Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo SUV da Fiat tem volante exclusivo e detalhes da carroceria revelados

Primeiro episódio da websérie que revelará o Proggeto 363 foi divulgado e deixou a mostra alguns detalhes do modelo

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 22 mar 2021, 17h52 - Publicado em 13 mar 2021, 14h39
Na imagem: Um teaser permite que mostra o formato da carroceria e alguns detalhes da dianteira do SUV Fiat: Progetto 363
Teaser permite ver o formato da carroceria e alguns detalhes da dianteira do Fiat SUV reprodução/Fiat

Aproveitando a Prova do Anjo da semana do BBB21, a Fiat divulgou o primeiro episódio da websérie que vai revelar seu novo SUV compacto, por ora chamado de “Progetto Fiat 363“. Ele dará origem ao novo SUV da Fiat, cujo lançamento no Brasil será no último trimestre do ano.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

O novo vídeo trata do desenvolvimento do design do novo SUV da Fiat e deixa ver alguns de seus detalhes ainda no modelo de argila (clay). As imagens a seguir falam melhor do que palavras.

Modelo terá faróis full-led, como a nova Toro 2022 - Novo SUV FIAT
Modelo terá faróis full-led, como a nova Toro 2022 Reprodução/Fiat
Parte superior dos faróis terá luzes diurnas de leds e faróis - Novo SUV FIAT
Parte superior dos faróis terá luzes diurnas de leds e faróis Reprodução/Fiat
Segunda peça dos faróis deverá ficar com a luz alta e as setas - Novo SUV FIAT
Segunda peça dos faróis deverá ficar com a luz alta e as setas Reprodução/Fiat

Nota-se claramente que o novo modelo terá faróis divididos em duas peças, mas seu esquema de luzes pode ser diferente daquele visto na picape Fiat Toro.

Uma metade dos faróis acompanham a linha do capô e ficam em posição bem elevada, como já podia ser notado nos flagras do parceiro Autos Segredos: mulas de testes rodam com faróis full-led na mesma posição.

Mais abaixo, o para-choque terá uma peça plástica simulando um para-choque de impulsão e um enorme vão que é mais do que um nicho para os faróis de neblina. Ali seriam posicionados os faróis de facho alto e as setas, todos em leds.

  • Também é possível ver as caixas de rodas bem marcadas que certamente terão molduras plásticas, como manda a receita dos modelos aventureiros.

    Formato das janelas é o mesmo do Fiat Argo - Novo SUV FIAT
    Formato das janelas é o mesmo do Fiat Argo Reprodução/Fiat

    Imagens que captam o modelo de clay por cima revelam vincos curiosos. Um começa nos para-lamas dianteiros e vai até o fim das portas traseiras e outro parece envolver a traseira e vai na direção das portas traseiras. Se for para apostar, é possível que esse vinco delimite as lanternas traseiras, que seriam bem horizontais à moda do conceito Fiat Fastback.

    Esta cena e outra que mostra parte do para-brisas e janelas laterais permitem ver como colunas e o teto acompanham o formato do Fiat Argo, quem emprestará a plataforma e muito do interior ao novo carro.

    Modelo feito em argila permite ver o formato da carroceria - Novo SUV FIAT
    Modelo feito em argila permite ver o formato da carroceria Reprodução/Fiat

    E isso faz todo o sentido. O novo SUV da Fiat mira no Volkswagen Nivus, que é uma versão SUV e com design menos conservador do Volkswagen Polo, um dos concorrentes do Fiat Argo. A diferenciação do SUV 363 estará justamente na frente elevada e na traseira completamente diferente.

    Imagem com a mensagem: "Esse SUV é a materialização do desejo de muita gente" - Novo SUV FIAT
    Reprodução/Fiat

    Já no hotsite do modelo a Fiat revelou, após votação do público, pedaços do volante que equipará o carro de produção. Os comandos de som e piloto automático são os mesmos vistos na Toro e nos Jeep Compass e Renegade, mas a parte central tem novo design e formato retangular, mais adequado ao formado do novo logotipo da Fiat.

