Toyota Crown retorna com cara de elétrico, motor 2.5 e pode vir ao Brasil
Modelo histórico da Toyota, Crown retorna com cara de elétrico, mecânica híbrida e quatro carrocerias diferentes, com possibilidade de chegar ao Brasil
![Versão crossover do Toyota Crown já foi lançada no Ocidente e Oriente](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Em 1955, a Toyota lançou o Crown, seu primeiro carro de grande volume feito com tecnologia japonesa. Mais do que símbolo do novo Japão pós-guerra, o modelo marcou história servindo de táxi executivo em Tóquio a carro de famílias ricas. Tanto sucesso que seu nome batizou gerações por 67 anos ininterruptos, recorde da marca.
Após um hiato, o Crown está de volta. Na verdade, a “coroa” será divida por quatro variantes, que serão sempre híbridas. Ao mesmo tempo que utiliza motores grandes, o Crown mostra estilo bem atual, que remete ao Toyota elétrico mais avançado do mundo.
![Toyota Crown Toyota Crown](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Destaque ao crossover
Quem liderará o quarteto é o Toyota Crown em versão crossover, cujo visual já havia sido adiantado por patentes. O modelo de dimensões generosas só se diferencia de um sedã pelo vão livre maior, chamando atenção pelos painéis em preto.
![Toyota Crown As quatro variantes do Toyota Crown](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Combinados ao tom champanhe de lançamento, pode lembrar os luxuosos Mercedes-Maybach, mas na verdade se parecem com a estratégia adotada no altamente tecnológico Toyota bZ4x. A frente do crossover não se destaca tanto, mas a traseira conta com uma lanterna inteiriça tão fina quanto a fita de leds que a Volkswagen vem usando.
![Toyota Crown (1) Toyota Crown sedã diminui vão livre e muda rodas em relação ao crossover](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Essa versão também foi lançada nos Estados Unidos, dando mais detalhes dos motores. A versões mais básicas de toda a linha Crown usará um conjunto híbrido que une o 2.5 a gasolina a dois motores elétricos.
O câmbio é variável e utiliza engrenagens planetárias que permitem a tração dianteira. Um terceiro motor elétrico movimenta o eixo traseiro do carro, que totaliza 239 cv.
![Toyota Crown (6) Toyota Crown Sport](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os modelos mais caros usarão motor 2.4 ligado a um câmbio automático de seis marchas. Um motor elétrico, na frente, agiliza as respostas do carro e acrescenta potência e torque. Outro motor elétrico, no eixo traseiro, cuida de dar tração à parte de trás. Ao contrário do Crown 2.5, as versões de topo têm tração integral, independente do momento.
Outras variantes
Quem achar muito um carro com 4,93 m de comprimento pode optar pelo Crown Sport, de dimensões encurtadas e pose de hot hatch em corpo de SUV. Também há disponível o Crown State, que também é um crossover, mas perua e utilitário. Os mais tradicionais contarão com o Crown Sedan, que oferece rodar mais próximo ao solo com a mesma carroceria do carro-chefe.
![Toyota Crown (2) Toyota Crown State](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-2-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Todas as variantes terão um interior luxuoso, com quê de Lexus e direito até a emblema próprio do Crown no volante. Bem executivo, o modelo foca em assentos confortáveis e ar-condicionado dual zone, de série.
![Toyota Crown (3) Toyota Crown](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-3-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além de muito espaço, o conforto é garantido pela plataforma TNGA-K, aprimorada em termos de barulho e com rigidez reforçada. O silêncio é ampliado pelo uso de vidros acústicos e isolamento em toda parte que geraria ruídos, como motor, rodas e batentes.
![Toyota Crown (5) Toyota Crown](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A suspensão adaptativa é exclusividade de modelos mais caros, mas todas as versões tiveram geometria meticulosamente calculada. As versões 2.4 trazem amortecedores de pressão variável do óleo. Junto a um atuador, o amortecimento variável permitiu absorção melhorada de imperfeições na estrada.
![Toyota Crown (4) Toyota Crown](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na conversão direta do iene japonês, os preços do Toyota Crown vão de R$ 169.377 a R$ 235.570. A montadora já deixa claro que modelos da linha serão vendidos em ao menos 40 países. O Brasil pode ser um deles.
![Toyota Crown Toyota Crown](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Toyota-Crown-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)