Quatro reportagens de QUATRO RODAS ganham prêmio SAE de jornalismo
O evento promovido pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE) concedeu três menções honrosas e um destaque pra matérias da revista, site e YouTube
QUATRO RODAS teve grande destaque no 14° prêmio SAE de jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos. Foi a publicação com o maior número de reportagens premiadas nesta edição da premiação, que celebra as melhores reportagens do setor automotivo nas categorias digital, impresso e vídeo.
QUATRO RODAS teve reportagens premiadas em todas elas.
Com a reportagem “Longe da tomada”, do jornalista Rodrigo Ribeiro, ganhamos menção honrosa na categoria mídia impressa. A reportagem também foi destaque da matéria especial de 60 anos, como uma das iniciativas que mais marcaram a nossa história.
A matéria, publicada na edição de agosto de 2019, testou a autonomia de quatro carros elétricos e foi inspirada no teste de resistência com veículos a álcool de 1979. Levamos Chevrolet Bolt, Jaguar i-Pace, Nissan Leaf e Renault Zoe ao limite para saber quantos quilômetros conseguiriam percorrer com uma carga. Seis profissionais e cinco carros foram necessários para realizar a prova.
Na categoria internet tivemos duas premiações, ganhamos destaque com a reportagem “Coisas do Brasil: estão transformando Gol, Fusca e Uno em elétricos”, de autoria do jornalista Renan Bandeira, que na ocasião da publicação atuava como estagiário na QUATRO RODAS.
A matéria mostra como é o processo de conversão de carros movidos a combustão para elétricos e elucida que o processo pode custar mais caro que o próprio carro.
Também levamos pra casa a menção honrosa pra matéria “Estes itens não estão no carro para te agradar, mas para reduzir impostos”, do editor-assistente Henrique Rodriguez.
Nessa reportagem o jornalista expõe quais são os equipamentos que têm sido cada vez mais vistos em modelos de entrada e que possuem como função cumprir metas de eficiência energética e conseguir abatimento de até 2 pontos percentuais do IPI.
“É importante esclarecer para o leitor o motivo principal desses equipamentos premium estarem presentes em modelos mais baratos e fico muito feliz desta matéria ter sido reconhecida pelo prêmio da SAE”, afirma Henrique.
Por último e não menos importante ganhamos menção honrosa na categoria vídeo (que estreou no ano passado no prêmio da SAE) com “Mansão sobre rodas: andamos no motorhome de R$ 500.000!”.
Publicado no canal da QUATRO RODAS no YouTube em 27 de fevereiro de 2020, o vídeo já está quase com meio milhão de visualizações e é de autoria do redator-chefe Paulo Campo Grande acompanhado do cinegrafista e fotógrafo Fernando Pires. Confira:
“Foi uma aventura considerando que nunca havia viajado de motorhome. Eu e fotógrafo Fernando Pires fomos até Canela (RS) e andamos cerca de 500 km pela serra gaúcha”, conta Paulo. “Passamos por alguns perrengues de marinheiros de primeira viagem como ficar sem água e sem luz quando paramos em um camping, mas foi uma experiência incrível e fico honrado por ela ser reconhecida em uma premiação tão importante”, conclui.