Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Sétima geração da Kombi, T7 Multivan usará painel e novidades do Golf

Novos detalhes reforçam previsões de que Volkswagen T7 trará versões elétricas e revelam estética mais próxima de Golf e Polo do que da linha ID

Por Eduardo Passos 29 abr 2021, 19h02
Volkswagen T7 Multivan t Vista frontal
Visão dianteira da sétima geração da van feita pela Volkswagen Reprodução/Volkswagen

O nome Kombi pode até estar aposentado, mas a Volkswagen segue atualizando seu pioneiro veículo comercial leve, imortalizado no Brasil pelas gerações T1 e T2.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

No exterior o projeto segue mais vivo do que nunca e inclusive receberá a sétima geração em breve. Os primeiros detalhes da Volkswagen T7 já foram oficialmente revelados e servem para esboçar o que vem por aí.

Após alguns rascunhos conceituais, a VW liberou teasers mais reveladores sobre o modelo inédito, sucessor da Multivan e suas variantes. Na foto externa, quase toda a dianteira pode ser vista, com destaque para as DRLs e os faróis com moldura quadrada, semelhante a modelos como Tiguan e Jetta.

  • Ao passo que a T7 deve persistir na polivalente plataforma MQB, haverá algumas novidades como o gigantesco teto solar opcional, adiantado por esboços publicados pela fabricante. A assinatura luminosa ao longo da grade frontal, ao estilo da família ID, também é pista de que haverá opções elétricas.

    Volkswagen T7 Multivan teaser grade iluminada
    Grade luminosa dá pistas de que haverá versões eletrificadas Reprodução/Volkswagen

    Os detalhes internos, porém, mostram que a nova “Kombi” está mais para Golf do que para ID.6, uma vez que a van utiliza praticamente o mesmo painel do novo hatch.

    Continua após a publicidade

    Isso significa um cluster de instrumentos digital unido à central multimídia de 10,1’’ sob a mesma moldura, dando a impressão de se tratar de um ‘telão’ único. Algumas soluções, por outro lado, são exclusivas: a alavanca de câmbio, por exemplo, foi substituída por seleção de marcha via botões, a fim de liberar espaço a um terceiro ocupante na frente.

    Câmbio agora é controlado por botões físicos, assim o freio de estacionamento
    Câmbio agora é controlado por seletores no painel, assim o freio de estacionamento Reprodução/Volkswagen

    As semelhanças com o Golf só aumentam especulações de que a Volkswagen T7 virá na mesma plataforma MQB Evo do esportivo, lançada em 2019. Sendo assim, haverá mais capacidade tecnológica, endossada pelos detalhes da apresentação que mostram o assistente de manobras e sua visão 360º.

    Volkswagen T7 Multivan teaser painel
    Nova geração deverá aproveitar ao máximo o potencial tecnológica da plataforma MQB Evo Reprodução/Volkswagen

    A T7 deverá se apegar à modularidade, com bancos independentes e assento intercambiável entre segunda e terceira fila. O modelo também abandonará de vez a transmissão manual, estreando apenas com câmbio DSG automático. 

    Volkswagen T7 Multivan teaser (4) esboço teto solar
    Teto solar gigante é previsto para versões mais luxuosas, como a Multivan Alltrack Reprodução/Volkswagen

    Enquanto não há certeza sobre motores, a nova geração do comercial leve segue candidata a opções elétricas e tração integral. Esses detalhes devem ser explorados pela Volkswagen na versão Alltrack da van, mais alta e com apelo estético mais jovial. Ao mesmo tempo, a companhia não esquecerá o setor comercial, e promete vender a T7 junto à geração anterior, liberando espaço para oferecer um produto mais caro sem risco de perder mercado.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril

    Continua após a publicidade
    Publicidade