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Ford Transit elétrico estreia mais caro que Mustang Mach-E: R$ 542.000

Versão elétrica tem seis configurações disponíveis, inclusive com chassi, e já tem 300 unidades encomendadas no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 fev 2024, 15h00

A Ford continua a expansão da sua linha de veículos comerciais. A novidade é o lançamento do Ford E-Transit, versão elétrica e que chega ao Brasil nas versões furgão e com chassi. A intenção é andar rápido, mas atender uma demanda por veículos mais sustentáveis. Ainda assim, o preço assusta: parte dos R$ 542.000, sendo mais caro que um Ford Mustang Mach-E, que custa R$ 486.000. 

A despeito do preço, a Ford já tem pedidos para 300 unidades feitos por empresas e grandes frotistas. No último ano, algumas empresas participaram de um projeto piloto com 11 unidades da E-Transit em suas operações. De acordo com a Ford, esses carros têm custo total de operação 40% menor comparado à versão a diesel – que parte dos R$ 239.900.

E-Transit Chassi
(Divulgação/Ford)

Enquanto as versões a diesel são montadas no Uruguai, as Transit elétricas são importadas da Turquia. O motor elétrico é montado na traseira, em uma espécie de subchassi que agrega a suspensão por eixo rígido com molas helicoidais, e tem 269 cv e 43,8 kgfm.

E-Transit Furgão L4H3
E-Transit Furgão L4H3 (Divulgação/Ford)
E-Transit Chassi
E-Transit Chassi (Divulgação/Ford)

A bateria fica à frente, montada ao longo do chassi e tem 68 kWh, o que garante 317 km no ciclo WLTP (a fabricante não divulgou a autonomia no ciclo brasileiro, PBEV). A recarga pode ser feita a até 115 kW em corrente contínua, em 35 minutos, ou em 8h em carregador de corrente alternada a uma potência de até 11,5 kW.

O conjunto de motor e bateria não muda de acordo com as versões, que são seis no total. O E-Transit furgão está disponível nas versões L2H2 (9,5 m³), L2H3 (10,7 m³), L3H3 (12,4 m³) e L4H3 (15 m³). O preço parte dos R$ 542.000 e a capacidade de carga varia entre 800 kg e 1.000 kg, pois o peso bruto total (PBT) é sempre de 3.500 kg, o que permite que o motorista tenha CNH categoria B.

O Ford E-Transit chassi, por sua vez, custa R$ 542.000 com PBT de 3,5 toneladas e R$ 562.000 com PBT de 4,2 toneladas. A capacidade de carga varia entre 1.300 e 2.100 kg. É o primeiro comercial elétrico com chassi abaixo do PBT de 5 toneladas.

Divulgação
(Divulgação/Ford)

Todas as versões têm frenagem autônoma de emergência, controle de tração e estabilidade e câmeras de visão 360°, além de três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio e modem 4G. Além disso, tem central multimídia maior que integra as funções do ar-condicionado automático e digital exclusivo.

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O Ford E-Transit tem garantia de três anos, ou 100.000 km, e cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria. A rede Ford Pro tem pouco mais de 100 concessionárias no Brasil.

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