Sucessor da VW Kombi estreia em nova geração com plataforma Ford
Novos Volkswagen Transporter e Caravelle estreiam com mecânica diesel, híbrida plug-in e elétrica, e complementam gama que tem a Multivan e a Id.Buzz
As Kombi vendidas no Brasil representavam a primeira e a segunda geração do Volkswagen Transporter, que nunca deixou de evoluir e agora chega à sua sétima geração. Uma diferença importante: desta vez o Volkswagen Transporter tem plataforma Ford.
Os novos Transporter e Caravelle são baseados nos Ford Transit Custom e Tourneo, como parte do compartilhamento de plataformas entre as duas fabricantes. Eles servirão para complementar uma linha que ainda inclui os Multivan T7 e a van elétrica ID.Buzz.
Há uma enorme variedade de opções de carroceria, como furgão, furgão e passageiros (Kombi e Caravelle), além da opção de teto elevado e entre-eixos alongado para a Transporter. O comprimento total varia entre 5,05 e 5,45 m, enquanto o entre-eixos vai dos 3,10 m aos 3,50 m. A capacidade de carga chega aos 1.330 kg.
De acordo com a Volkswagen, seus novos furgões são maiores e mais largos que os anteriores, além de serem mais eficientes. Os antigos VW T6 não saíram de linha por isso: eles apenas não cumpriam as normas de segurança cibernética que entraram em vigor na Europa neste ano.
Quanto aos motores, podem usar desde um 1.5 turbodiesel com 110 cv, um 2.5 híbrido plug-in e ainda há versões elétricas com motor traseiro de 286 cv, presente no e-Transporter e no e-Caravelle. As versões nas fotos são as mais luxuosas: a Caravelle de nove lugares e o Transporter PanAmericana, com para-choques sem pintura e rodas aro 19 diamantadas.