Salão do Automóvel terá venda de carros e “test-drive” de autônomos
Início do processo de compra será feito no Salão, mas concessionárias ainda serão responsáveis por efetivar o negócio
Apesar da debandada de fabricantes – 14 até o momento –, o Salão do Automóvel tem novidades que poderão ser aproveitadas pelas marcas que estarão presentes.
A organizadora do evento, Reed Exhibitions, confirmou a criação de uma pista específica para a demonstração de carros autônomos, algo inédito no evento.
Ela se juntará a outros espaços como pista para veículos elétricos e híbridos e pistas off-road, como em outras edições do evento. Carros de corrida das principais categorias do automobilismo não só estarão expostas, como também farão demonstrações em pista.
Além disso, a organizadora pode atender a um velho desejo das marcas expositoras: gerar vendas de automóveis.
Isso não era incomum para fabricantes premium, que muitas vezes negociavam as unidades em exposição durante o evento. Mas agora marcas generalistas também poderão usar o evento a seu favor.
Da mesma forma que os visitantes poderão consultar informações das atrações expostas em seu smartphones por meio de QR codes (ganhando pontos e prêmios desta forma, inclusive), cada visitante também terá QR code exclusivo em seu ingresso.
Quando o visitante manifestar interesse em algum veículo, serviço ou produto, o expositor fará a leitura do QR code para ter acesso às informações do consumidor para continuar a negociação.
Isso valerá tanto para as fabricantes como para empresas de avaliação de carros, bancos e seguradoras.
Quando o cliente manifestar interesse em qualquer produto ou serviço (carro, inclusive), ele será “capturado” por aquela marca visitada, gerando imediatamente um lead, que seguirá diretamente para o expositor, que repassará a informação a um concessionário ou loja.
Empresas de avaliação de carros, bancos, seguradoras, entre outros, também farão parte dessas ações.