Clique e assine por apenas 8,90/mês

Novo VW Nivus tem Wi-Fi, estaciona sozinho e carrega o celular sem fio

Marca solta teaser com imagens inéditas do SUV cupê. Vídeo tem apenas 14 segundos, mas revela muitas novidades, algumas inexistentes até no T-Cross

Por Péricles Malheiros, Leonardo Felix, Henrique Rodriguez - Atualizado em 12 mar 2020, 22h59 - Publicado em 12 mar 2020, 11h28
A Volkswagen divulgou um teaser do seu novo SUV, o Nivus Divulgação/Quatro Rodas

A Volkswagen divulgou nesta quinta-feira (12) mais um teaser do Nivus, SUV cupê derivado do Polo que será lançado comercialmente em maio deste ano.

Com produção em São Bernardo do Campo (SP), o modelo inaugurará um segmento no país e será comercializado, inicialmente, em três versões, sempre com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e preços entre R$ 70.000 e R$ 85.000.

A central multimídia será compatível com Apple CarPlay e Android Auto e dá fim aos botões do painel. Ícones no canto superior direito indicam presença de Wi-Fi e carregador de celular por indução Divulgação/Quatro Rodas

O vídeo tem apenas 14 segundos, mas é suficiente para confirmar que alguns detalhes e novidades antecipados por QUATRO RODAS estarão na versão de produção do Nivus.

É o caso da central multimídia. Conforme revelou o presidente da VW, Pablo Di Si, o sistema tem componentes importados, mas todo o desenvolvimento e boa parte da produção são locais, ou seja, com envolvimento direto da engenharia brasileira.

O painel de instrumentos, à esquerda, é digital e fica alinhado à central de entretenimento, cuja tela é nova e a fabricação, nacional Divulgação/Quatro Rodas

No teaser, ao mostrar a nova central multimídia, dá para notar que Nivus terá – não sabemos em quantas e em quais versões – assistente de estacionamento, start-stop, Wi-Fi a bordo e carregador de celular por indução (sem fio).

Continua após a publicidade

Além disso, praticamente todos botões parecem ser virtuais (não físicos), o que significa que aquela fileira de botões ao lado da manopla de câmbio deve ser extinta.

O volante é multifuncional e igual ao do novo Golf, mas também carrega o novo emblema da empresa Divulgação/Quatro Rodas

Aliás, a própria alavanca de câmbio pode ser diferente do Polo, assim com a calibração da caixa de seis marchas fornecida pela Aisin, com atualizações para minimizar trancos com funcionamento a frio ou nas reduções de marcha.

O vídeo mostra ainda que caberá ao Nivus a honra de ser o primeiro modelo brasileiro a ostentar o novo logotipo da VW exibido no Salão de Frankfurt do ano passado.

O novo veículo da marca alemã já chega equipado com o novo emblema da empresa Divulgação/Quatro Rodas

Quanto ao estilo, o vídeo revela que a nossa projeção acertou em cheio ao colocar na traseira a faixa horizontal em preto brilhante integrando as lanternas. Porém, a barra central deve ser funcional e não apenas refletora, como no T-Cross.

O modelo aproveitará a plataforma MQB, o entre-eixos de 2,56 metros, portas laterais, para-brisa e colunas A e B do Polo, além de painel, bancos e elementos do acabamento interno.

Por outro lado, contará com capô, para-lamas e balanços dianteiro e traseiro exclusivos.

Continua após a publicidade
Publicidade