Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Toyota Crown retorna com cara de elétrico, motor 2.5 e pode vir ao Brasil

Modelo histórico da Toyota, Crown retorna com cara de elétrico, mecânica híbrida e quatro carrocerias diferentes, com possibilidade de chegar ao Brasil

Por Eduardo Passos 15 jul 2022, 19h05

Em 1955, a Toyota lançou o Crown, seu primeiro carro de grande volume feito com tecnologia japonesa. Mais do que símbolo do novo Japão pós-guerra, o modelo marcou história servindo de táxi executivo em Tóquio a carro de famílias ricas. Tanto sucesso que seu nome batizou gerações por 67 anos ininterruptos, recorde da marca.

Após um hiato, o Crown está de volta. Na verdade, a “coroa” será divida por quatro variantes, que serão sempre híbridas. Ao mesmo tempo que utiliza motores grandes, o Crown mostra estilo bem atual, que remete ao Toyota elétrico mais avançado do mundo.

Toyota Crown
Divulgação/Toyota

Destaque ao crossover

Quem liderará o quarteto é o Toyota Crown em versão crossover, cujo visual já havia sido adiantado por patentes. O modelo de dimensões generosas só se diferencia de um sedã pelo vão livre maior, chamando atenção pelos painéis em preto.

As quatro variantes do Toyota Crown
As quatro variantes do Toyota Crown Divulgação/Quatro Rodas

Combinados ao tom champanhe de lançamento, pode lembrar os luxuosos Mercedes-Maybach, mas na verdade se parecem com a estratégia adotada no altamente tecnológico Toyota bZ4x. A frente do crossover não se destaca tanto, mas a traseira conta com uma lanterna inteiriça tão fina quanto a fita de leds que a Volkswagen vem usando.

Toyota Crown sedã diminui vão livre e muda rodas em relação ao crossover
Toyota Crown sedã diminui vão livre e muda rodas em relação ao crossover Divulgação/Toyota

Essa versão também foi lançada nos Estados Unidos, dando mais detalhes dos motores. A versões mais básicas de toda a linha Crown usará um conjunto híbrido que une o 2.5 a gasolina a dois motores elétricos.

O câmbio é variável e utiliza engrenagens planetárias que permitem a tração dianteira. Um terceiro motor elétrico movimenta o eixo traseiro do carro, que totaliza 239 cv.

Continua após a publicidade

Toyota Crown Sport
Toyota Crown Sport Divulgação/Toyota

Os modelos mais caros usarão motor 2.4 ligado a um câmbio automático de seis marchas. Um motor elétrico, na frente, agiliza as respostas do carro e acrescenta potência e torque. Outro motor elétrico, no eixo traseiro, cuida de dar tração à parte de trás. Ao contrário do Crown 2.5, as versões de topo têm tração integral, independente do momento.

Outras variantes

Quem achar muito um carro com 4,93 m de comprimento pode optar pelo Crown Sport, de dimensões encurtadas e pose de hot hatch em corpo de SUV. Também há disponível o Crown State, que também é um crossover, mas perua e utilitário. Os mais tradicionais contarão com o Crown Sedan, que oferece rodar mais próximo ao solo com a mesma carroceria do carro-chefe.

Toyota Crown State
Toyota Crown State Divulgação/Toyota

Todas as variantes terão um interior luxuoso, com quê de Lexus e direito até a emblema próprio do Crown no volante. Bem executivo, o modelo foca em assentos confortáveis e ar-condicionado dual zone, de série.

Toyota Crown
Divulgação/Toyota

Além de muito espaço, o conforto é garantido pela plataforma TNGA-K, aprimorada em termos de barulho e com rigidez reforçada. O silêncio é ampliado pelo uso de vidros acústicos e isolamento em toda parte que geraria ruídos, como motor, rodas e batentes.

Toyota Crown
Divulgação/Toyota

A suspensão adaptativa é exclusividade de modelos mais caros, mas todas as versões tiveram geometria meticulosamente calculada. As versões 2.4 trazem amortecedores de pressão variável do óleo. Junto a um atuador, o amortecimento variável permitiu absorção melhorada de imperfeições na estrada.

Toyota Crown
Divulgação/Toyota

Na conversão direta do iene japonês, os preços do Toyota Crown vão de R$ 169.377 a R$ 235.570. A montadora já deixa claro que modelos da linha serão vendidos em ao menos 40 países. O Brasil pode ser um deles.

Toyota Crown
Divulgação/Toyota
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês