Clique e assine por apenas 8,90/mês

Toyota Etios perde versões mais caras com lançamento do Yaris

Para evitar concorrência interna, fabricante tira de linha as configurações de topo e, com isso, elimina vários equipamentos importantes

Por Henrique Rodriguez - 11 jun 2018, 18h29
Etios X-Plus passa a ser a mais completa do modelo Divulgação/Toyota

A missão do Toyota Yaris é preencher a lacuna entre Etios e Corolla. Pode parecer fácil, mas esta estratégia exigiu um enxugamento das versões do Etios, tanto na versão hatch como na versão sedã.

As configurações mais caras, XLS e Platinum deixam de existir.

Assim, a Toyota minimizará o cruzamento com os preços das versões mais baratas do Yaris.

Exemplos:

Os últimos Etios hatch XLS automático estão tabelados em R$ 64.440, quando um Yaris XL CVT custa R$ 65.590.

O Etios Platinum custa R$ 67.690, contra R$ 69.590 do Yaris XL Plus CVT.

Na prática, o Yaris só não tem a forração de couro nos bancos. 

Toyota Etios 2018
Etios Sedã Platinum, de R$ 71.150, deixa de existir Divulgação/Toyota

Com o sedã não é diferente. O sedã XLS custa R$ 67.320 e o Yaris sedã XL CVT custa R$ 68.690.

O Platinum, de R$  71.150, está próximo do Yaris XL Plus CVT, de R$ 73.990.

Como fica o Etios?

O Etios mais barato continua sendo o X-STD, destinado a frotistas, que custa R$ 47.270 para o hatch e R$ 52.110 para o sedã.

Continua após a publicidade

De série, tem ar-condicionado, rodas de aço aro 14″, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, travas elétricas, Isofix e cintos traseiros de três pontos.

A diferença da versão X-STD para a X é a presença de controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e controle de arrancada em subida.

O preço salta para R$ 48.400 para o hatch e R$ 53.240 para o sedã. 

O Etios X não tem rádio e seu interior é simples, mas bem montado Christian Castanho/Quatro Rodas

A versão mais cara é a X-Plus automática, tabelada em R$ 59.960 para o hatch e R$ 62.820 para o três-volumes.

Soma colunas centrais com revestimento preto, rodas de liga leve de 15 polegadas, brake light, limpador traseiro, computador de bordo e rádio CD player com USB e Bluetooth.

Na prática, a partir de agora nenhum Toyota Etios terá faróis de neblina, bancos de couro, central multimídia, abertura elétrica do porta-malas e sensor de estacionamento.

São alguns dos equipamentos que só estavam disponíveis para as versões mais caras.

MODELO VERSÃO PREÇOS
Toyota Etios Hatchback 2019 X-STD manual R$ 47.270
X 1.3L 16V manual R$ 48.400
X 1.3L 16V automático* R$ 53.440
X-Plus 1.5L 16V manual R$ 54.920
X-Plus 1.5L 16V automático R$ 59.960
Toyota Etios Sedã 2019 X-STD manual R$ 52.110
X 1.5L 16V manual R$ 53.240
X 1.5L 16V automático R$ 58.270
X-Plus 1.5L 16V manual R$ 57.770
X-Plus 1.5L 16V automático R$ 62.820

A distância entre Yaris e Corolla

O recém-lançado Yaris tem preços entre R$ 59.590 e R$ 77.590 na versão hatch e entre R$ 63.990 e R$ 79.990 para o sedã. 

Toyota Corolla GLI 2019
Versão GLI Upper custa R$ 89.990 na linha 2019 Divulgação/Toyota

Por mais caro que o Yaris Sedã XLS seja para um sedã compacto, ele está a R$ 10.000 de distância do Corolla GLi Upper CVT, que custa R$ 89.990 e é a versão menos cara mais barata do sedã médio.

Há, supostamente, espaço para uma possível versão do Yaris com o mesmo motor 1.8 de 139/144 cv do Corolla.

Rodas maiores poderiam ser outro diferencial desta versão – hoje, todo Yaris tem rodas de liga leve aro 15″.

Continua após a publicidade
Publicidade