Clique e assine por apenas 5,90/mês

Nova Fiat Strada contra rivais: as diferenças de motor, câmbio e dimensões

Comparamos a nova Strada com suas rivais Saveiro e Montana e também com Renault Duster Oroch e Fiat Toro, picapes maiores, mas com preços parecidos

Por Daniel Telles - 13 abr 2020, 07h00
Fernando Pires/Quatro Rodas

A Fiat Strada finalmente vai mudar de geração. Depois de 22 anos bem sucedidos, a picapinha está de cara nova e deve aparecer nas concessionárias em julho, se a pandemia de Covid-19 permitir.

A nova Strada chega nas configurações cabine simples e cabine dupla, esta última homologada para cinco passageiros e com quatro portas, algo inédito no segmento.

De perfil, nova Strada cabine dupla lembra muito a Fiat Toro Fernando Pires/Quatro Rodas

A antiga Strada, entretanto, seguirá viva na configuração de entrada Hard Working com o motor 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm, que será preservado para a versão de entrada, Endurance, da nova geração.

Já a versão intermediária (Freedom) e topo de linha (Volcano) usarão o motor 1.3 Firefly, mais moderno, já utilizado pela família Fiat Argo.

Motor 1.6 da VW Saveiro não decepciona Acervo/Quatro Rodas

QUATRO RODAS decidiu colocar a limpo todos os atributos da Fiat Strada e de seus rivais de segmento VW Saveiro e Chevrolet Montana.

Entraram no comparativo também Renault Duster Oroch e Fiat Toro Endurance manual, que, embora maiores, têm faixas de preço parecidas, R$ 75.000 e R$ 90.000, respectivamente.

Já antiga e perto de sair de linha, Chevrolet Montana é que tem mais capacidade de carga Acervo/Quatro Rodas

No quesito capacidade de carga, quem levou a melhor foi a já antiga Chevrolet Montana, com 765 kg de carga útil, contra 720 kg da nova Strada cabine simples e 715 kg da VW Saveiro.

Pioneira no segmento, Renault Duster Oroch não tem vida fácil contra a Fiat Toro Christian Castanho/Quatro Rodas

Já quando o assunto é potência, o motor 1.6 MSI 16 V da Saveiro se saiu melhor entre as picapes compactas.

Com 120 cv e 17,1 mkgf a etanol, o propulsor bate de frente até mesmo com a Renault Duster Oroch, que tem porte maior.

Confira na tabela o comparativo completo entre as picapes.

Modelo Motorização Câmbio Potência e Torque (etanol/gasolina) Dimensões (comprimento, largura e altura) Entre-eixos Capacidade de carga Tanque de gasolina
Fiat Strada 1.4 EVO Fire flex (Hard Working e Endurance) e 1.3 Firefly flex Manual de 5 marchas  

1.4 Fire: 88/85 cv e 12,5/12,4 mkgf

1.3 Firefly: 109/101 cv e 14,2/13,7 mkgf

 

CS (Hard Working): 443,8 x 166,4 x 159 cm

CS (Endurance e Freedom): 447,4 x 173,2 x 160,8 cm

CD: 448 x 173,2 x 159,5 cm

 

Hard Working: 271,8 cm

Continua após a publicidade

Nova geração: 273,7 cm

 

CS (Hard Working): 705 kg

CS (Endurance e Freedom): 720 kg

CD: 650 kg

 

Hard Working: 58 l

Nova geração: 55l

Chevrolet Montana 1.4 Econoflex Manual de 5 marchas  

99/94 cv e 13,1/12,8 mkgf

 

451,4 x 170 x 157,7 cm 266,9 cm 765 kg 49 l
VW Saveiro 1.6 MSI flex e 1.6 MSI 16V flex Manual de 5 marchas 1.6 MSI: 104/101 cv e 15,6/15,4 mkgf

1.6 MSI 16V: 120/110 cv e 17,1/15,8 mkgf

 

447,4 x 171,3 x 152,1 cm

 

275,2 cm  

CS: 715 kg

CD: 623 kg

 

55 l

Fiat Toro Endurance MT 1.8 flex Manual de 5 marchas 139/135 cv e 19,3/18,8 mkgf 491,5 x 184,4 x 173,5 cm 299 cm 650 kg 60 l
Renault Duster Oroch 1.6 flex e 2.0 flex Manual de 5 marchas 1.6 flex: 120/118 cv e 16,5 mkgf

2.0 flex: 148/143 cv e 21,3/20,6 mkgf

470 x 182,1 x 169,4 cm 282,9 cm 680 kg 50 l

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Publicidade