Autodefesa: VW Saveiro e Fox com problemas em consumo

Gasto excessivo de óleo preocupa donos de Volkswagem com motor MSI 1.6 16V

Renato: troca de motor aos 8.000 km (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Atualização: no dia 20/02/2018 a Volkswagen do Brasil enviou à QUATRO RODAS um comunicado sobre os casos relatados nesta reportagem. A íntegra do texto pode ser vista no final desta matéria.

Já imaginou descobrir que o nível do óleo do seu automóvel baixa constantemente depois de rodar 2.000 km ou menos?

Esse é o drama vivido por proprietários de modelos da Volkswagem com o motor MSI 1.6 16V, lançado em agosto de 2015 e que equipa Gol, Fox, Saveiro e o novo Polo.

Entre os motores “beberrões” está o Fox Highline 2016 do empresário Thiago Resende, do Rio de Janeiro (RJ). “O óleo do meu carro vive sumindo e a concessionária diz que é normal.

Faço as revisões, rodo menos de 2.500 km e o nível já está abaixo do mínimo”, conta Thiago.

“A autorizada agora recomendou verificar o óleo a cada abastecimento. Tive vários carros e isso nunca aconteceu comigo.”

O caso é tão conhecido que a própria Volks emitiu para sua rede um boletim chamado Informação Técnica do Produto, número 2026880/4, em 31 de março de 2017.

O documento diz que o consumo excessivo de lubrificante pode ocorrer por montagem incorreta ou desgaste prematuro dos anéis ou de outro componente interno do motor ou mesmo por falha nos vedadores das hastes das válvulas.

Não é raro que o problema acabe afetando a durabilidade de peças do motor, como ocorreu com o empresário Wanderley de Oliveira Reis, de Guarulhos (SP).

“Com dois meses de uso e menos de 4.000 km rodados, o o motor estava ‘grilando’. Por isso a autorizada trocou biela, pistão, juntas e outras partes”, diz Wanderley, que tem uma Saveiro Cross 2014.

Em casos extremos, a avaria pode obrigar a substituição do motor e, por consequência, dor de cabeça com a documentação.

“Após reclamar várias vezes, agora terei de trocar o motor, que tem só 8.000 km de uso. A concessionária ofereceu a troca e a extensão da garantia, mas como fica meu prejuízo na hora da revenda? O prontuário do veículo ficará com essa mudança de motor registrada”, preocupa-se Renato Guerino de Souza, de São Paulo (SP), dono de um Fox 2015.

Consultada, a Volkswagen do Brasil não se manifestou sobre o caso até o fechamento desta edição.

O POVO RECLAMA

“Existem diversos relatos na internet sobre esse problema. Fiz várias indagações à concessionária, que não resolveu nada. Ela sempre diz que está aguardando uma resposta da fábrica, que já sabe desses casos.” José Nelson de Lima, técnico em ar-condicionado, Jaboatão dos Guararapes (PE), dono de um Fox Highline 2015

“Meu carro com menos de 4.000 km rodados estava com o motor ‘grilando’. Agora preciso trocar algumas peças. Até hoje, só tive decepções.” Wanderley de Oliveira Reis, empresário, Guarulhos (SP), dono de uma Saveiro Cross 2014

Após a publicação da reportagem, a Volkswagen enviou no dia 20/02/2018 um comunicado sobre os problemas citados na matéria. Abaixo segue o texto na íntegra:

A empresa informa que todos os casos citados foram atendidos em concessionária e os veículos entregues em condições normais de uso. A Volkswagen busca continuamente assegurar a satisfação de seus clientes.

A verificação do nível do óleo do motor deve ser realizada de forma periódica, com o objetivo de assegurar o correto funcionamento do motor. Em casos pontuais de consumo de óleo excessivo, os clientes devem procurar uma concessionária Volkswagen.

Vale ressaltar que os modelos Volkswagen contam com três anos de garantia total, incluindo os sistemas de motor e transmissão. Para isso, é necessário que se cumpra o Plano de Manutenção do veículo, conforme recomendação do Manual do Proprietário.

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  1. Olá bom dia,
    Tenho um Fox ano 2015 nunca tive esse problemas o consumo dele é bom faço viagem duas vezes por mês de 6 horas de viagem 560km nunca baixou óleo meu carro está com 65 mil rodado está com três anos de uso para mim é um excelente carro.

  2. Jorge Franco

    Muitos consumidores mudaram de marca devido às bombas dos atuais motores da VW, eu mesmo tive que trocar o cabeçote do meu carro com motor 1.6 EA-111, com falhas no motor devido a fissuras nas válvulas com apenas 8000 kms.
    A VW simplesmente ignorou o fato.
    É uma empresa sem respeito ao consumidor e sem comando honesto, com muito problemas em motores. Antes os motores do Gol e Fox 1.0, agora recentemente os UP com vasamento na turbina e agora os MSI 16 válvulas, todos da fábrica de São Carlos.
    Pode destituir a direção técnica dessa fábrica que é um desastre.

  3. Tiago Nascimento

    Tenho um Fox highiline 2016, está com 25 mil km e até hoje não baixou uma gota de óleo, quando comprei sabia desses relatos porém o que me informaram era que a partir do 2015/16 já tinham corrigido isso. Estou super satisfeito com o carro. É econômico e muito potente.

  4. Sergio Augusto

    Esta consumindo mais óleo, que frigideira de fritar Pastel de feira !!!

  5. Fernando Sobolwsky

    Não é de hoje que todos os tipos de motores desta marca, saem com uma porcentagem “falhada”, coitado de quem pega um desses.

  6. Wilson Lautert

    Possuo um gol 2009 com 360.000km
    Até os 80.000km foi um desastre.
    Mas autorizada deu toda atenção porque estava dentro da garantia.
    Sendo feitos vários serviços, melhorou um pouco. Após muita conversa, cheguei ao ponta de trocar a marca do óleo, o que melhorou muito.
    Por isso da quilometragem atual.
    Hoje consome 1,0/10.000km
    Tem proprietário de veículo trocando o óleo do motor e colocando óleo de r$ 15.00