Peugeot retorna à WEC com hipercarro híbrido com quase 700 cv
O 9X8 anunciado pela fabricante tem design ousado, sem asa traseira e capaz de entregar quase 689 cv
Após 11 anos da última competição em Le Mans, a Peugeot finalmente terá um novo representante no Campeonato Mundial Endurance (WEC, sigla em inglês), da FIA, em 2022.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O modelo, chamado 9X8, tem o retorno marcado para a famosa prova de 24 horas de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas de todos os tempos. O novo hipercarro deve competir contra o modelo GR010 Hybrid, da Toyota.
O regulamento Le Mans Hypercar (LMH) controla algumas áreas da carroceria e limita a potência total dos modelos a 679 cv. Mesmo assim, as empresas ainda têm liberdade para usufruir de novas tecnologias e apresentar designs diferentes.
Olivier Jansonnie, diretor técnico do programa WEC da Peugeot Sport, afirmou que o regulamento deu a ele e ao seu time “a liberdade para criar, inovar e explorar novos modos de otimizar o desempenho do carro, especialmente a aerodinâmica”, explicou.
Dito isso, a divisão esportiva da Peugeot desenvolveu o 9X8 com um motor V6 2.6 que alimenta o eixo traseiro e uma bateria de 900 volts para o motor elétrico de 272 cv, responsável pelo eixo dianteiro e que entrará em ação acima dos 120 km/h. O hipercarro possui uma transmissão automática de sete velocidades e fica dentro do limite de potência estabelecido.
De acordo com as normas da competição, o modelo poderá ser recarregado antes de deixar os boxes para iniciar a corrida. Com energia acumulada, o motor a combustão ficará limitado a 408 cv – e, quando acaba a bateria, é liberado totalmente.
Além disso, um detalhe que chama atenção no corpo do modelo é a ausência de uma asa traseira, característica em carros de corrida. Elas são utilizadas para gerar downforce, mas a divisão esportiva da marca afirma que a aerodinâmica do novo carro é tão eficiente que não há a necessidade de uma asa traseira.
Entre os outros detalhes estão aros de roda esculpidos, ventilação acima dos pneus e espelhos retrovisores integrados à carroceria. As lanternas traseiras possuem o design que faz alusão a garras, desenho utilizado em modelos de rua da marca, como o 308.
As novidades do modelo não se reservam apenas ao visual exterior ou à mecânica. O interior foi segue o conceito i-Cockpit criado pela empresa francesa. O diretor de design da empresa, Mathias Hossann, explica que a ideia era que o interior “pudesse ser reconhecido imediatamente como o de um carro Peugeot”, disse.
Assim como todos os elementos do carro, o nome 9X8 também tem uma explicação. O 9 vem dos outros modelos utilizados pela marca em Le Mans, como o 905 e 908. O “X” explicita o sistema de tração utilizado no veículo, assim como a motorização híbrida. Por último, o 8 está ligado à atual linha de carros de rua da Peugeot.
Em 2022, o modelo terá duas unidades no Campeonato Mundial Endurance, em Le Mans, e irá contar com pilotos como Kevin Magnussen e Paul di Resta, ambos ex-membros da Fórmula 1.
A Peugeot deve competir com a Toyota no campeonato Endurance, mas, em 2023, outras marcas já afirmaram que irão participar da modalidade, como Audi, Porsche, BMW e Ferrari.