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Todos os motores turbo precisam de intercooler?

Componente resfria o ar admitido pelo motor, aumentando seu rendimento volumétrico

Por Redação Atualizado em 23 nov 2016, 21h50 - Publicado em 14 out 2016, 17h58
Intercooler 1
Intercooler ar-água do Up! TSI; responsável pela versão ter para-choque dianteiro mais pronunciado

Como funciona o Intercooler com arrefecimento por água e ar? – Ivan Ribeiro, por e-mail

O motor do antigo Gol 1.0 Turbo já tinha intercooler. Todos os motores turbo precisam dele? Onde ele fica no Up! e no Golf TSI? – William Veríssimo Ribeiro, São Paulo

Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço. Posteriormente, o ar mais frio e denso é enviado em maior quantidade para dentro dos cilindros, melhorando significativamente o rendimento volumétrico do motor. 

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No caso do intercooler do tipo ar-água, seu arrefecimento é feito por um radiador auxiliar, que também resfria a turbina por meio de uma bomba elétrica, responsável pela circulação da água pelo sistema inteiro.

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Contudo, seu uso não é necessariamente obrigatório em carros equipados com motores turbo. Alguns automóveis dos anos 80 e 90, inclusive, não tinham intercooler em seus motores sobrealimentados (seja por turbocompressor ou compressor mecânico).

Atualmente, todos os modelos equipados com turbo contam com o intercooler. Nos motores TSI (turbocompressor e injeção direta) dos VW Up! (1.0 TSI) e Golf e Jetta (ambos 1.4 TSI), o componente é integrado ao coletor de admissão. Além de facilitar sua acomodação no motor no cofre, essa proximidade aumenta a eficiência de todo o conjunto, reduzindo as perdas e eliminando o turbo lag, pelo fato de reduzir o percurso do ar antes da admissão.

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