Nova Fiat Strada contra rivais: as diferenças de motor, câmbio e dimensões
Comparamos a nova Strada com suas rivais Saveiro e Montana e também com Renault Duster Oroch e Fiat Toro, picapes maiores, mas com preços parecidos
A Fiat Strada finalmente vai mudar de geração. Depois de 22 anos bem sucedidos, a picapinha está de cara nova e deve aparecer nas concessionárias em julho, se a pandemia de Covid-19 permitir.
A nova Strada chega nas configurações cabine simples e cabine dupla, esta última homologada para cinco passageiros e com quatro portas, algo inédito no segmento.
A antiga Strada, entretanto, seguirá viva na configuração de entrada Hard Working com o motor 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm, que será preservado para a versão de entrada, Endurance, da nova geração.
Já a versão intermediária (Freedom) e topo de linha (Volcano) usarão o motor 1.3 Firefly, mais moderno, já utilizado pela família Fiat Argo.
QUATRO RODAS decidiu colocar a limpo todos os atributos da Fiat Strada e de seus rivais de segmento VW Saveiro e Chevrolet Montana.
Entraram no comparativo também Renault Duster Oroch e Fiat Toro Endurance manual, que, embora maiores, têm faixas de preço parecidas, R$ 75.000 e R$ 90.000, respectivamente.
No quesito capacidade de carga, quem levou a melhor foi a já antiga Chevrolet Montana, com 765 kg de carga útil, contra 720 kg da nova Strada cabine simples e 715 kg da VW Saveiro.
Já quando o assunto é potência, o motor 1.6 MSI 16 V da Saveiro se saiu melhor entre as picapes compactas.
Com 120 cv e 17,1 mkgf a etanol, o propulsor bate de frente até mesmo com a Renault Duster Oroch, que tem porte maior.
Confira na tabela o comparativo completo entre as picapes.
Modelo | Motorização | Câmbio | Potência e Torque (etanol/gasolina) | Dimensões (comprimento, largura e altura) | Entre-eixos | Capacidade de carga | Tanque de gasolina |
Fiat Strada | 1.4 EVO Fire flex (Hard Working e Endurance) e 1.3 Firefly flex | Manual de 5 marchas |
1.4 Fire: 88/85 cv e 12,5/12,4 mkgf
Continua após a publicidade
1.3 Firefly: 109/101 cv e 14,2/13,7 mkgf |
CS (Hard Working): 443,8 x 166,4 x 159 cm CS (Endurance e Freedom): 447,4 x 173,2 x 160,8 cm CD: 448 x 173,2 x 159,5 cm |
Hard Working: 271,8 cm
Continua após a publicidade
Nova geração: 273,7 cm |
CS (Hard Working): 705 kg CS (Endurance e Freedom): 720 kg CD: 650 kg |
Hard Working: 58 l
Continua após a publicidade
Nova geração: 55l |
Chevrolet Montana | 1.4 Econoflex | Manual de 5 marchas |
99/94 cv e 13,1/12,8 mkgf
|
451,4 x 170 x 157,7 cm | 266,9 cm | 765 kg | 49 l |
VW Saveiro | 1.6 MSI flex e 1.6 MSI 16V flex | Manual de 5 marchas | 1.6 MSI: 104/101 cv e 15,6/15,4 mkgf
1.6 MSI 16V: 120/110 cv e 17,1/15,8 mkgf |
447,4 x 171,3 x 152,1 cm
Continua após a publicidade
|
275,2 cm |
CS: 715 kg CD: 623 kg |
55 l |
Fiat Toro Endurance MT | 1.8 flex | Manual de 5 marchas | 139/135 cv e 19,3/18,8 mkgf | 491,5 x 184,4 x 173,5 cm | 299 cm | 650 kg | 60 l |
Renault Duster Oroch | 1.6 flex e 2.0 flex | Manual de 5 marchas | 1.6 flex: 120/118 cv e 16,5 mkgf
2.0 flex: 148/143 cv e 21,3/20,6 mkgf |
470 x 182,1 x 169,4 cm | 282,9 cm | 680 kg | 50 l |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.