Renascer das cinzas: vendas de Montana e C4 Lounge disparam na quarentena
Picapes em geral aumentaram suas vendas e modelo da GM triplicou seus emplacamentos; sedã da Citroën também subiu e emplaca sete vezes mais que antes
![Screen-Shot-2020-03-19-at-12.33.30.png](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/screen-shot-2020-03-19-at-12.33.30.png-e1590155727508.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com a chegada da pandemia da Covid-19, o esperado era que o mercado automotivo registrasse uma queda brusca nas vendas. E isso de fato aconteceu.
O último balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra redução de 76% das vendas em abril, comparado ao mesmo mês do ano passado.
Entretanto, para o segmento das picapes o movimento foi exatamente oposto: houve aumento durante os últimos meses e os representantes do segmento têm figurado entre os mais vendidos do país.
![Toyota Hilux SRV 2.8 Diesel 4×4](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/01/chr2274.cr2_-e1590155939382.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em abril, por exemplo, o boletim de emplacamentos da Fenabrave mostrou que a Toyota Hilux foi o quarto veículo leve mais vendido do Brasil com 1.762 unidades, seguido de perto pela Fiat Toro, com 1.713 emplacamentos.
Neste mês, as duas picapes se colocaram à frente de muitos carros mais baratos e que geralmente rendem bom volume de vendas, como Renault Kwid e Volkswagen Gol.
É justamente neste cenário que uma picape compacta que estava praticamente esquecida e prestes a ser descontinuada (pelo menos do jeito que está) viu suas vendas dispararem: a Chevrolet Montana.
![Chevrolet Montana – 2020](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/montana-2-e1590156162721.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O modelo, que em fevereiro – antes da pandemia – registrou 255 unidades vendidas. Em março, primeiro mês da quarentena, alcançou 793 emplacamentos, um aumento de mais de três vezes.
O número caiu um pouco em abril, mas se manteve maior que o habitual: 522 unidades comercializadas.
Há uma explicação. A GM iniciou em março uma campanha que dava à Montana e a outros modelos como Spin, Equinox e S10, descontos de quase R$ 20.000.
![Descontos Montana](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Screen-Shot-2020-05-22-at-10.29.58-AM-e1590156243396.png?&w=1024&crop=1)
A ação era voltada a todos os funcionários da marca, que ainda poderiam indicar mais dois amigos para receber a oferta. Além da redução no preço final, o cliente poderia dar 40% do valor de entrada e financiar o saldo restante em até 48 vezes, com taxa de 0,89% ao mês.
Outro modelo que deu um salto nas vendas durante a quarentena foi o Citroën C4 Lounge. Em meio à forte concorrência de Toyota Corolla, Volkswagen Jetta e Honda Civic, o sedã costumava emplacar não mais de 80 unidades por mês.
![Citroën C4 Lounge (3)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/citroecc88n-c4-lounge-3-1-e1590156429528.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com o início da quarentena, parecia até que as vendas afundariam de vez – em março foram parcas 12 unidades emplacadas. Mas em abril, as vendas dispararam e a Citroën conseguiu emplacar 102 unidades do sedã.
Ao contrário da picapinha da GM, o preço do C4 Lounge se manteve estável durante os dois últimos meses, em R$ 103.990.
Entretanto, as explicações podem ser as condições especiais de financiamento oferecidas pela Citroën, com parcelas de R$ 99 até o final do ano, e também o fato de a marca ter passado a vender seus carros diretamente pela internet.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.
![Capa edição de maio – 733](https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2020/04/capa_733.jpg?quality=70&strip=info&strip=info)