    Na verdade, a peça é a mesma do no Jeep Compass 2022 que estreia no Brasil até abril.

    Teaser do novo volante do Fiat 363 - Novo SUV da FIAT
    Teaser do novo volante do Fiat 363 reprodução/Fiat

    A Prova do Anjo dessa semana foi um jogo da memória que destaca alguns detalhes de design do Progetto 363, mas sem que elas sejam reveladas. O vencedor da prova foi o Projota, que ganhou uma Strada Volcano – como a do Longa Duração. Já o campeão dessa edição do BBB levará para casa o novo SUV da Fiat, mas só depois que ele for lançado, o que está previsto para o fim do ano.

    Continua após a publicidade
    Volante do Jeep Compass 2022, que estreia em abril, é o mesmo com outro logotipo no centro; SUV Fiat aproveitará os botões do Compass antigo - Novo SUV FIAT
    Volante do Jeep Compass 2022, que estreia em abril, é o mesmo com outro logotipo no centro; SUV Fiat aproveitará os botões do Compass antigo Divulgação/Jeep

    Os próximos episódios da série da Fiat tratarão dos temas “Segurança + Robustez”, “Performance” e “Conectividade”. Este último é o mais aguardado, pois diz respeito às funções tecnológicas do Progetto 363, já que o carro deve estrear a parceria entre Fiat e Tim no mundo de Internet das Coisas.

  • Um corte mais próximo do modelo de argila - Novo SUV FIAT
    Um corte mais próximo do modelo de argila Reprodução/Fiat

    Além do suporte a Android Auto e Apple Carplay, o carro trará chip eSIM embarcado, capaz de centralizar informações e se comunicar, via 4G, com o mundo externo. Ao mesmo tempo, a Amazon oferecerá plataforma para tratamento de dados e assistência ao motorista.

    Desse modo, por exemplo, será possível visitar um drive-thru da rede McDonald’s sem nem sequer colocar a mão no bolso, com a cobrança feita diretamente em uma carteira virtual vinculada ao carro e ao motorista. O mesmo deve valer para pedágios, estacionamentos e outros serviços, transformando o SUV em um grande cartão de crédito com rodas, com apoio da operadora Visa.

    Caixas de roda terão molduras plásticas - Novo SUV FIAT
    Caixas de roda terão molduras plásticas Reprodução/Fiat

    O Progetto 363 ainda será equipado com câmera frontal, provavelmente destinada a recursos como assistente de estacionamento — além de usos futuros pela parceria com Tim e Amazon, como gravação do percurso no trânsito.

    O que esperar do Novo SUV da Fiat – Projeto 363?

    Um dos motivos para o lançamento do novo SUV ter ficado para o último trimestre do ano é a grave escassez de matéria-prima na indústria automotiva, principalmente em relação a chips e componentes eletrônicos. No caso do Progetto 363, a situação se torna ainda mais delicada por conta de sua eletrônica embarcada.

    Flagra mostra uma mula de testes já com os faróis full-led em uso - Novo SUV FIAT
    Flagra mostra uma mula de testes já com os faróis full-led em uso Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

    Por enquanto, a Fiat monta protótipos do novo carro para testar componentes ainda em desenvolvimento, como os faróis full-led. E muitos destes componentes são importados.

    O Fiat 363 também seria responsável por lançar no novo motor 1.0 12V GSE Turbo da família Firefly. Com injeção direta, ele terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm. A transmissão será sempre automática do tipo CVT.

    Flagra mostra uma mula de testes já com os faróis full-led em uso - Novo SUV Fiat

    Nesta semana a Fiat detalhou melhor essa nova família de motores turbo e suas tecnologias. Ela ainda inclui o 1.3 16V GSE Turbo com mais de 180 cv e 27 kgfm em sua versão flex.

    As versões mais baratas, porém, receberão o motor 1.3 8V Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm combinado ou ao câmbio manual de cinco marchas ou ao também inédito câmbio CVT.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

    Continua após a publicidade
    Publicidade