Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

QUATRO RODAS setembro: desmonte do Onix Plus e especial carros elétricos

Edição também destaca um Especial Elétricos, com híbridos e elétricos para vários gostos e bolsos, e que provam que a autonomia já não é mais problema

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 set 2022, 11h59 - Publicado em 2 set 2022, 11h57

Já se passou um ano desde que o Longa Duração, uma das seções mais longevas de QUATRO RODAS, passou por uma importante atualização. Em setembro de 2021, o teste passou a ter 100.000 km (contra os 60.000 km anteriores) com a estreia do então recém-lançado Jeep Compass 1.3 turbo.

Porém, as novas regras passaram a valer para todos os carros já em teste, como nossa Fiat Strada e o Chevrolet Onix Plus. E é o sedã da GM, modelo mais antigo de nossa frota, responsável pelo primeiro desmonte com a nova meta de quilometragem.

Quatro Rodas de setembro/2022
Quatro Rodas de setembro/2022 (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Entre aprovações e desaprovações, o Onix terminou o teste com elogios quanto a sua durabilidade, mas com muito espaço para diversas melhorias.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Confira outros destaques da edição de setembro:

Quatro Rodas de setembro/2022
Quatro Rodas de setembro/2022 (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Citroën Ë-Jumpy: a era dos elétricos não chegou apenas para Pessoas Físicas, mas também para quem tem de pequenas a grandes empresas – e o Ë-Jumpy é prova disso. Mostramos suas capacidades e como é andar em um furgão elétrico.

BMW iX de São Paulo a Santa Catarina: a notícia de que o elétrico mais tecnológico da BMW poderia alcançar até 630 km com uma carga nos deu ideias arriscadas, e topamos o desafio. Fomos da sede da marca, em São Paulo, até a fábrica, em Araquari (SC). E contamos, em detalhes, como foi a viagem. Será que teve perrengue?

Continua após a publicidade
Quatro Rodas de setembro/2022
Quatro Rodas de setembro/2022 (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Chevrolet Bolt x Nissan Leaf: já faz um ano desde o anúncio de que o novo Bolt chegaria ao Brasil. Finalmente, ele chegou, mas chegou acompanhado de uma atualização ao seu rival japonês, o Nissan Leaf. Por isso, a estreia de ambos acontece com um comparativo. Qual dos elétricos leva a melhor?

Quatro Rodas de setembro/2022
Quatro Rodas de setembro/2022 (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Kia Sportage: a quinta geração do SUV chega ao Brasil com motorização turbo e, pela primeira vez, híbrida. Porém, não se trata de um sistema híbrido convencional, mas sim de um híbrido-leve, que combina um sistema de 48V ao motor a combustão.

Continua após a publicidade
Quatro Rodas de setembro/2022
Quatro Rodas de setembro/2022 (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Jeep Gladiator: com algum tempo de atraso, a picape mais off-road do Brasil chega cheia de atributos mecânicos e tecnológicos encarar grandes desafios. Por outro lado, capacidade de carga não é seu foco: ela pode carregar praticamente o mesmo que uma Fiat Strada.

Quatro Rodas de setembro/2022
Quatro Rodas de setembro/2022 (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Citroën C3: o compacto francês está de volta, mas muito diferente do que conhecemos. Agora, ele é um hatch feito para ser barato e com atitude de SUV, ou seja, altura e visual de um utilitário – mas sem negar que é um hatch.

Continua após a publicidade
ATENÇÃO

A distribuição às bancas e assinantes de todo o Brasil começou hoje (2/9), mas o prazo de chegada pode variar dependendo da região.

Carta ao leitor – Assim caminha a eletrificação

No passado, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apresentou um estudo sobre a descarbonização do setor no país. O trabalho traçou três cenários possíveis: Convergência Global (com a opção preferencial pelos elétricos); Protagonismo em Biocombustíveis (com incentivo ao etanol e ao biodiesel); e Inercial (deixa como está para ver como fica).

O cenário Inercial, até agora, parece ser o que tem mais chances de se confirmar em razão de diversos fatores, sendo o mais importante a ausência de uma política governamental robusta nessa área. O rumo que vamos tomar dependerá ainda de como o mercado vai se posicionar.

Apesar de haver iniciativas em favor dos biocombustíveis, a eletrificação tem avançado a passos largos, incentivada pelo fato de que a indústria mundial caminha nessa direção.

Continua após a publicidade

Nesta edição, quando iniciamos a pauta do Especial Elétricos, ficamos com a sensação de que, em breve, não fará sentido falar em Especial Elétricos, uma vez que a presença desses carros entre nós está se tornando cada vez mais frequente.

No futuro, todos os modelos importados vendidos no mercado brasileiro serão elétricos ou híbridos. E a criação de uma infraestrutura de recarga das baterias, que antes era um entrave, agora não é mais. Porque, ao contrário de outros países em que o governo tomou a frente na instalação dos eletropostos, aqui a malha de abastecimento está sendo construída pela iniciativa privada.

As leis de emissões cada vez mais rigorosas favorecem tanto a eletrificação quanto os biocombustíveis, e também a combinação dessas duas alternativas. Está provado que, quando abastecido com etanol, um motor híbrido flex emite menos que um elétrico puro alimentado pela energia gerada por usinas termoelétricas.

Seja lá o que acontecer, você vai ficar sabendo de tudo lendo QUATRO RODAS. Seguiremos acompanhando todos os lançamentos, as tecnologias, os movimentos da indústria e compartilhando as novidades pelas nossas plataformas (revista, site, canal de vídeo, redes sociais). Porque aqui se faz jornalismo.

Boa leitura.

Quatro Rodas
Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODAS (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.