Toyota Etios perde versões mais caras com lançamento do Yaris
Para evitar concorrência interna, fabricante tira de linha as configurações de topo e, com isso, elimina vários equipamentos importantes
A missão do Toyota Yaris é preencher a lacuna entre Etios e Corolla. Pode parecer fácil, mas esta estratégia exigiu um enxugamento das versões do Etios, tanto na versão hatch como na versão sedã.
As configurações mais caras, XLS e Platinum deixam de existir.
Assim, a Toyota minimizará o cruzamento com os preços das versões mais baratas do Yaris.
Exemplos:
Os últimos Etios hatch XLS automático estão tabelados em R$ 64.440, quando um Yaris XL CVT custa R$ 65.590.
O Etios Platinum custa R$ 67.690, contra R$ 69.590 do Yaris XL Plus CVT.
Na prática, o Yaris só não tem a forração de couro nos bancos.
Com o sedã não é diferente. O sedã XLS custa R$ 67.320 e o Yaris sedã XL CVT custa R$ 68.690.
O Platinum, de R$ 71.150, está próximo do Yaris XL Plus CVT, de R$ 73.990.
Como fica o Etios?
O Etios mais barato continua sendo o X-STD, destinado a frotistas, que custa R$ 47.270 para o hatch e R$ 52.110 para o sedã.
De série, tem ar-condicionado, rodas de aço aro 14″, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, travas elétricas, Isofix e cintos traseiros de três pontos.
A diferença da versão X-STD para a X é a presença de controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e controle de arrancada em subida.
O preço salta para R$ 48.400 para o hatch e R$ 53.240 para o sedã.
A versão mais cara é a X-Plus automática, tabelada em R$ 59.960 para o hatch e R$ 62.820 para o três-volumes.
Soma colunas centrais com revestimento preto, rodas de liga leve de 15 polegadas, brake light, limpador traseiro, computador de bordo e rádio CD player com USB e Bluetooth.
Na prática, a partir de agora nenhum Toyota Etios terá faróis de neblina, bancos de couro, central multimídia, abertura elétrica do porta-malas e sensor de estacionamento.
São alguns dos equipamentos que só estavam disponíveis para as versões mais caras.
MODELO | VERSÃO | PREÇOS |
Toyota Etios Hatchback 2019 | X-STD manual | R$ 47.270 |
X 1.3L 16V manual | R$ 48.400 | |
X 1.3L 16V automático* | R$ 53.440 | |
X-Plus 1.5L 16V manual | R$ 54.920 | |
X-Plus 1.5L 16V automático | R$ 59.960 | |
Toyota Etios Sedã 2019 | X-STD manual | R$ 52.110 |
X 1.5L 16V manual | R$ 53.240 | |
X 1.5L 16V automático | R$ 58.270 | |
X-Plus 1.5L 16V manual | R$ 57.770 | |
X-Plus 1.5L 16V automático | R$ 62.820 |
A distância entre Yaris e Corolla
O recém-lançado Yaris tem preços entre R$ 59.590 e R$ 77.590 na versão hatch e entre R$ 63.990 e R$ 79.990 para o sedã.
Por mais caro que o Yaris Sedã XLS seja para um sedã compacto, ele está a R$ 10.000 de distância do Corolla GLi Upper CVT, que custa R$ 89.990 e é a versão menos cara mais barata do sedã médio.
Há, supostamente, espaço para uma possível versão do Yaris com o mesmo motor 1.8 de 139/144 cv do Corolla.
Rodas maiores poderiam ser outro diferencial desta versão – hoje, todo Yaris tem rodas de liga leve aro 15″.