PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Renault investe R$ 2 bi em SUV híbrido que substituirá Logan e Sandero

Em busca de se renovar no mercado nacional, Renault revela a quantia gasta no desenvolvimento de modelos na plataforma CMF-B

Por Eduardo Passos
Atualizado em 6 fev 2023, 15h48 - Publicado em 30 jun 2022, 19h11
Confirmado pela Renault, o novo SUV compacto, Projeto HJF, deverá ganhar as ruas após 2023
Confirmado pela Renault, o novo SUV compacto, Projeto HJF, deverá ganhar as ruas após 2023 (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Renault já tinha adiantado seus planos para o mercado nacional, mas agora a francesa deu uma dimensão do quanto, de fato, pretende investir no Brasil. Serão R$ 2 bilhões, gastos pela montadora nos próximos anos para se transformar na briga pelo consumidor.

Esse montante será direcionado ao desenvolvimento da nova plataforma CMF-B no complexo de São José dos Pinhas (PR). A plataforma amplamente usada na Europa servirá, em versão simplificada, de base a um SUV compacto inédito, já confirmado pela Renault e que deve ser lançado em 2024.

De codinome “projeto HJF”, o utilitário servirá como um concorrente para os Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. A montadora quer aproveitar o gosto do brasileiros por SUVs e lucrar com o segmento, ao passo que aposentará os atuais Logan e Sandero no mesmo ano. Como qualquer projeto de médio prazo, o novo utilitário receberá “eventual eletrificação”.

Como o novo Dacia Stepway, romeno, já é feito nessa plataforma, é provável que os modelos tragam similaridades de porte e tecnologias. Uma exclusividade do nacional, porém, é o motor TCe 1.0 turbo flex, que também surgirá da rodada de investimentos anunciada na presença do governador do Paraná.

Continua após a publicidade

Dando ideia da aposta, vale lembrar que, desde o ano passado, a Renault gastou R$ 1,1 bilhão para lançar os novos Kwid (incluindo o E-Tech), Duster, Captur, Oroch e Master. Os R$ 2,2 bilhões da vez ainda servirão para outros dois modelos inéditos, também com chegada em 2024. Em breve, antecipa a marca, haverá mais dinheiro em jogo.

A tendência é que as novidades — uma delas, a nova geração do Duster — sejam de categorias mais caras, uma vez que a francesa está mais preocupada em vender menos, mas vender melhor. Tanto que o próximo Duster será tão sofisticado que não permitirá ao Captur ter nova geração no Brasil.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.