Picape do Mobi vai aposentar as versões de entrada da Fiat Strada
Marca trabalha no projeto X1P, chega no início de 2019. Motores serão da família Firefly, com base emprestada da Fiorino atual
A Fiat prepara uma nova picape compacta baseada no Fiat Mobi. Conhecida como Projeto X1P, ela não substituirá a Strada, mas apenas suas versões mais baratas — e mais vendidas.
São as Working e a Hard Working, que partem dos R$ 48.790 e R$ 54.690, respectivamente.
Restariam apenas a versão Freedom, recém-lançada, e a Adventure. Ambas são vendidas apenas com carroceria cabine dupla.
Até lá a Strada passará por um novo facelift, que deverá aproximar seu estilo da identidade de Mobi e no Argo. Lançada em 1998, a Strada já passou por quatro reestilizações até hoje sem mudar de geração. A última mexida foi em 2013.
Ainda assim, a picapinha da Fiat tem se mantido na liderança do segmento desde 2000.
A picape do Mobi
O Projeto X1P será, ao mesmo tempo, mais moderno e simples do que a Strada. Será um apanhado de várias soluções já usadas pela fabricante.
A parte dianteira será emprestada pelo Mobi, mas o chassi será emprestado pela Fiorino – que foi feita tomando a Strada como base. Manteve, inclusive, a suspensão traseira com feixe de molas – preferida por sua robustez – que estará na X1P.
A picape deverá ganhar uma versão conceitual no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e chegar às lojas nos primeiros meses de 2019.
O principal motor será o moderno 1.3 8V Firefly de 101/109 cv, mas o 1.0 6V Firefly de 72/75 cv não está descartado.
Em termos de eficiência, seria mais interessante do que o antiquado 1.4 8V Fire EVO de 85/88 cv ainda usado pela Fiorino.