Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Segredo: VW lançará SUV pequeno com preço de “carro popular” em 2022

Projeto A0 SUV, que usará plataforma do Polo e será produzido em Taubaté (SP), com posicionamento abaixo do T-Cross, já tem prazo para ganhar as ruas

Por Leonardo Felix
Atualizado em 4 dez 2019, 08h06 - Publicado em 3 dez 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dianteira do VW T-Cross: visual inspirará o SUV menor (Divulgação/Volkswagen)

    Em março deste ano, QUATRO RODAS antecipou que a Volkswagen preparava não um, mas dois projetos de novos SUVs para o Brasil nos próximos anos.

    Publicidade

    Um é o modelo VW 270 3 CUV (ou SUV cupê do Polo, se assim preferir), que será produzido em São Bernardo do Campo (SP) a partir do ano que vem e deve receber o nome T-Sport, compartilhando muitos elementos com o hatch compacto.

    Publicidade

    O outro, por enquanto conhecido internamente apenas pela nomenclatura VW A0 SUV, também já ganhou o aval da matriz para seguir adiante, com produção em Taubaté (SP).

    Continua após a publicidade
    Fábrica de Taubaté será a responsável pela fabricação do inédito modelo (Divulgação/Volkswagen)

    O presidente da marca para América do Sul, Central e Caribe, Pablo di Si, já confirmou a existência desse projeto no Salão de Frankfurt deste ano, porém sem dar muitos detalhes.

    Publicidade

    Embora as pistas sobre o modelo ainda sejam muito escassas, nossa reportagem obteve mais algumas informações. A primeira, e talvez mais importante delas: a fabricante já confirmou a todo o corpo diretivo que o lançamento acontecerá em 2022.

    Continua após a publicidade

    O carro já se encontra em estágio final de elaboração do visual, que vem sendo desenvolvido por designers brasileiros pelo menos desde 2018. Entre eles, o apelido usado é “Polo SUV”. T-Cross e T-Sport são usados como inspiração visual.

    Publicidade

    Juntemos isso mais o código de engenharia, A0 SUV, e não fica difícil deduzir que o modelo utilizará a plataforma MQB com entre-eixos de 2,56 metros, tal qual Polo e T-Sport.

    O comprimento ficará pouco acima de 4 metros e a largura, perto de 1,75 m. Assim, será posicionado abaixo do T-Cross e seus 2,65 m de entre-eixos, 4,20 m de comprimento e 1,76 m de largura.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Seus rivais serão Caoa Chery Tiggo 2 e o vindouro SUV compacto da Fiat a ser lançado até 2021.

    A0 SUV será menor inclusive do que os 4,10 metros de comprimento do T-Cross europeu (Divulgação/Quatro Rodas)

    No ano que vem, os primeiros protótipos serão liberados para testes em túnel de vento e campos fechados de prova. Mas as aparições públicas iniciais de mulas e protótipos com carroceria definitiva devem acontecer só em 2021.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Com o A0 SUV, a ideia da Volkswagen é enfim colocar em prática um conceito com o qual a empresa vem namorando desde 2012, com o Taigun (nascido da costela do Up!).

    A diferença é que, ao usar a base do Polo, o novo modelo será espaçoso como se espera minimamente de um SUV, embora acessível a ponto de ser vendido com preço de hatches compactos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e o próprio Polo – pelo menos no comparativo da versão mais básica daquele versus versões de topo destes.

    Estamos falando de uma faixa entre R$ 70.000 e R$ 90.000. Uma faixa de preços que será compartilhada entre A0 SUV e A0 CUV (T-Sport), nesta mesma ordem.

    Continua após a publicidade

    O A0 SUV terá um preço de entrada mais barato, sendo o SUV mais acessível da Volks. Já o T-Sport, com carroceria maior e design mais dinâmico, fará a ponte entre ele e o T-Cross.

    Por outro lado, interpretando as palavras de Pablo di Si em Frankfurt, o projeto já estaria previsto para ser vendido globalmente, assim como acontecerá com o T-Sport e com a picape Tarok, outros dois carros criados pela filial brasileira.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.