Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Toyota Hilux ‘monstro’ tem motor V12, mais de 540 cv e torque de caminhão

A picape foi especialmente modificada para competir na corrida dos sonhos de seu dono

Por João Vitor Ferreira
18 set 2021, 09h33
motor v12 hilux
(Fat Boy Fab Works/Facebook)

Alguns fazem de tudo para realizar os seus sonhos. O de Francois Fritz, da FatBoy Fab Works, por exemplo, era o de competir na Simola Hillclimb, uma corrida de escalada que aconteceu no início do mês na África do Sul.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Para isso, ele pegou sua Toyota Hilux 2012 e transformou ela em um monstro. Inspirado na história de uma minivan Toyota Hiace V12, ele decidiu fazer a mesma transformação mecânica em sua picape. Mas antes de substituir o motor original 3.0 turbodiesel, Fritz adicionou um par de turbos gêmeos ao conjunto. Com essa configuração, a picape passou a ter quase 288 cv e 69,2 kgfm.

Mesmo com tanta potência, ainda não era o suficiente. O próximo passo foi trocar o motor. O escolhido foi o V12 5.0 1GZ-FE doado por um Toyota Century (o carro mais luxuoso da fabricante japonesa), que também cedeu a transmissão automática de 4 velocidades.

Continua após a publicidade
Hilux V12
Francois Fritz transformou sua Hilux em um monstro para disputar a corrida dos seus sonhos (Chris Wall Media/Reprodução)

Para completar o conjunto, dois turbocompressores Garrett GT35, rodas de liga leve com pneus mais aderentes e um sistema de gerenciamento Spitronics foram instalados.

Hilux v12 monstra
(Divulgação/Toyota)

Para tudo ficar nos conformes, alguns ajustes precisaram ser feitos. A parte interna do motor foi reconstruída, enquanto o eixo traseiro foi substituído por um personalizado. O resultado final são 546 cv e quase 99 kgfm, torque digno de um caminhão de porte médio, para subir morro acima. 

Continua após a publicidade
Motor V12 instalado na Hilux
(Fat Boy Fab Works/Facebook)

Na hora de competir na Simola Hillclimb, houve algumas dificuldades. No primeiro dia, problemas eletrônicos e no câmbio não permitiram que a picape participasse do aquecimento. No dia seguinte, o regulador de tensão do alternador falhou. Mas a Hilux V12 recebeu uma bateria bem carregada só para subir a montanha. E conseguiu!

Hilux V12
(Chris Wall Media/Reprodução)

Não ficou entre os três melhores tempos, mas o projeto montado em duas semanas se garantiu e chegou ao fim do circuito sem tombar. Fritz diz que agora a picape só precisa de um upgrade no freio. Mas provavelmente, isso será tarefa para outro dono, já que a Hilux monstro foi colocada à venda. Esperamos que ela possa realizar outros sonhos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

CAPA quatro rodas setembro edição 749
(arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.