vendido na China por caros 268.800 yuan (R$ 120.000).

Weikerui V7 Repare na qualidade construtiva: todos as bordas de porta são tortas

Repare na qualidade construtiva: todos as bordas de porta são tortas (Reprodução/ Car News China/Quatro Rodas)

LSEV em expansão

A categoria de veículos elétricos de baixa velocidade (LSEV), que não passam dos 50 km/h, são a nova solução de mobilidade para quem vive em zonas rurais do interior da China. O custo baixo destes veículos atraiu esta população, disparando as vendas no segmento: de 23 mil unidades em 2009, passou a 688 mil em 2015. Tudo isso sem a China ter estabelecido normas técnicas para este tipo de veículo. A previsão é de as vendas dos LSEV alcance os 2 milhões de veículos por ano em 2020.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Marco Antonio Cardoso Andrade

    Hehehe agora o apertadinho com preço de grandinho tem sua versão chinesa…

  2. Sergio Augusto

    O que era mico, ficou pior ainda !!

  3. Renato Duarte

    que Deus tenha piedade daquele porta luvas com quase 300km de desalinhamento no encaixe . kkkkkkkkk

  4. Jefferson Barra

    dá medo ver o quanto esse carro é LIXO!!!!

  5. Adailton Santos

    Se inspirar num modelo para criar outro é até aceitável mas isto já é ridículo! Crtl C e Crtl V na carroceria

  6. Jefferson Rodrigues Alves

    Se colocar um motor pra chegar aos 80km /h ele acaba de desmanchar sozinho kkkkk