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As grandes reportagens que marcaram os 60 anos de QUATRO RODAS

Reunimos 16 reportagens que se destacaram em nossa trajetória nestes 60 anos e frequentemente são lembradas por leitores, fontes e por nós mesmos

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 set 2020, 20h29 - Publicado em 23 set 2020, 07h00

Como forma de comemorar os nossos 60 anos, compilamos 16 reportagens que, por suas características de profundidade e ineditismo, marcaram nossa história. E é por meio delas que podemos contar um pouco da nossa trajetória. Confira abaixo!

2014: Reprovamos o EcoSport

Capa EcoSport reprovado
Reprovamos o EcoSport em nosso teste de Longa Duração e ele foi capa (Quatro Rodas/Reprodução)

A capa de janeiro de 2014 repercutiu muito entre os leitores e na indústria. Afinal, não é todo dia que um carro de Longa Duração é reprovado. O veredicto foi dado aos 60.000 km. Mas, antes disso, o Ford EcoSport já dava sinais de que as coisas não iam bem. Ocorreu pela extensão e gravidade da lista de problemas como suspensão com defeito, desgaste excessivo e infiltração em itens do motor.

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2019: Ressuscitamos o Puma GT 4R

As grandes reportagens que marcaram os 60 anos de QUATRO RODAS
Construímos uma réplica do Puma GT 4R para participar da corrida Red Bull Ladeira Abaixo (Quatro Rodas/Reprodução)

Em 1969, QUATRO RODAS entrou para a história por ser a única revista do mundo a produzir veículos especiais.

A revista encomendou três unidades do hoje lendário Puma GT 4R para sortear entre os leitores. Em abril de 2019, resolvemos repetir a dose e construímos uma réplica do Puma GT 4R para participar da corrida Red Bull Ladeira Abaixo, uma competição que estreava a edição brasileira em São Paulo para eleger o carro mais divertido e também o mais rápido.

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A construção do modelo teve o auxílio luxuoso de profissionais como o designer automotivo Du Oliveira e David Padrão, que é especialista no desenvolvimento e montagem de protótipos em escala reduzida. O repórter que idealizou a pauta e participou do desenvolvimento, Rodrigo Ribeiro, não pôde estar na corrida. Então coube ao editor Henrique Rodriguez representá-lo no dia, como piloto, enquanto os demais integrantes da redação assumiram diferentes funções na equipe do carro.

2019: Desafio de autonomia dos elétricos

Reportagem – autonomia dos elétricos
Levamos Chevrolet Bolt, Jaguar i-Pace, Nissan Leaf e Renault Zoe ao limite para saber quantos quilômetros conseguiriam percorrer com uma carga (Quatro Rodas/Reprodução)

Com tanta história em 60 anos, é claro que a própria QUATRO RODAS serve de inspiração na realização das reportagens atuais e foi o que aconteceu neste caso. A matéria de agosto de 2019, que testou a autonomia de quatro carros elétricos, foi inspirada no teste de resistência com veículos a álcool de 1979.

Levamos Chevrolet Bolt, Jaguar i-Pace, Nissan Leaf e Renault Zoe ao limite para saber quantos quilômetros conseguiriam percorrer com uma carga. Seis profissionais e cinco carros foram necessários para realizar a prova.

2016: Exclusividade e pioneirismo na cobertura da Fiat Toro

Reportagem – Dessenvolvimento Fiat Toro
Mostramos todos os detalhes do desenvolvimento de um dos maiores lançamentos do anos de 2016: a Fiat Toro (Quatro Rodas/Reprodução)
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Em abril de 2016, publicamos uma reportagem exclusiva, na qual mostramos todos os detalhes do desenvolvimento de um dos maiores lançamentos daquele ano: a Fiat Toro. A apuração começou em fevereiro de 2014 e o editor Paulo Campo Grande pôde acompanhar mensalmente, durante 18 meses, todas as etapas da criação da picape.

Foi a primeira vez na história mundial da Fiat que a empresa permitiu o acesso e forneceu informações de um projeto com tanta antecedência a um jornalista.

2017: Reencontro com a F40 após 25 anos

Reportagem – Ferrari F40
Após 25 anos nos reencontramos com a Ferrari F40, que testamos com exclusividade em 1992 (Quatro Rodas/Reprodução)

Vinte e cinco anos depois de termos andado com exclusividade na legendária Ferrari F40 (o teste foi publicado na edição de novembro de 1992), reencontramos o superesportivo para um revival.

No ano em que completamos nosso 57º aniversário pudemos fotografar a unidade que, ao que tudo indica, era a mesma que foi pilotada pelo repórter Bob Sharp em 92. Guardada por um colecionador de Ribeirão Preto (SP), a F40 estava imaculada e era possível ver a alegria de todos por participarem de mais um momento histórico da revista.

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2014: Hora de tocar o Guarani 

Reportagem – Guarani
Medindo 7,1 metros de comprimento, 2,8 de largura e 2,6 de altura, o Guarani tem tração 6×6 e motor de 383 cv (Quatro Rodas/Reprodução)

Em primeira mão, pudemos dirigir um blindado produzido exclusivamente para o Exército Brasileiro. O Guarani é um veículo para o transporte de tropas, que foi desenvolvido pelo Exército em parceria com a Iveco.

Medindo 7,1 metros de comprimento, 2,8 de largura e 2,6 de altura, o Guarani tem tração 6×6, motor de 383 cv e diversos equipamentos de proteção e ataque. O editor Paulo Campo Grande teve que fazer uma escalada vertical para chegar à cabine usando o pneu como degrau, mas o esforço valeu a pena para ter essa experiência única.

