Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rival do Compass, VW Tarek começa a ser feito. Mas você não o verá tão já

Novo SUV médio chega entre o final deste ano e o princípio de 2021 para rivalizar com o Jeep Compass

Por Daniel Telles
4 fev 2020, 16h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volkswagen-Tharu-Tarek (7)
    Na China modelo é batizado de Tharu. Versão brasileira deve receber algumas alterações no design (Divulgação/Volkswagen)

    A Volkswagen deu início nesta semana, em sua fábrica de General Pacheco, região metropolitana de Buenos Aires, Argentina, a produção em pré-série do seu novo SUV médio, batizado provisoriamente de Tarek.

    Pré-série é o nome dado às primeira unidades produzidas, utilizadas para validar a linha de montagem antes de ser dado início à fabricação em série.

    A chegada do modelo é prevista para o final deste ano ou início de 2021, mas seu nome definitivo ainda não foi divulgado. Aliás, o visual do modelo será diferente do Tharu feito na China, modelo de quem o projeto Tarek herdará a estrutura.

    O SUV será posicionado no mercado entre T-Cross e Tiguan, para rivalizar com o Jeep Compass, atual líder do segmento.

    Continua após a publicidade

    O modelo será desenvolvido sobre a plataforma MQB A, a mesma de Tiguan e Golf, e terá 4,45 m de comprimento, por 1,84 m de largura e 1,63 m de altura. O entre-eixos será de 2,68 m – 5 cm maior que o Compass.

    Volkswagen-Tharu-Tarek (2)
    Primeiros modelos já estão em produção para validar a linha de montagem (Divulgação/Volkswagen)

    Sob o capô já está confirmado o motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, sempre em conjunto com câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

    Continua após a publicidade

    Já a suspensão será independente nas quatro rodas, com conjunto multilink no eixo traseiro.

    Volkswagen-Tharu-Tarek (15)
    Na China, painel tem acabamento melhor que o do T-Cross (Divulgação/Volkswagen)

    A ideia da Volks é apresentar o SUV no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Entretanto, as recentes desistências de grandes marcas de participar do evento podem fazer com que a fabricante alemã mude seus planos.

    Continua após a publicidade

    A plataforma do Tarek, incluindo a cabine da ponta até a coluna B, servirão de base para gerar a picape Tarok, que chegaria para rivalizar com a Fiat Toro, mas cuja produção no Brasil ou na Argentina ainda está em estudo.

    Vale lembrar que, além do Tarek, há outros dois SUVs para serem lançados pela VW nos próximos dois anos.

    O primeiro é o Nivus, SUV cupê compacto derivado do Polo, que será produzido em São Bernardo do Campo (SP) e tem previsão de lançamento para a segunda quinzena de maio.

    O outro, com projeto nomeado de A0 SUV, será subcompacto (abaixo de T-Cross e Nivus), com chegada prevista para 2022 e fabricação na planta de Taubaté (SP).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.