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Impressões: Mercedes-Benz Sprinter 313 Street Chassi

Utilitário tem PBT de 3.500 kg e pode ser conduzido por motoristas com CNH de categoria B

Por Ulisses Cavalcante 21 fev 2018, 17h22

O Mercedes-Benz Sprinter 313 Street está no meio do caminho entre uma picape grande e um caminhão. Ideal para transporte de cargas em áreas urbanas, pode ser conduzido com CNH na categoria B e passa sem dificuldades por vias estreitas. Legalmente, ele tem a equivalência a um automóvel de passeio.

Em nossa avaliação, seus 236,6 cm de altura não permitiram o acesso a uma garagem de condomínio predial, mas seus 199 cm de largura é que se destacam. Essa medida equivale a um automóvel de grande porte.

Se não fosse pelo comprimento de 587 cm, a condução seria praticamente idêntica à de uma picape cabine dupla.

Mercedes Sprinter 313 Street pode ser conduzido apenas com CNH de categoria B Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

Apesar dessas medidas, o diâmetro de giro é de meros 13,6 m – o que garante agilidade mesmo em espaços apertados e muita facilidade para manobrar.

A versão 313 CDI Street oferece retrovisores externos com ajuste elétrico, assento com regulagem de altura e volante com ajuste de altura e profundidade.

Caçamba de alumínio é mais leve – e custa cerca de R$ 15.000 Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

Além do 313, a Mercedes comercializa no Brasil os modelos 415 e 515 (porém com PBT maior), com a possibilidade de carroçarias diversas. O modelo das fotos estava equipado com carroçaria de carga seca e lastro.

Durante a avaliação, trocamos os sacos de areia por 1 tonelada em objetos (menos da metade da capacidade admissível no eixo traseiro, de 2.250 quilos).

Modelo 313 tem três opções de chassi Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

Essa carga não foi um desafio para o motor OM 651 CDI, um 2,2-litros bi turbo diesel de quatro cilindros em linha e 129 cavalos a 3.800 rpm (e torque de 31,1 mkgf entre 1.200 e 2.400 giros).

O peso em ordem de marcha é de 1.840 kg, com PBT (Peso Bruto Total) de 3.500 kg.

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  • Frear também não há dificuldade nem necessidade de adaptação, já que os freios hidráulicos têm funcionamento idêntico ao de carros pequenos, ao contrário do sistema a ar de caminhões e ônibus.

    No entanto, a visibilidade traseira é, obviamente, deficiente pela própria construção do veículo. Deveria haver, ainda que entre os opcionais, um sistema de câmera de ré. Mas não há, e no Brasil o equipamento é uma raridade no segmento.

    Com dois metros de largura, não é difícil acessar (ou estacionar) em vias estreitas Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

    De acordo com o programa de etiquetagem do Conpet, as médias de consumo são 7,6 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada.

    As demais versões do Sprinter carregam até 5.000 kg, com espaço útil de 22 m³. Os três modelos (313 Street, 415 e 515), somados a três tamanhos de entre-eixos (curto, 325 cm; longo, 366,5 cm e extra-longo, 432,5 cm), permitem até 60 configurações.

    A transmissão manual de seis marchas (caixa ZF 6S 450) mostrou-se adequada, com engates suaves e precisos, pois não demonstrou sinais de “buracos” em uso urbano e carregado, tampouco em uso rodoviário.

    Ergonomia e conforto são destaques. Volante multifuncional é item opcional Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas
    Painel de instrumentos conta com computador de bordo Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

    Sem carga, a condução é incômoda, pois a potência do motor leva as rodas a girarem em falso em pisos acidentados. Em outras palavras, o Sprinter chasse funciona como qualquer veículo de carga – roda melhor com carregado do que vazio.

    Cabine tem 2,37 m de altura Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

    De série, o Mercedes vem com direção hidráulica, airbags para motorista e passageiro (apenas na 313 Street), controle de estabilidade (ESP), faróis de neblina, assistente de vento lateral e chave com controle remoto.

    Sprinter 313 Street tem PBT de 3.500 kg Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

    O preço sugerido inicial varia entre R$ 114.400 e R$ 125.120 – considerando ICMS de 12%.

    Porém, o modelo avaliado estava equipado com ar-condicionado, volante multifuncional, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e rodas de liga leve de 16 polegadas – todos equipamentos opcionais.

    A caçamba de alumínio também é vendida à parte. A configuração para o chassi curto custa cerca de R$ 15.000.

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