2019: O maior comparativo de todos os tempos

Reportagem - Comparativo SUVs
Fizemos o maior comparativo da história da Quatro Rodas, reunindo 12 SUVs (Quatro Rodas/Reprodução)

Fizemos o maior comparativo da história da QUATRO RODAS: reunimos 12 SUVs compactos para definir quem era o melhor do país.

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O supercomparativo, realizado em maio de 2019, revelou as características dos modelos que fazem parte do segmento que mais cresce no Brasil. Os autores da reportagem compararam o desempenho, os dados técnicos e os custos de propriedade para chegarem ao vencedor.

2017: Realizamos um teste para avaliar os perigos do sono ao volante

Reportagem – Sono ao volante
A reportagem avaliou os perigos do sono ao volante após submeter quatro voluntários a um teste no autódromo de Interlagos (Quatro Rodas/Reprodução)

Promovemos um teste exclusivo para avaliar o perigo de dirigir com sono. A prova aconteceu no Autódromo de Interlagos, com a assessoria de médicos e instrutores de direção e teve quatro motoristas voluntários.

Eles cumpriram um traçado na pista estando descansados e, no dia seguinte, repetiram as manobras após passarem a noite em claro. A reportagem recebeu o Prêmio SAE de Jornalismo.

2000: O nosso crash-test

Reportagem Crash-test
Em 2000, submetemos quatro modelos a um crash-test foi a primeira vez que uma revista produziu um teste de segurança como esse no país (Quatro Rodas/Reprodução)
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Submetemos os quatro carros mais vendidos do Brasil a um crash-test, uma iniciativa sem precedentes. Os veículos foram arremessados a 50 km/h em uma barreira de 250 toneladas. O teste custou R$ 180.000 e envolveu 30 pessoas.

2004: Rodamos 300 km em um Fiat 147 em péssimo estado

Reportagem 147
Rodamos 300 km com um Fiat 147, sem condições de rodagem e com documentação irregular (Quatro Rodas/Reprodução)

Rodamos 300 km com um Fiat 147, sem condições de rodagem e com documentação irregular. A reportagem publicada em outubro de 2004 teve a intenção de revelar a liberdade de movimento de um carro completamente fora da lei.

E realmente mostrou. Ela expôs a escassez de lugares públicos para apreensão de veículos irregulares.

2006: Alertamos o recall do Fox

Reportagem – recall do Fox
Expusemos uma falha grave no VW Fox que logo depois virou recall de fábrica (Quatro Rodas/Reprodução)

Nós fomos a primeira publicação a abordar o defeito do banco traseiro do VW Fox, que, ao ser rebatido, feria gravemente os dedos do usuário. Em junho de 2008, a VW convocou os 477.000 Fox, fabricados entre 2003 e 2008, para recall de fábrica.

1972: Denunciamos um cego com CNH

Reportagem – Cego tirou carta de motorista
A revista apresentou em 1972 uma denúncia sobre a emissão de carteira de motorista para um cego (Quatro Rodas/Reprodução)

A revista apresentou uma denúncia sobre a emissão de carteira de motorista para um cego, em Recife (PE), provando que conseguir habilitação era questão de preço. A CNH do cidadão Sebastião da Silva custou cerca de Cr$ 1.500, o equivalente a R$ 4.000 hoje.

A reportagem investigativa ganhou o prêmio Esso de jornalismo um pouco mais tarde, em 1968.

1969: Nós fomos a Copa do Mundo no México de carro

Reportagem Copa pela panamericana
Nesta matéria cruzamos 14 países da América Latina para chegar a sede da Copa do Mundo de 1970 no México (Quatro Rodas/Reprodução)

Foram 14.000 km e 14 países a bordo de um Galaxie. Nosso destino: chegar ao México, a sede da Copa do Mundo de 1970. A aventura durou cerca de 30 dias e a matéria foi um guia de viagem com informações detalhadas sobre as condições da estrada Pan-americana, locais de hospedagem, previsão de custos e as principais atrações turísticas de cada cidade.

2007: Os perigos da mistura de álcool e direção

Reportagem – Bebida ao volante
O especial de 14 páginas, publicado em julho de 2007, desmistifica a ilusão de que dá para conciliar bebida e direção (Quatro Rodas/Reprodução)

Flagramos jovens na noite paulistana abusando do álcool e associando a atitude à condução.

O especial de 14 páginas, publicado em julho de 2007, desmistifica a ilusão de que dá para conciliar bebida e direção e também que é possível beber uma pequena quantidade sem afetar a atenção e os reflexos básicos em uma condução com responsabilidade. A reportagem tornou mais claro o motivo da estatística de que 50% da causa da morte de jovens no país estava associada ao álcool.

1995: O dia em que testamos a velocidade máxima de cinco esportivos

Reportagem Velocidade máxima
Em 1995, reunimos cinco esportivos e tiramos velocidade máxima deles. Todos ultrapassaram a barreira dos 246 km/h (Quatro Rodas/Reprodução)

Reunimos cinco bólidos: Ferrari F355, BMW M3 e M5, Mercedes S600 e Dodge Viper e testamos a velocidade máxima de cada um deles. Na pista da General Motors, todos os esportivos ultrapassaram a marca de 246 km/h. O teste seguiu um rigoroso critério de cronometragem e segurança.

2002: Colocamos etanol em um carro a gasolina

Reportagem Tornei-me um ébrio
Abastecemos com etanol nosso carro a gasolina e fomos de São Paulo até Brasília (Quatro Rodas/Reprodução)

Ainda não havia carros flex, mas o povo já misturava etanol e gasolina de acordo com os preços nas bombas. Abastecemos com etanol nosso carro a gasolina e fomos de São Paulo até Brasília. Ele rodou bem e tornou-se celebridade.

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